Twitter agora tem recurso para descrições de imagens

O Twitter lançou um recurso para permitir que os usuários coloquem descrições de imagens nas fotos publicadas na rede social. O objetivo é tornar as fotos acessíveis para todos os usuários, incluindo as pessoas com deficiência visual, que utilizam o Twitter com a ajuda de softwares que "falam" as informações em texto apresentadas na tela de computadores, mas são incapazes de interpretar imagens.

Vários usuários do Twitter mais sensíveis às reclamações de amigos com deficiência visual que perdiam o fio da meada em tweets com informações predominantemente imagéticas já descreviam suas imagens para permitir que os cegos ou pessoas com baixa visão entendessem as fotos, mas de maneira informal, normalmente com alguma hashtag, como #pracegover ou #legenda.

Outros deixavam de descrever suas fotos para que as descrições não limitassem ainda mais a pequena quantidade de caracteres de texto disponíveis na plataforma. O novo recurso nativo de descrições de imagens do Twitter disponibiliza até 420 caracteres exclusivamente para as descrições e não consome o limite de 140 caracteres disponível para tweets.

Como funciona o novo recurso do Twitter:

Para inserir descrições de imagens é necessário ativar o recurso nos aplicativos oficiais do Twitter para Android e iOS. Em ambos os casos, entre nas configurações, abra o menu Acessibilidade e ative a opção "Escrever descrições de imagens". Sempre que você escrever um tweet com imagem, um botão "Adicionar descrição" aparecerá na miniatura da sua foto.

O recurso, voltado para deficientes visuais, foi pensado para não interferir no modo como pessoas sem deficiência interagem com a plataforma. As descrições que você digitar só poderão ser lidas por softwares leitores de tela, como o VoiceOver do iOS e TalkBack do Android. As descrições das imagens não aparecerão visualmente na tela do aplicativo – elas funcionarão mais ou menos como acontece em vários sites: somente quando você passa o mouse sobre uma imagem é que aparece a descrição da mesma.

No momento, a novidade está disponível apenas nos aplicativos do Twitter para Android e iOS. O Twitter também abriu a funcionalidade na API para permitir que os desenvolvedores de aplicativos de terceiros também incluam descrições nas imagens.

Fonte: Tecno Blog

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
4 + 0 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6