ESTATÍSTICAS E DADOS

Para estrear o BLOG DO VEJAM, vamos mostrar algumas estatísticas do glaucoma e da deficiência visual no Brasil e no mundo, segundo dados da OMS e do IBGE.

Atualmente, estima-se que existam 180 milhões de deficientes visuais em todo o mundo, dentre os quais 45 milhões são cegas e 135 milhões apresentam algum tipo de baixa visão. A grande maioria dos casos de cegueira está presente nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.

Previsões atuais estimam que o número de pessoas cegas dobrará até o ano 2020. Isto se deve a fatores como o crescimento populacional mundial, com um aumento do número de pessoas acima dos 65 anos, além da falta de diagnóstico de algumas doenças crônicas como o glaucoma e de uma maior sobrevivência de bebês prematuros que podem vir a ter a retinopatia pediátrica, a segunda maior causa de cegueira infantil.

Segundo estudo feito pela OMS em 2002, as principais causas de cegueira no mundo são:

CATARATA - 47,80%
GLAUCOMA - 12,30%
DEGENERAÇÃO MACULAR - 8,70%
OPACIDADES DE CÓRNEA - 5,10%
RETINOPATIA DIABÉTICA - 4,80%
CEGUEIRA INFANTIL - 3,90%
TRACOMA - 3,60%
ONCOCERQUÍASE - 0,80%
OUTRAS - 13,00%

Os países menos desenvolvidos são responsáveis pela maior parte. Segundo dados da OMS, a prevalência da cegueira no mundo pode variar de 1% na África a 0,2% na Europa ocidental e nos Estados Unidos. No caso da baixa visão, com a melhor correção possível, sem levar em consideração, deste modo, os erros refrativos como a miopia, (a hipermetropia e o astigmatismo) varia de 3% na África a 1,1% na Europa ocidental. Outra característica interessante da cegueira no mundo é que as mulheres apresentam uma maior tendência à deficiência visual do que os homens

Estatísticas no Brasil

No Brasil, a falta de dados estatísticos e epidemiológicos confiáveis dificulta a avaliação real da extensão dos problemas visuais da nossa população. Os dados utilizados para esta avaliação vêm da OMS e não são originados de estudos epidemiológicos de base populacional local como é feito em alguns países desenvolvidos.

Segundo a OMS, a principal causa de cegueira no Brasil é a catarata, com aproximadamente 40% dos casos. Em seguida, aparecem como maiores causas o glaucoma com 15%, a retinopatia diabética com 7% e a cegueira na infância com 6,4%. A degeneração macular relacionada à idade, com 5% dos casos de cegueira, é somente a quinta maior causa de cegueira, diferentemente da proporção mundial onde ela aparece em terceiro lugar.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo 2000 contabilizou 148 mil cegos no Brasil, 57 mil apenas no Nordeste. A Bahia, com 15,4 mil pessoas, é o segundo estado brasileiro com maior número de deficientes visuais. Perde apenas para São Paulo, onde vivem 23,9 mil cegos. O detalhe é que mais de 16 milhões de pessoas declararam ter algum tipo de dificuldade de enxergar. Desse, estima-se que 2 milhões têm baixa visão.

Dados do glaucoma

O glaucoma é um problema de saúde pública e uma das mais importantes causas de cegueira no Brasil e no mundo. Segundo a OMS, existem 65 milhões de glaucomatosos em todo o mundo, sendo que, a cada ano, surgem mais 2,4 milhões de casos. A prevalência de cegueira por glaucoma é de 5,2 milhões de pessoas, representando a segunda causa de cegueira no mundo e a maior causa de cegueira irreversível.

Existem no Brasil, cerca de um milhão de portadores de glaucoma. Nos Estados Unidos, 2,25 milhões de pessoas maiores de 45 anos têm glaucoma. O glaucoma representa a segunda maior causa de cegueira na sua população geral (11,1%) e a principal causa de cegueira na população negra. No Reino Unido, estima-se que 0,2% da população apresenta cegueira bilateral e que o glaucoma seja responsável por 12,0% destes casos, sendo a terceira maior causa.

Outro aspecto relevante do Glaucoma é que mesmo nos países mais desenvolvidos apenas 50 por cento dos doentes são efetivamente diagnosticados, considerando-se que em países pobres ou em vias de desenvolvimento esta porcentagem seja muito superior.

Comentários

Olá, tenho oito graus de

Olá, tenho oito graus de miopia, gostaria de saber se posso concorrer a vagas de pessoas com deficiencia visual em concursos publicos?

por que fazer uso do colirio

por que fazer uso do colirio lumigan com todos com seus horriveis efeitos colaterais alem de que sua bula diz que seu uso diminui a acuidade visual do paciente? gostariamde ter resposta de um dr oftalmo.

Gostaria de saber se o

Gostaria de saber se o portador de glaucoma, estável e com pressão controlada, ao participar de um concurso público deve se inscrever nas vagas para deficiente ou nas vagas gerais, já que enxerga normalmente. E caso passe, nas vagas normais, poderá ser barrado nos exames médicos?

Tenho 39 anos e tive um

Tenho 39 anos e tive um glaucoma de angulo fechado, minha pressao intraocular chegou a 42 e tive algumas lesoes. Chegueia fazer 3 laser mas nao adiantou, entao fiz uma cirurgia como se fosse de catarata , foi implantado uma lente dentro do meu olho. Voltei a trabalhar nao consigo fazer o meu trabalho , pois trabalho com microscopia, com a dilatação da pupila o fogo de luz me causa embaçamento da visao e dor de cabeça nao conseguindo enchergar e com a cirurgia o olho nao faz mais foco, entao nao consigo visualizar. Nao sei mais o que faço pois o medico da pericia me liberou para trabalhar e eu nao consigo realizar o meu serviço, se eles me mandarem embora nao consigo arrumar serviço nenhum na minha area. Alguem pode me ajudar. Obrigada

Boa noite! Tenho glaucoma

Boa noite!

Tenho glaucoma congenito, estabilizado e com pressão ocular controlada. Faço avaliações anuais e sempre os médicos dizem que estou muito bem. Tive perda de aprox 80% da visão direita e 20% da esquerda e utilizo apenas colirios lubrificantes. Hoje com 28 anos, estou querendo ter um filho e minha dúvida é: O meu filho corre um grande risco de nascer com glaucoma???

Obrigada!

Meu marido tem tocsoplasmose

Meu marido tem tocsoplasmose e não consegue tirar carteira, ele não possui o grau exigido pela legislação de trânsito, nem com o óculos, impossibilitando ele de conseguir um emprego melhor, sera que ele pode ser considerado um deficiente visual, para tentar uma vaga de emprego ou um concurso.

Fico no aguardo.

Regina

Alguma estatistica mais atual

Alguma estatistica mais atual sobre os cegos no Brasil?

Tenho um amigo que possue

Tenho um amigo que possue glaucoma a muitos anos com a perda total da visão de uma das vistas.
Sua despesa com remedios para evitar crises com dores fortíssimas serve apenas para prevenção não
servindo para mais nada.
Sua doutora sugeriu que ele matasse a protese silicone vista doente e inutil o que acabaria com as despesas em medicamentos que ele usa para evitar uma crise que lhe causa grande sofrimento.
PERGUNTO: - esse procedimento é correto?
- existe contra indicação ou efeitos colaterais?

ola! estou no ultimo periodo

ola! estou no ultimo periodo de pedagogia ,estou abordando esse tema deficiencia visual para ,minha monografia,peço por favor se algum leitor de platao tiver algum material com esse assunto mim envie aguardo RESPOSTA.

agradeco:RAQUEL REZENDE

Olá,gostaria que vcs me

Olá,gostaria que vcs me ajudasse,pois eu tenho um problema no olho esquerdo chamado sinérquia posterior causada por uveita anterior,portanto não enxergo nada com o olho esquerdo,pq minha vista está toda embaçada neste olho,quero saber se sou considerado um deficiente?obrigado

Olá. Estou desenvolvendo uma

Olá. Estou desenvolvendo uma dissertação de mestrado tendo como sujeitos da pesquisa deficientes visuais e, para isso, necessito de dados referente a quantidade de cegos no Pará e em Belém. Alguém poderia me ajudar??? Desde já agradeço.

Ola gostaria de saber quando

Ola gostaria de saber quando uma criança nasce com baixa visal ela tem rico ficar cego porque tenho uma filha com baixa visal16

Olá Emanuelly, também estou

Olá Emanuelly, também estou desenvolvendo um projeto de TFG em arquitetura e urbanismo, cujo o tema é um Centro de Apoio aos Deficientes Visuais.
Poderiamos trocar algumas informações, estatisticas... para melhor desenvolver nosso trabalho. Meu email é camilo.tobio@hotmail.com.
Me envie uma resposta para o meu email.

Caros amigos Necessito de uma

Caros amigos
Necessito de uma informação que levará alguns meses para eu te-la se depender de uma consulta medica, pois, em minha cidade para agendar no SUS com um clinico leva cerca de 3 meses e com um Oftalmologista de 12 a 18 meses.
Portanto se alguem tiver alguma base legal serei grato a questão a seguir.
Tenho uma lesão no olho direito causa pela toxoplasmose, de acordo com o medico que diagnostiscou a enfermidade ela pode com o tempo passar para o outro olho. Somado a toxoplasmose tenho um leve extrabismo no mesmo olho que causa imagem dupla, na pratica sem contemplo duas imagens simultaneas, uma boa de fundo e uma nuvem (causada pela lesão) que se sobrepõem.

Minha duvida é que nestas condições sou considerado deficiente visual? E qual o artigo e CID que me garantem isso ou não?

Conto o apoio de todos.
Desde já obrigado.
NC

Olá; Meu nome é Emanuelly e

Olá;
Meu nome é Emanuelly e estou desenvolvendo um projeto de TFG (Trabalho Final de Graduação) em Arquitetura e Urbanismo, cujo tema é um Centro de Referência para Deficientes Visuais.
Preciso de todas as informações, principalmente estatísticas, que estiverem disponíveis.
O site já está sendo de grande utilidade, porém se houver informações adicionais, como estatíticas por região ou estado, agradeceria a ajuda.

Olá , sou professora e

Olá , sou professora e trabalho em juiz de fora em uma escola que atende a muitos deficientes visuais,
Estamos fazendo um projeto de 100 anos braille e gostaria de saber se vcs possuem dados por região de deficientes
visuais no Brasil e puderem me mandar , poderemos agilizar nosso trabalho ou em algum lugar que consiga esses dados.obrigada.
Regina(mg)

Oi boa tarde, estou

Oi boa tarde, estou realizando um trabalho sobre conjuntivite neonatal e gostaria de saber se vc tem dados sobre esse assunto e que comprovem a ocorrência sobre a cegueira.

Obrigada

Ola ! Boa Tarde! Mi chamo

Ola !
Boa Tarde!
Mi chamo glória naiara ,tenho 19 anos, um certo dia dormi como um dia qualquer, quando acordei no dia seguinte não estava enchegrgando do olho esquerdo, fiz examenes e descobri qui tenho toxoplasmose, estou em fase de tratamento,porem estou com muito medo de ficar sem enxerga,estou tratando numa clínica particular, estou indo no meu médico de 15 e 15 dias, mais agora estou descobrindo aõs poucos e tbm meu outro olho o direito esta ja confuso, esta querendo criar tipo uma nuvem branca isso é normal pra quem esta em tratamento de toxoplasmose.
Obrigada!

Boa noite! Tenho 15 anos eu

Boa noite!
Tenho 15 anos
eu uso oculos desde dos meus 10 anos, com 15 anos começei a usar lente, admitei-me muito bem, mas há uns dias apanhei uma conjuntivite num olho, e estao a fazer 3 dias que ando sem lentes, passou.me. a conjuntivite. mas agora vejo as coisas um bocado desficadas. é normal?

Agradecia que me mandassem um e.mail
Obrigada e boa noite

Boa tarde! Sou Tatiana e

Boa tarde! Sou Tatiana e desdes dos meus 22 anos convico com uma lesao no olho esquerco causada por degeneraçao da macula e outra no olho direito de origem duvidosa (uma cicatriz de possivel toxoplasmose nao diagnosticada).

Ambas lesoes sao centrais, aliada a 4 graus de miopia, prejudicam e muito minha visao. (principalmente na leitura)

Gostaria de saber se com essa deficiencia visual posso concorrer a vaga como portador de deficiencia?

Grata

Tatiana

Bom Dia! Pesso Ajuda, pois

Bom Dia! Pesso Ajuda, pois estou com duvidas, é que eu só enchergo com um olho, por causa de sequela da tocsoplasmose seguida de uveite, então eu gostaria de ter certesa se posso concorrer a concurso publico como portador de deficiencia visual.
OBRIGADO! AGUARDO RESPOSTA NO EMAIL: cristianodepaula2007@hotmail.com

Se você quer concorrer a uma

Se você quer concorrer a uma vaga para a qual haverá prova de seleção num concurso público (com acento), nunca PESSA ajuda, mas sim PEÇA. E também esteja ciente que você é deficiente visual devido a uma TOXOPLASMOSE e nunca devido à uma TOCSOPLASMOSE, e que por isso você não ENXERGA de um olho, nunca não ENCHERGA de um olho

Se você pode concorrer como deficiente ou não eu não sei, mas que sabendo um pouco de português suas chances de ser aprovado em qualquer coisa aumentam... Isso com certeza.

Não sabes as regras de

Não sabes as regras de pontuação? Além de deseducado, também és péssimo em português. Não tens gabarito para ensinar a Língua Portuguêsa a ningúem. Releia a tua frase:

"Se você pode concorrer como deficiente ou não eu não sei, mas que sabendo um pouco de português suas chances de ser aprovado em qualquer coisa aumentam... Isso com certeza".

Kakaka! Querias ensinar a Língua Portuguêsa , mas não sabes nada! Kakaka!

.

amei

amei

Tenho um amigo que possue

Tenho um amigo que possue glaucoma a muitos anos com a perda total da visão de uma das vistas.
Sua despesa com remedios para evitar crises com dores fortíssimas serve apenas para prevenção não
servindo para mais nada.
Sua doutora sugeriu que ele matasse a vista doente e inutil o que acabaria com as despesas em medicamentos que ele usa para evitar uma crise que lhe causa grande sofrimento.
PERGUNTO: - esse procedimento é correto?
- existe contra indicação ou efeitos colaterais?
- existe efeitos estéticos desagradáveis?
- onde obter mais informações/declarações de quem já fez?

sua

ola tenho uma filha que

ola tenho uma filha que nasceu com glaucoma congenito e nossa luta e bem forte,pois o dela veio acompanhdo doe outros fatores sindrome de peters descolamento de retina quais soa as chanses da visao dela

queria saber informaçºões

queria saber informaçºões sobre o glaucoma juvenil galopante. preciso de ajuda urgente.

Bom dia , por favor , tenho

Bom dia , por favor , tenho glaucoma a 6 anos , e hj desobri, que pode ser
que seja deficiente , por ter o glaucoma,isso é verdade?

quais os meus direitos? em relaçao a doença, obrigado

Cláudia... o glaucoma, por sí

Cláudia... o glaucoma, por sí só, não lhe proporciona nenhum direito. Há pessoas que tem glaucoma e não possuem nenhuma deficiência visual. No entanto, existem casos em que o glaucoma causa perda de visão que caracterize deficiência visual e, consequentemente, alguns direitos. Observe a seção "direitos" para mais informações.

Quem escreve nesse blog,

Quem escreve nesse blog, achei interessante preciso de referencias para um trabalho academico
obrigado!

Ola Estou realizando

Ola

Estou realizando pesquisas para desenvolvimento de softwares e equipamentos para pessoas com deficiência visual. projetos

Gostaria de receber algumas opiniões e saber se o governo ajuda em para tal finalidade.

Aguardo contato.

Atenciosamente

Robson C. Mahé
Communication & Design

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
7 + 0 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6