Facebook usa IA para descrever fotos e ajudar deficientes visuais

Novo recurso da rede social usa ferramenta especial para identificar elementos em imagens e fazer leitura deles para usuários com problemas visuais.

Com as imagens tomando cada vez mais espaço no que compartilhamos nas redes sociais, o Facebook teme que os usuários com problemas visuais possam estar ficando de fora.

Por isso, a partir de 05/04/2016 a empresa está refinando as timelines deles para que esses usuários possam ouvir não apenas o texto em uma página, mas também uma breve descrição sobre o que cada imagem pode contar. Até então, só era possível escutar qual o nome da pessoa que tinha publicado a foto.

Para descrever as imagens, o Facebook criou um sistema de visão computacional com uma rede neural treinada para reconhecer uma variedade de conceitos, incluindo lugares e a presença de pessoas e objetos. A plataforma analisa cada imagem em busca da presença de diferentes elementos, e então compõe uma frase curta descrevendo a foto.

Os usuários poderão escutar, por exemplo, algo como: “A imagem pode conter: duas pessoas, sorrindo, óculos de sol, céu, árvore, área externa”.

O Facebook usa o termo “pode conter” nas descrições, mas a empresa diz que pode identificar pelo menos um conceito relevante com precisão de 80% (ou melhor) em mais da metade das fotos da rede social.

Por enquanto, o novo recurso só está disponível em inglês, e pode ser acessado por meio da função “leitura de tela” em aparelhos iOS.

Fonte: IDGNOW!

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
11 + 6 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6