Confira 7 doenças de olhos que podem ter diagnósticos precoces

Eles nos apresentam as cores, as formas, as paisagens, as pessoas. Apesar de serem tão importantes, os olhos costumam ser deixados de lado quando o assunto é saúde. É mais do que comum as pessoas procurarem um oftalmologista apenas ao perceberem que não estão enxergando tão bem de longe ou de perto, quando o ideal é que isso ocorra periodicamente. Só assim há a possibilidade de diagnósticos precoces, evitando que possíveis problemas se agravem e evoluam até mesmo para a cegueira.

O primeiro exame oftalmológico deve ser realizado logo que a criança nasce e pelo próprio pediatra. "É o exame do reflexo vermelho, que pode detectar, por exemplo, tumores, catarata congênita (opacificação do cristalino), glaucoma congênito (aumento da pressão nos olhos), leucocoria (reflexo pupilar branco) e infecções, como a toxoplasmose, que a mãe contaminada pode passar ao filho e causar uma cicatriz no fundo do seu olho", afirma Rodrigo Angelucci, professor de oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC. De forma geral, os pequenos têm de visitar o médico especialista em olhos a cada seis meses até completar 10 anos. A partir de então, as consultas passam a ser anuais.

No caso dos adultos, os oftalmologistas ficam atentos às ametropias (miopia, hipermetropia e astigmatismo), catarata, glaucoma, retinopatia diabética e hipertensiva (alterações no fundo do olho relacionadas a diabetes e a hipertensão arterial) doenças degenerativas, entre outras. "Se o paciente notar qualquer problema no olho, mesmo sendo leve, deve procurar um médico também", ressalta Angelucci.

Como prevenir é sempre a melhor alternativa, o professor lista algumas dicas para colaborar com os olhos. Uma delas é evitar coçá-los, porque o ato possibilita o surgimento de lesões na córnea e retina, levando à cegueira em casos mais graves. Sempre que receitado, use óculos ou lentes, caso contrário os resultados são dores de cabeça, olhos cansados e secos. Mantenha também uma dieta balanceada e invista em alimentos com ômega-3, zinco, selênio e vitaminas A e E. Portanto, inclua no cardápio carnes vermelhas, peixes, verduras escuras (como couve e espinafre), cenoura e frutas.

Doenças

Confira sete doenças que podem ser detectadas com exames periódicos, de acordo com Rodrigo Angelucci, professor de oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC:

Ametropia:

erro de refração ocular, como miopia (não enxerga claramente de longe), hipermetropia (não enxerga claramente de perto) e astigmatismo (visão distorcida de longe e de perto). Os problemas de visão podem ser corrigidos com o uso de óculos, lentes e cirurgias a laser.

Catarata:

é a opacificação do cristalino, que geralmente acontece após os 60 anos, mas algumas crianças podem já nascer com o problema. "Todas as pessoas terão catarata algum dia, umas mais cedo e outras mais tarde. É um desgaste natural", afirma o médico. O tratamento é cirúrgico e consiste em remover a catarata e implantar uma lente intraocular.

Estrabismo:

a criança pode nascer estrábica (vesga, como é chamada popularmente) e, em alguns casos, isso tem relação com alguma doença ocular, como tumor e glaucoma congênito. Há também a chance de aparecer após os seis meses de vida. Se notar qualquer sinal de desvio dos olhos dos filhos, procure um médico. O tratamento consiste em usar tampão e óculos. Se não resolver, a solução é a cirurgia. Caso não cuide, o incômodo estético permanece, além da possibilidade de prejudicar a visão.

Glaucoma:

é o aumento da pressão nos olhos, que, se não for tratado, pode levar à perda gradual e irreversível da visão. "Os fatores de risco para desenvolver a doença são hipertensão, idade acima de 40 anos, diabetes, histórico familiar, raça negra, longo tratamento com esteroides e/ou altos graus de miopia", de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Há a possibilidade de bebês nascerem com a doença. O tratamento consiste no uso de colírios. Ainda há como alternativas o laser e a realização de cirurgias.

Leucocoria (reflexo pupilar branco):

o exame do reflexo vermelho possibilita a identificação do problema, que é o reflexo branco da pupila. Em crianças maiores, há a possibilidade de perceber o reflexo branco em fotos comuns. Pode ser sinal de tumor ou de retinopatia da prematuridade (alteração no crescimento da retina), por exemplo. O tratamento depende da avaliação do oftalmologista e pode ser clínico, com laser ou cirurgia. Se não tratar precocemente, há chances de levar à cegueira.

Olho saltado (exoftalmia e proptose):

há alguns motivos que podem fazer com que o olho se projete para fora. Entre eles estão doenças da tireóide e tumores. Se notar qualquer assimetria no tamanho e distância dos olhos, procure um médico. O tratamento consiste em solucionar os problemas que causaram os olhos saltados. Em alguns casos, há a necessidade de cirurgia para corrigir também as suas posições.

Olho seco:

pode estar associado a ametropias ou ao olho saltado, por exemplo, e consiste no ressecamento dos olhos, levando à vermelhidão e irritação crônica. O tratamento é baseado, geralmente, no uso de lubrificantes oculares. Se não seguir as recomendações médicas, a pessoa pode desenvolver conjuntivite (inflamação na conjuntiva) e ceratite (inflamação da córnea).
Estrabismo: a criança pode nascer estrábica (vesga, como é chamada popularmente) e, em alguns casos, isso tem relação com alguma doença ocular, como tumor
e glaucoma congênito. Há também a chance de aparecer após os seis meses de vida. Se notar qualquer sinal de desvio dos olhos dos filhos, procure um médico.
O tratamento consiste em usar tampão e óculos. Se não resolver, a solução é a cirurgia. Caso não cuide, o incômodo estético permanece, além da possibilidade
de prejudicar a visão.

Glaucoma: é o aumento da pressão nos olhos, que, se não for tratado, pode levar à perda gradual e irreversível da visão. "Os fatores de risco para desenvolver
a doença são hipertensão, idade acima de 40 anos, diabetes, histórico familiar, raça negra, longo tratamento com esteroides e/ou altos graus de miopia",
de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Há a possibilidade de bebês nascerem com a doença. O tratamento consiste no uso de colírios. Ainda
há como alternativas o laser e a realização de cirurgias.

Leucocoria (reflexo pupilar branco): o exame do reflexo vermelho possibilita a identificação do problema, que é o reflexo branco da pupila. Em crianças
maiores, há a possibilidade de perceber o reflexo branco em fotos comuns. Pode ser sinal de tumor ou de retinopatia da prematuridade (alteração no crescimento
da retina), por exemplo. O tratamento depende da avaliação do oftalmologista e pode ser clínico, com laser ou cirurgia. Se não tratar precocemente, há
chances de levar à cegueira.

Olho saltado (exoftalmia e proptose): há alguns motivos que podem fazer com que o olho se projete para fora. Entre eles estão doenças da tireóide e tumores.
Se notar qualquer assimetria no tamanho e distância dos olhos, procure um médico. O tratamento consiste em solucionar os problemas que causaram os olhos
saltados. Em alguns casos, há a necessidade de cirurgia para corrigir também as suas posições.

Olho seco: pode estar associado a ametropias ou ao olho saltado, por exemplo, e consiste no ressecamento dos olhos, levando à vermelhidão e irritação crônica.
O tratamento é baseado, geralmente, no uso de lubrificantes oculares. Se não seguir as recomendações médicas, a pessoa pode desenvolver conjuntivite (inflamação na conjuntiva) e ceratite (inflamação da córnea).

Fonte: Terra – ABC da Saúde

ATENÇÃO: Lembramos que o Portal Vejam tem cunho apenas informativo, publicando notícias e artigos de outros autores, cuja fonte é sempre citada no final dos mesmos . Sendo assim, não temos autonomia para responder nenhuma das perguntas com dúvidas médicas. Salientamos que não nos responsabilizamos com as informações passadas por usuários através dos comentários e sugerimos que qualquer dúvida seja sanada diretamente com um oftalmologista.

Comentários

boa noite um tempo atras tive

boa noite um tempo atras tive uma dor de cabeça forte e visualizava enxergava como fosse atraves de uma vidraça com desenhos de forma em triangulos.
fiquei muito assustada e fiquei por uns 5 minutos em um local com menas luz e quieto fechei os olhos e tentei relaxar , ai foi passando.

o que pode ter acontecido comigo.

espero um retorno, obrigada.

olá godtaria muito de saber o

olá godtaria muito de saber o que é meu olho fica com umas gomas transparente qe inrrita muito meu olho o que sera ?

ola,meu olho direito tem um

ola,meu olho direito tem um amarelado proximo a pupila.o que é isso?algo pastoso parecido uma bolha amarela o que faço?

po to com um problema bizarro

po to com um problema bizarro no olho sabe quando fica a noite se ver estrela eu vejo tipo isso milhares o dia todo como se fosse milhares de luzes piscando sei la e quando foco em uma coisa to vendo tv e sai e foco em outra coisa tipo a parede do nd começa fica escuro como se a agua tiveci apangando o fogo e fico meio cego por 1 segundo e volta normal que bizarro

estou com a parte de baixo do

estou com a parte de baixo do lado fora dos olhos esfolado e é apenas um olho e agora quando uso maquiagem fica inchado e arde e coça mais nao esta vermelho..apenas inchado..o que eu faço.. eu lido muito com dinheiro será que não é alguma bacteria que se alojou no meu olho por eu ter coçado com a mão suja..que medico devo procurar?

Minha mãe fou diagnosticada

Minha mãe fou diagnosticada com glaucoma tem q usar colirio p/resto da vida mas temos condições de comprar todo mês... Consigo pegar esse colirio de graça?

Vocês conseguirão esse

Vocês conseguirão esse colírio de graça pelo SUS. Eu tenho 19 anos e tenho glaucoma: faço tratamento e ganho meus colírios! Procure um hospital de olhos que atenda pelo SUS e verifique como ela pode tratar lá! Pra ganhar tem que fazer acompanhamento pelo SUS. Caso você nào consiga procure a assistência social. Todos tem direito a saúde!

Boa noite minha filha está a

Boa noite minha filha está a algumas semanas com as beiras dos olhos meios inflamados seu olhos estão com uns 3 três dias lacrimejando e com um pouco de dor e abaixo dos olhos a pele está esbranquiçada na parte de cima nasceu tbm uma pequena carne q está crescendo entre os cílios o que seria por favor me responda.

Boa Noite! Bem à 3 anos

Boa Noite!

Bem à 3 anos percebi que via uma mancha negra no meu olho direito (Não é uma mosca volante) , a minha medica disse que era por ter uma diferença entre as 2 retinas e que n era nada, mas agora estou a notar que tmb esta a aparecer no outro alguém sabe o que é?

Oi meus olhos irritam quase

Oi meus olhos irritam quase todos os dias ele solta uns fiozinhos brancos , q parece remela mais nao é , e sao Grossos isso deixa meu olho inchado e vermelho e irritado e só melhora se eu tire todos os negocios brancos

Ola, eu não sei o que está

Ola, eu não sei o que está acontecendo com as minhas vistas. A uns 3 meses, as vezes eu vejo tudo mexendo (objetos, e até mesmo quando as pessoas estão paradas, vejo elas mexendo) tipo flutuando de um lado pro outro, agressivamente! Quando foi hoje, tirei uma foto, e quando fui ver a foto, meu olho esquerdo estava virado pra fora. Oque pode ser?

Boa noite , já faz uns dois

Boa noite , já faz uns dois anos , que meus olhos ficam vermelhos o lado direito somente e no canto , perto de onde sai às lágrimas, coça muito e aparece umas manchas que estão crescendo de cor amarelada e as vezes o olho fica bem dolorido e tem vezes que some e fica tudo normal e outras vezes volta causando me uma enorme preocupação ,tenho 50 anos comecei usar óculos agora para perto , quero saber quem pode me ajudar , já que não condições para pagar um exame e moro em Sorocaba ainda , indo embora pq não conseguimos trabalhos. Hoje faz uns 10 dias que estou em crise , olhos estão bem atacados e incomodam muito. Gratidão

Bom dia Dr, Minha mãe tem 81

Bom dia Dr,
Minha mãe tem 81 anos operou catarata nos dois olhos . Um em um ano e outro dois anos depois, correu tudo bem e começou a enxergar mto melhor. Acontece Q agora depois d 2 anos da última cirurgia vem reclamando q qdo abre os olhos às vezes vê tudo verde! Já marquei o oftalmo dela mas como o Sr deve saber, ainda vai demorar mto a consulta. Ela é hipertensa e diabética. O que acha q deve está acontecendo?
Mto obrigada, aguardo suas orientações.
Marcia Araujo

Olá, bom dia ! Uso lentes de

Olá, bom dia ! Uso lentes de contato há um pouco mais de um ano e recentemente comecei a sentir meu olho direito meio dormente e agora ele fica o tempo inteiro meio que embaçado e sem foco, estou com muito medo ! O que pode ser ?

Eu sinto muita dor de cabeça

Eu sinto muita dor de cabeça do lado direito, e ultimamente elas se tornaram mais intensas e frequentes.
Mas o que esta me preocupando é que venho sentindo meu olho direito pesado principalmente quando olho de lado.
Gostaria que me ajudassem, normal eu sei que não é porque só estou sentindo isso agora.
Meu nome é Teresinha Araujo e tenho 30 anos

Olá, tenho percebido q ao

Olá, tenho percebido q ao coçar o canto do meu olho sinto um cheiro desagradável, ele não tem secreção e n e m vermelhidão é normal?

Ola. O meu olho criou uma

Ola. O meu olho criou uma mancha com relevo do lado da minha pupila. E isso cossa bastante e o meu olho fica muito vermelho, isso ja tem um mes, eu eu tou pingando soro fisologico, mas n adianta nada, so ta piorando. O que eu faço ?

pela segunda vez acordei com

pela segunda vez acordei com o olho doendo muito e ardendo como se tivesse enfiado sem querer o dedo no olho.
e as lagrimas caiam abundantemente e sem parar por uns dez minutos e depois passa, subitamente como iniciou.
volto a dormir e acordo com o olho normal.

Genteeeee, me ajudem se sabem

Genteeeee, me ajudem se sabem de algo parecido. Tem uma mancha acinzentada na minha visão, no olho esquerdo. Quando está claro aparece uma mancha escura, quando está escuro aparece um reflexo claro. Quando fecho os olhos, tem uma mancha azul... Como quando olhamos pra alguma luz e depois fechamos os olhos, parece que a imagem está no modo "negativo".

Olá, faz um tempo que notei

Olá, faz um tempo que notei que na visão do meu olho esquerdo tem algo transparente (mas que consigo ver sua forma) é como se fosse algo que ficasse "mergulhando" no meu olho, pois eu consigo nota-lo quando presto atenção e incomoda.Não é algo que eu consiga mostrar para alguém porque só vejo pela minha visão se eu for na frente do espelho não vou ver nada.
Por favor gostaria de saber se faz ideia do que seja.

Ola pessoal eu estou com um

Ola pessoal eu estou com um problema no olho começo em janeiro o meu olho começou a coçar muito mas depois de muito tempo deu uma bolsa na parte branca do meu olho e ta enchando muito ai meu deus e doi muito auguem me ajuda por favor?

tive ums dores no meu olho

tive ums dores no meu olho esquerdo , quando dormi e acordei no outro dia ele estava vermelho , oque devo fazer para sair esse vermelhlão.

Olha! Se puderem me ajudar

Olha! Se puderem me ajudar sobre este caso que me apresentaram num lugarejo pobre e sem posto médico que supra este caso.
Sou Missionário da Ig. Ct - Uma senhora me procurou e relatou-me sobre seu filho, um jovem de 23 anos. Numa sono do meio dia ao acordar, uma das visóes ficou comprometida, ou seja, não enxergava mais. Notei pelo seu semblante a preocupação. Pergunto meus irmãos? Qual diagnóstico provável deste caso?
Há tratamento? Medicamento específicos?
Agradeço à colaboração dos profissionais facilitadores.

Fernando Sá

Meu neto tem 4 anos,e esses

Meu neto tem 4 anos,e esses dias ele começou as vezes ficar virando os olhos para o centro do nariz,igual conseguimos ficar ''vesgos'',mas achei estranho.Não se é algo ou se ele apenas aprendeu...

Fiz vários exames . entre

Fiz vários exames . entre eles Retinografia ,e não consta nenhum tipo de doença. O oftalmologista diz que vê umas manchas acinzentadas na retina. Minha vista fica embaçada, os faróis dos carros me ofuscam, as vezes lacrimejam, não consigo ler por muito tempo,tenho que abrir e fechar os olhos várias vezes para conseguir enxergar nitidamente. Queria saber qual especialista deveria procurar , qual é o meu problema, se tem cura , cirurgia etc.

bom dia.tenho 61 anos tenho

bom dia.tenho 61 anos tenho um dor enorme no olho. fiz varias consultas , disserao que poderia ser olho seco. mas nao foi. depois fiz um exame poderia ser glaucoma, mas nada.agora estao suspeitando de enchaqueca nas corneas. ja nao sei o que fazer.pois doe mt parece ter uma areia no olho, depois uma nata. agradecida

em nome de Jesus você foi

em nome de Jesus você foi curado hoje meu irmão

bom dia! hoje quando cheguei

bom dia!

hoje quando cheguei pra trabalhar, coloquei meu óculos e percebi que estou enxergando sombreado no olho direito, já limpei o óculos e nada

o que pode ser isso???????

Minha esposa, acordou,

Minha esposa, acordou, reclamando de uma barra preta na vista direita, essa barra começa no canto do olho, onde lacrimeja e vai em direção ao centro, a ponta brilha, aos poucos está aumentando o tamanho. o que pode ser.

Meu olho fica vernelho

Meu olho fica vernelho diretouma vez por mes minha disse que é derrame ocular mais eu acho que não oque poder ser?

de vez em quando quando estou

de vez em quando quando estou deitado ,sentado ou em qualquer modo;quando fico com os olhos fixos ou quando olho para uma luz ,minha cabeça doi e minha visão embaça fica toda branca e eu ouço um piiiiii um son agudo nos meus ouvidos , o que poderia ser isso? , se poder me responder eu agradeço.

bom dia o que devo faser?

bom dia o que devo faser?

Levei uma bolada no olho

Levei uma bolada no olho esquerdo agora ele ta meio caido diferente do olho direito

Olá, boa noite! As vezes

Olá, boa noite!
As vezes nasce uma bolinha d'Água dentro dos meus olhos (onde passa lápis de olho) em cima também, eu sempre estouro, com uma pinça ou passo a unha e ela some, gostaria de saber se alguém sabe o motivo delas nascerem?
nao enchergo mais olho esquerdo

ola tenho 24 anos nasci cega

ola tenho 24 anos nasci cega de uma vista minha mae teve rubéula quando estava gestante e afetou mh visao direita nao enchergo nada gostaria saber se tenho algun direito receber algum beneficio do governo como devo fazer?

Olá Boa tarde,eu estou

Olá Boa tarde,eu estou sentindo dores no olho esquerdo,e quando vou olhar pró claro doi mais ainda,ta vermelho e dolorido..

Olá estou com um problema na

Olá estou com um problema na visão sempre q vou ao oftalmologista ele diz que não é nada tenho ums reflexos escuro na frente nos olhos , ums pontinhos escuros e cada vez está aumentado mais esses pontinhos de cor mais escuras na claridade eu vejo mais , já em algum lugar cm menos caridade vejo um pouco menos estou preocupado pq já está atrapalhando minha visão me ajudem por favor

Caro amigo boa noite. Você

Caro amigo boa noite. Você tem que tomar visualis, 10 gotas por dia sub lingual. Onde comprar: Na Farmácia de manipulação Sinergia - Fone: 5575-6172
Tive esse mesmo problema, chamam de moscas votantes. Espero ter ajudado, boa sorte. Ps. Valor em torno de R$ 42,00.

ola ... tenho 25 anos ...

ola ... tenho 25 anos ... hoje quando acordei percebi q meu olho esquerdo quando olhava pros cantos, enchergava bem mais a onde eu olhava aparecia unhs pontinhos pretos bem pequenos, mais são varios o que pode ser?

Glaucoma com certeza

Glaucoma com certeza

Meus Olhos a 1 mês mais ou

Meus Olhos a 1 mês mais ou menos apareceram veias nos dois olhos mais logalizados na parte central do olho vindo das laterais até a parte castanha do meu olho, o que pode ser? e minha vista tambem esta embaçada fui no Oftalmo ele disse que eu não tenho nada que meus olhos estão perfeitos mas e essas veias que nunca tive e agora esta praticamente em todo meu olho??

oie meu nome e erika tenho 11

oie meu nome e erika tenho 11 anos e faz 2 anos e meio que tenho muita dor nos olhos e na nuca eu nao sei mas o que eu faço doie muito

gostaria de saber porque o

gostaria de saber porque o meu filho tem 22 dias de nascido e quando estava no hospital o olho dele começou a remelar só que aí depois vIm pra casa depois do banho de foto que ele tomou a terapia alteração no fígado e aí depois disso ele veio pra casa e fiCou remelando eu fiquei limpando com soro e algodão ai minha vizinha ela é enfermeira disse que não era pra ficar limpando com algodão e eu fiquei limpando eu passei a limpar com gases Só que aí outro olho dele estava saindo sangue e aí depois melhorou e passou pro outro olho aí agora o olho dele está sangrando está remelando mais está saindo sangue e gostaria de saber o que isso Que tipo de doença essa nos olhos dele

Gostaria de saber qual e o

Gostaria de saber qual e o meu poblema
Desde de 13 anos
Eu olho de lado , estou lendo algo e logo me pego olhando de lado no final da leitura sinto dor de cabeca e tonturas, as vezes fico com o pescoço torto nao entendo isso porque enxergo bem;
Gostaria de receber sua sugestão obrigado...

Oi minha tem um ano e seis

Oi minha tem um ano e seis meses ,tem dois dias que percebi que ela está olhando meia que vesga ,olhar torto ,me desespero não sei o q fazer além disso ela Cossa muito ,fico preocupada ,pois teve duas quedas que gerou grade galo na testa eu levei tiraram chapa mas não deunada

ola boa tarde! a cerca de

ola boa tarde! a cerca de três anos atrás começou a me acontecer algumas estranhices em minhas vistas, tenho uma visão boa, mas isso me ocorre tipo em um intervalo de 6 em 6 meses... eh como se tivesse batendo um luz estrobocopica igual akelas de boate em meus olhos mas não no olho inteiro, geralmente começa no canto e depois vai mudando pra outro lado ate aumentar o tamanho e eu não conseguir entender direito a imagen q olho no momento. me causa um desespero na hora, parece q vou da algum colapso sei la... eh mto ruim, o q pde ser?

Estou com um pelinho branco

Estou com um pelinho branco no canto interno do olho já tentamos tirar com cotonete não sai é firme como se fosse do olho mesmo existe este pelo interno ?

Olá Tenho uma impressão no

Olá

Tenho uma impressão no olho direito como se tivesse algo pendurado na pestana. Para todo o lado que olho eu vejo essa coisa como se fosse um aranhiço. Que será isto ? será grave? é coisa para cirurgia ?

Aguardo uma resposta
obrigada

ola bom dia! eu ja nascir com

ola bom dia!
eu ja nascir com uma pele branca nos olhos,so agora depois de adulta ele fica vermelho tds os dias,
e a vista esquerda,por favor o que eu faço?preciso de uma orientaçao.

Olá meu nome é Cibele. Tenho

Olá meu nome é Cibele. Tenho marcas de nascença nos olhos que são manchas nunca me deram problemas, mas nas Últimas semanas tenho tido dor no olho direito, apenas do lado direito minha visão está embaçada parece estar sujo. Gostaria muito de saber o que significa. Obrigado pela atenção.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
5 + 11 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6