DIABETES PODE AFETAR A VISÃO

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 8% dos brasileiros, entre 30 e 69 anos, sofrem de diabetes. Pouco mais de meio milhão são cariocas. Se você faz parte dessa estatística, é bom ficar atento: sua visão pode estar comprometida. Pessoas portadoras de diabetes correm o risco de perder a visão devido à retinopatia diabética, doença que afeta a retina e que atinge mais de 75% das pessoas que têm diabetes há mais de 20 anos. A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes devido a alterações vasculares provenientes dos altos níveis de glicose no sangue.

Segundo o especialista em retina, Ricardo Japiassú – chefe dos setores de Retina e Vítreo da clínica Cirurgia Ocular Tijuca e do Hospital Universitário Pedro Ernesto, “A doença é hoje a maior causa de cegueira relacionada à retina. Pessoas que têm diabetes apresentam um risco 25 vezes maior de perder a visão do que as que não apresentam a doença”, assegura o médico. Por isso, o melhor caminho para evitar complicações é a prevenção, especialmente, em pessoas portadoras de diabetes mellitus.Dieta adequada, uso de pílulas hipoglicemiantes, insulina ou com uma combinação destes tratamentos, que são prescritos pelo médico endocrinologista, são a principal forma de evitar a retinopatia diabética.

O oftalmologista especializado na área de retina (retinólogo) é quem está habilitado a realizar os diversos tratamentos existentes para a retinopatia diabética, como a fotocoagulação a laser, as injeções de triancinolona e Avastin intraoculares e, a cirurgia vítreo-retiniana. “A fotocoagulação a laser é o tratamento mais consagrado no sentido de prevenir o avanço da retinopatia diabética. Pode melhorar a visão, mas seu principal objetivo é retardar a evolução da doença, que progride rapidamente se o paciente não fizer um controle eficaz da glicemia. Já a vitrectomia é o tratamento cirúrgico da retinopatia diabética. Realizada com laser intra-operatório, é indicada em casos mais graves, como hemorragia vítrea, pré-retiniana e descolamento de retina. Embora auxilie no controle e na melhora da doença há registros de seqüelas, como a visão abaixo do normal, justamente por se tratar de casos mais graves”, compara o Dr. Japiassú.

Segundo ele, o uso de Bevacizumab (Avastin) é o que há de mais novo no tratamento da retinopatia diabética, pois com a injeção intraocular do medicamento, não só o tratamento com laser se torna mais eficaz como em certas situações evita-se a cirurgia. No entanto, o médico chama a atenção: “Todos esses procedimentos devem ser feitos em centro cirúrgico e com o retinólogo"

Fonte: Saúde & Lazer

Comentários

Oi eu tenho 29 anos, tenho

Oi eu tenho 29 anos, tenho diabetes tipo1 e recentemente estava em maia de 600 e os meus olhos estão enchados. Estou com medo, minha irmã era diabetica e ficou cega antes de falecer.

Gostaria de saber, quando a

Gostaria de saber, quando a diabetes baixar, quanto tempo leva para normalizar a visão, e se vai normalizar, pois minha visão está turva. Estou fazendo o tratamento mais ou menos, duas semanas. Descobri que era diabético e minha glicose estabilizou. Estou usando óculos para ler de perto. Tenho 41 anos.

oi , eu tenho 40 anos e têm

oi , eu tenho 40 anos e têm 10 dias fiz um exame de glicemia e deu 239 , agora queria saber se está muito alto ou é considerado ainda baixa, nunca usei oculos mais de um dia para o outro estou com a visão turva e não consigo ler de perto, nesses 10 dias perdi uns 6 quilos mudei a alimentação e estou me exerecitando muito pelo menos 2 horas por dia, tenho 1.80 cmts e peso 105 kilos. por favor estou muito preocupado, estou usando tudo diete, comento muita verdura agrião, frutas , farinha de maracuja e tomando chá verde.

Na realidade já estou sabendo

Na realidade já estou sabendo diferenciar a doença glaucoma, mas o que eu quero saber é o que a diabetes, a doença em si provoca no nervo óptico para danificar ou levar a diminuição da visão no paciente diabético. Que tipo de danos é realizado que leva ao glaucoma..resposta o mais breve possível.

Atenciosamente; Maria Gomes

Olá , tenho um tio que têm

Olá , tenho um tio que têm diabete e tá querendo conversar com um retinólogo , gostaria de saber de alguns hospitais público/particular que faça o tratamento ou cirurgia de retinopatia diabética, se pode me informa agradeço desde já.

eu tenho um irmão que deu ema

eu tenho um irmão que deu ema enmoragia dentro do olho ja tei 12 anos os medicos falam que o sanque ja envaporou agora ele esta com catarata é tei 15grau de miopia esta com a catarata ha 5anos por quê ele so tei este olho porque o outro perdeu em um acidente ocorre o risco de perde a visão na hora da cirugia?estou muito precupada a idade do meu irmão e 36 anos
mim responda por favor

sou portador da diabete e

sou portador da diabete e estou sofrendo muito com o problema de visao.
qual o melhor tratamento para este caso. quando nao se conssegue fechar a boca, pois sou obeso e tenho dificuldade para emagrecer.
existe algum remédio que trate a diabete e tbm a obesidade???

Minha mãe tbm tem diabete ha

Minha mãe tbm tem diabete ha muitos anos. Ela já perdeu quase q completamente a visão. Gostaria de saber se tem tratamento, cirurgia que possa reverter esse quadro.
Por favor me ajude, gostaria muito de poder ajudá-la.

Obrigada

a ninha irmã ja estar cega

a ninha irmã ja estar cega não tem cura so deus.

minha mãe tem diabets e tem

minha mãe tem diabets e tem avisão bem afetada
e agora descobrimos que tem tbm glaucoma
não sei o que fazer quero saber o que posso fazer pra ela ter uma vida melhor
sendo que fui ao medico e eles disem pra minha mãe que ela iria ficar sega
nossa ela focou desesperada
ela so tem 59 anos
olha nao aceito isso por que esta medicanao fez nenhum exame
pra falar asim
com ela
me ajudem por favor sim
estou desesperada nao sei o que fazer
me ajudem
desde ja agradeço obg.

meu imail
é claudia.motorista@hotmail.com

por favor me de uma luz

Olá Cláudia... é sempre bom

Olá Cláudia... é sempre bom ressaltarmos que não temos nenhum médico para responder as perguntas feitas aqui no VEJAM. No entanto, podemos te informar que o glaucoma não é sinônimo de cegueira. Existe tratamento, sobretudo através de colírios, que possa garantir a estabilidade da visão. Fica claro que o primeiro passo a ser tomado por vocês é procurar um outro oftalmologista, de preferência, um especialista em glaucoma. Depois disso, é muito importantea aderência ao tratamento. Boa sorte"

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
10 + 7 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6