Confira 7 doenças de olhos que podem ter diagnósticos precoces

Eles nos apresentam as cores, as formas, as paisagens, as pessoas. Apesar de serem tão importantes, os olhos costumam ser deixados de lado quando o assunto é saúde. É mais do que comum as pessoas procurarem um oftalmologista apenas ao perceberem que não estão enxergando tão bem de longe ou de perto, quando o ideal é que isso ocorra periodicamente. Só assim há a possibilidade de diagnósticos precoces, evitando que possíveis problemas se agravem e evoluam até mesmo para a cegueira.

O primeiro exame oftalmológico deve ser realizado logo que a criança nasce e pelo próprio pediatra. "É o exame do reflexo vermelho, que pode detectar, por exemplo, tumores, catarata congênita (opacificação do cristalino), glaucoma congênito (aumento da pressão nos olhos), leucocoria (reflexo pupilar branco) e infecções, como a toxoplasmose, que a mãe contaminada pode passar ao filho e causar uma cicatriz no fundo do seu olho", afirma Rodrigo Angelucci, professor de oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC. De forma geral, os pequenos têm de visitar o médico especialista em olhos a cada seis meses até completar 10 anos. A partir de então, as consultas passam a ser anuais.

No caso dos adultos, os oftalmologistas ficam atentos às ametropias (miopia, hipermetropia e astigmatismo), catarata, glaucoma, retinopatia diabética e hipertensiva (alterações no fundo do olho relacionadas a diabetes e a hipertensão arterial) doenças degenerativas, entre outras. "Se o paciente notar qualquer problema no olho, mesmo sendo leve, deve procurar um médico também", ressalta Angelucci.

Como prevenir é sempre a melhor alternativa, o professor lista algumas dicas para colaborar com os olhos. Uma delas é evitar coçá-los, porque o ato possibilita o surgimento de lesões na córnea e retina, levando à cegueira em casos mais graves. Sempre que receitado, use óculos ou lentes, caso contrário os resultados são dores de cabeça, olhos cansados e secos. Mantenha também uma dieta balanceada e invista em alimentos com ômega-3, zinco, selênio e vitaminas A e E. Portanto, inclua no cardápio carnes vermelhas, peixes, verduras escuras (como couve e espinafre), cenoura e frutas.

Doenças

Confira sete doenças que podem ser detectadas com exames periódicos, de acordo com Rodrigo Angelucci, professor de oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC:

Ametropia:

erro de refração ocular, como miopia (não enxerga claramente de longe), hipermetropia (não enxerga claramente de perto) e astigmatismo (visão distorcida de longe e de perto). Os problemas de visão podem ser corrigidos com o uso de óculos, lentes e cirurgias a laser.

Catarata:

é a opacificação do cristalino, que geralmente acontece após os 60 anos, mas algumas crianças podem já nascer com o problema. "Todas as pessoas terão catarata algum dia, umas mais cedo e outras mais tarde. É um desgaste natural", afirma o médico. O tratamento é cirúrgico e consiste em remover a catarata e implantar uma lente intraocular.

Estrabismo:

a criança pode nascer estrábica (vesga, como é chamada popularmente) e, em alguns casos, isso tem relação com alguma doença ocular, como tumor e glaucoma congênito. Há também a chance de aparecer após os seis meses de vida. Se notar qualquer sinal de desvio dos olhos dos filhos, procure um médico. O tratamento consiste em usar tampão e óculos. Se não resolver, a solução é a cirurgia. Caso não cuide, o incômodo estético permanece, além da possibilidade de prejudicar a visão.

Glaucoma:

é o aumento da pressão nos olhos, que, se não for tratado, pode levar à perda gradual e irreversível da visão. "Os fatores de risco para desenvolver a doença são hipertensão, idade acima de 40 anos, diabetes, histórico familiar, raça negra, longo tratamento com esteroides e/ou altos graus de miopia", de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Há a possibilidade de bebês nascerem com a doença. O tratamento consiste no uso de colírios. Ainda há como alternativas o laser e a realização de cirurgias.

Leucocoria (reflexo pupilar branco):

o exame do reflexo vermelho possibilita a identificação do problema, que é o reflexo branco da pupila. Em crianças maiores, há a possibilidade de perceber o reflexo branco em fotos comuns. Pode ser sinal de tumor ou de retinopatia da prematuridade (alteração no crescimento da retina), por exemplo. O tratamento depende da avaliação do oftalmologista e pode ser clínico, com laser ou cirurgia. Se não tratar precocemente, há chances de levar à cegueira.

Olho saltado (exoftalmia e proptose):

há alguns motivos que podem fazer com que o olho se projete para fora. Entre eles estão doenças da tireóide e tumores. Se notar qualquer assimetria no tamanho e distância dos olhos, procure um médico. O tratamento consiste em solucionar os problemas que causaram os olhos saltados. Em alguns casos, há a necessidade de cirurgia para corrigir também as suas posições.

Olho seco:

pode estar associado a ametropias ou ao olho saltado, por exemplo, e consiste no ressecamento dos olhos, levando à vermelhidão e irritação crônica. O tratamento é baseado, geralmente, no uso de lubrificantes oculares. Se não seguir as recomendações médicas, a pessoa pode desenvolver conjuntivite (inflamação na conjuntiva) e ceratite (inflamação da córnea).
Estrabismo: a criança pode nascer estrábica (vesga, como é chamada popularmente) e, em alguns casos, isso tem relação com alguma doença ocular, como tumor
e glaucoma congênito. Há também a chance de aparecer após os seis meses de vida. Se notar qualquer sinal de desvio dos olhos dos filhos, procure um médico.
O tratamento consiste em usar tampão e óculos. Se não resolver, a solução é a cirurgia. Caso não cuide, o incômodo estético permanece, além da possibilidade
de prejudicar a visão.

Glaucoma: é o aumento da pressão nos olhos, que, se não for tratado, pode levar à perda gradual e irreversível da visão. "Os fatores de risco para desenvolver
a doença são hipertensão, idade acima de 40 anos, diabetes, histórico familiar, raça negra, longo tratamento com esteroides e/ou altos graus de miopia",
de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Há a possibilidade de bebês nascerem com a doença. O tratamento consiste no uso de colírios. Ainda
há como alternativas o laser e a realização de cirurgias.

Leucocoria (reflexo pupilar branco): o exame do reflexo vermelho possibilita a identificação do problema, que é o reflexo branco da pupila. Em crianças
maiores, há a possibilidade de perceber o reflexo branco em fotos comuns. Pode ser sinal de tumor ou de retinopatia da prematuridade (alteração no crescimento
da retina), por exemplo. O tratamento depende da avaliação do oftalmologista e pode ser clínico, com laser ou cirurgia. Se não tratar precocemente, há
chances de levar à cegueira.

Olho saltado (exoftalmia e proptose): há alguns motivos que podem fazer com que o olho se projete para fora. Entre eles estão doenças da tireóide e tumores.
Se notar qualquer assimetria no tamanho e distância dos olhos, procure um médico. O tratamento consiste em solucionar os problemas que causaram os olhos
saltados. Em alguns casos, há a necessidade de cirurgia para corrigir também as suas posições.

Olho seco: pode estar associado a ametropias ou ao olho saltado, por exemplo, e consiste no ressecamento dos olhos, levando à vermelhidão e irritação crônica.
O tratamento é baseado, geralmente, no uso de lubrificantes oculares. Se não seguir as recomendações médicas, a pessoa pode desenvolver conjuntivite (inflamação na conjuntiva) e ceratite (inflamação da córnea).

Fonte: Terra – ABC da Saúde

ATENÇÃO: Lembramos que o Portal Vejam tem cunho apenas informativo, publicando notícias e artigos de outros autores, cuja fonte é sempre citada no final dos mesmos . Sendo assim, não temos autonomia para responder nenhuma das perguntas com dúvidas médicas. Salientamos que não nos responsabilizamos com as informações passadas por usuários através dos comentários e sugerimos que qualquer dúvida seja sanada diretamente com um oftalmologista.

Comentários

TENHO UMA FILHA DE QUATRO

TENHO UMA FILHA DE QUATRO ANOS ELA INCHA BASTANTE OS OLHOS GOSTARIA DE SABER O QUE PODERIA SER.

MINHA FILHA TE QUATRO ANOS E

MINHA FILHA TE QUATRO ANOS E INCHA BASTANTE OS OLHOS O MEDICO ME DISSE QUE E RENITE MAS NAO TENHO CERTEZA DESSE DIAGNOSTICO.

Meu olho direito esta o dobro

Meu olho direito esta o dobro do outro olho e fora do alinhamento com o ouro faz 2 meses
Que ele mudou , não dói nada apena percebo o pelo tamanho como
Se não estivesse encaixado no lugar dele. Isso é uma doença? Vou fazer uma ressonância mas tô com
Medo de ser grave.

Boa tarde. tenho uma

Boa tarde.
tenho uma irritaçao no olho esquerdo tipo uma areia, e sai uma secreção tipo uma clara de ovo, já consultei um médico e o diagnóstico foi de oleosidade dos cílios
fiz tratamento com uma pomada antiflamátoria mas não resolveu, tenho herpes no olho direito que está estabilizado, mas agora o olho esquerdo me incomoda muito.

Minha filha tem 3 anos, com 1

Minha filha tem 3 anos, com 1 ano notei que quando ela ri ou chora muito um dos olhos meio que salta e as pálpebras incham em questão de segundos acontece isso é some!
Será que é normal?
Obrigada aguardo a resposta

oi,tenho 12 anos,e

oi,tenho 12 anos,e ultimamente eu estou tendo um problema com meu olho,ele esta ardendo e coçando e estou piscando a cada 2 segundo ñ consigo parar pois arde muiito,eu falei com minha mãe pra eu ir no oftalmo mais ela ainda vai marcar,e eu to preocupada e queria saber se por causa disso eu poderia ficar cega!pois no outro site que vi disse que esse tipo de coisa pode causar cegueira,e eu não paro de chorar de preocupação,mais quero saber a verdade!!!!

Olá, faz algumas semanas

Olá, faz algumas semanas atrás que esta acontecendo coisas estranhas com minha visão, tipo assim: eu estou olhando para algum lugar e de repente eu começo a ver algo preto se mexendo mas só vejo de cato de olho ai quando olho para ver se tem alguma coisa mesmo ai não tem nada! Alguem sabe se isso pode ser alguma coisa??

Eu uso lentes de contato e do

Eu uso lentes de contato e do fim de semana pra semana meu olho esquerdo esta vermelho não coça nem nada enquanto eu estou com a lente n sinto nada mais quando eu tiro começa a doer um pouco,e a cada dia vai ficando mais vermelho.Me respondam pfv eu quero saber oque é.

Bom dia o meu marido esta com

Bom dia o meu marido esta com uma bolha no olho entre o braco e a menina do olho o q pode ser
Ele reclama muito de dor e o branco do olho não e mais branco e vermelho da cor de sangue
Por favor me de um diagnóstico do que pode ser

Boa noite gostaria de tirar

Boa noite gostaria de tirar uma dúvida,quando olho no centro meu olho direito tem uma mancha tipo uma nuvem cinza que não dar pra encher ar no centro só consigo ver porque as laterais estão capita do a imagem,já fui no oculista poiis uso óculos e comentei com ela ar respeito disso ele analisou e falou que tinha sido por causa um protozoário que tinha adquirido na infância em terra muitas fotos que tiro meu olho sai com uma mancha branca não sei o posso fazer

oi gostaria de saber já é a

oi gostaria de saber já é a terceira vez que acontece isso comigo quando eu acordo eu não consigo enxergar fico totalmente cega mas a minha visão começa a voltar depois de uns 3 minutos gostaria de saber se você pode me dizer o que que é isso muito obrigado tenho 25 anos

ola ! olho vermelho e

ola ! olho vermelho e dolorido o que pode ser ? (olho direito ) quando eu pisco ou fecho meu olho e doe muito .

ola ...minha esposa sempre

ola ...minha esposa sempre quando vai a academia quando ela volta esta com os olhos inchados io o rosto tbm,os olhos chega ate ficar fechados de tanto q ficam inchados oq pode ser ???

Olá, pooderia mee

Olá, pooderia mee ajudar!!

Quando eu choro ou quando eu bocejo que sai lagrimas, doi as pontas do meu olho.
E tambem em vez de coçar o olhoo fica coçando o cilhos!!

Agradecida!!!

Olá as vezes olho para algum

Olá as vezes olho para algum ângulo q for e vejo uma "sombra" branca tenho isso ah uns 6 anos acho mas assim acontece do nada,vou ao oculista de 6 em 6 meses e ele nunca me falou nada, tenho astigmatismo uso óculos mas é normal isso ??

Ola ...minha filha tem 7 anos

Ola ...minha filha tem 7 anos e diz que as vezes começa a enxergar tudo bem pequeno e que depois vai voltando ao normal . O mais engraçado é que quando eu era criança eu tive isso também ....o que pode ser ? Obrigado..

Minha filha de 15 anos a 3

Minha filha de 15 anos a 3 anos refere que na aula não enxerga a cor vermelha e refere que seus olhos são ressecados e que tem que lembrar que tem que piscar muitas vezes. O que poderia ser? Estou esperando a acabar a carência do convênio. Ansiosamente aguardo um parecer até que consiga consulta, obrigada

Olá, por favor aguem me

Olá, por favor aguem me ajude, percebi recentemente que um olho meu é maior que o outro, mais saltado sera uma doença todas as pessoas que pergunto percebem, além disso quando ponhoa a mão no rosto parece que a estrutura osea é menor de um lado para o outro!

olá! o olho direito da minha

olá! o olho direito da minha bebê de 6 meses está lacrimejando muito e juntando ramela, e estou ficando muito preocupada, o que poderia ser? por favor me ajudem!!

Boa noite, a muito tempo

Boa noite, a muito tempo apresento olhos vermelhos e irritados e as veinhas dps meus olhos parecem sangue, a quem diga que e a pressao dele queesta alta, mas sao picos nao e todo dia e nemtoda semana, mas de um tempo pra ca vem se agravando! o que pode ser
?

Eu tenho 15 anos e

Eu tenho 15 anos e recentemente nasceu um pelo branco abaixo do meu olho direito,eu não sei oque fazer pois não sei se tira-lo é o correto, assim como não sei o motivo do seu aparecimento,tenho medo de poder ser algo grave mesmo sendo apenas um fio branco,quando analisado externamente, não sei como ele é por dentro e se pode me prejudicar..gostaria de uma ajuda sobre oque devo fazer!!

Bom dia eu estou com um

Bom dia
eu estou com um problema nos olhos.
minha cabeça doi demais meu olho esquerdo inchado n estou conseguindo enchegar direito com ele quabdo acordo minha visão fica embacada e distorcida
Oq devo fazer?

Primeiramente ir ao médico

Primeiramente ir ao médico

Bom dia , ha alguns dias

Bom dia , ha alguns dias notei que estou com uma mancha avermelhada no olho esquerdo( como se fosse um caroço pequeno mas não atrapalha a visão , o que seria isso ?? É caso de se procurar um especialista??

Olá boa tarde, estou com uma

Olá boa tarde, estou com uma bolinha amarela na parte branca do olho direito, e ela me encomoda isso aconteceu depois que usei um óculos de feirinha fui ao medico e ele me receitou o ciprofaxocino adiantou por uma semana mais agorabvolte a sentir esse encomodo...pode me dizer o que poderia ser isso?

Boa noite, eu peguei uma

Boa noite, eu peguei uma conjutivite, o oftalmologista me indicou um colírio, fiquei usando, fais 6 meses já, e meu olho ficou pequeno, e bem seco! Ja fui em muitos médicos, mais eles apenas indicam um colírio, queria saber, o que pode ser? Eu to com um olho menor que o outro, muito feio! Minha autoestima está péssima! Grata

Olá..Gostaria de saber porque

Olá..Gostaria de saber porque meu olho esquerdo esta menor q o direito?Tenho notado isso ja ha um mes mais ou menos..
Tenho 30 anos e ha mais ou menos 3 anos descobri ter hipertireoidismo, o qual nao faço tratamento por passar muito mal com a medicação!!
Queria apenas saber se isso tem alguma coisa relacionada ou nao e a quem devo recorrer.
Grata !!

tenho um risco vermelho no

tenho um risco vermelho no olho o que fazer

BOA NOITE! meu nome é Karol,

BOA NOITE! meu nome é Karol, tenho 16 anos, minha pálpebra esquerda ta inchada,estou sentindo uma leve dor sobre ela e uma empresão como se tivesse algo em baixo dela oq pode ser?

boa tarde eu sinto uma coisa

boa tarde eu sinto uma coisa estranha no olho queimando muito, e olho e não é nda dentro começa ficar vermelho saido lagrima ecomoda muito, parece q tem algum dentro mais não vejo e só é no olho esquerdo quero saber o motivo disso alguém pode me ajuda obg. esse é meu gmail: mmonteiro865@gmail.com, pode deixa a resposta lá, eu agradeço se alguém pode me ajuda.

minha opinião , acho melhor

minha opinião , acho melhor vocês parar de procurar resposta na internet ou em sites , pq msm que a pessoa esteja certo , ela não vai curar visão de vocês! vá a um medico o masi rápido possível , eu sofro de astigmatismo e miopia , e sei disso , então é só um conselho . que Deus abençoe vcs

Olá, a duas semanas senti meu

Olá, a duas semanas senti meu olho esquerdo algueirar fui no oftom. ele mecheu e disse ter tirado me receitou colirio ziprede e curativo bem fiz o procedimento e percebi meu olho inchadao e algueirando ainda enchergando perfeitamente no segundo dia pior algueirando,lacrimejando e vermelhao vista embacada e inchadao fui diagnosticada por cisco atras do globo caso cirurgico. Fui noutro oftom. e fui diagnosticada por uvíte mas ainda sinto o olho algueirar como se tivesse uma pedrinha desinchou e a pupila nao ta dilatando e to com a visao embacada será que isso e uvíte mesmo ou é algueiro.sera que uvíte pode ser iniciada assim?

eu estou com a parte de

eu estou com a parte de dentro do olho avermelhada cor de sangue, nao atrapalha a ler doi um pouco. nao cossa ,nao sei oque é nao bati em lugar algum oque sera?

Ola . Meu olho quase todo dia

Ola . Meu olho quase todo dia coça demais parece que tem algo la dentro . Ele fica vermelho e fica inchadi as vezes o que pode ser ? .

ola boa noite , eu tenho dor

ola boa noite , eu tenho dor tipo fincando por toda a regiao dos olhos . nao aguento mais . ate choro de tanta dor ... o que posso fazer para essa dor passar me ajuda pelo amor de deus .. obrigado beijos

Oi Boa noite Eu tenho uma

Oi Boa noite Eu tenho uma sobrinha de quatro anos e Ela vem reclamando q tem Hora q a vista dela fica escura. Isso pode ser grave?

Olá meu enteado esta Com uma

Olá meu enteado esta Com uma carne esponjosa na parte superior do olho passamos um antibiotico e sumiu porém se não passar Ela torna a aparecer vcs podem me horientar sobre isso a idade dele é 10 anos e Ela esta cada vez maior saindo para fora. Desde já obrigada!!

Ao acordar, varias vezes fico

Ao acordar, varias vezes fico com uma mancha escura no centro das vistas, que vai sumindo gradualmente em alguns instantes, ou ao olhar pra luz. O que pode ser?

Sinto o mesmo, já consultei

Sinto o mesmo, já consultei mas n me so6uberam dizer o q é...por acaso já obteve alguma resposta? Obrigada.

Sinto o mesmo e ainda n m

Sinto o mesmo e ainda n m disseram o q é... Já tem respostas?

ola queria saber poqeu meu

ola queria saber poqeu meu olho doi quando estou em lugares claros, tenho 13 anos, alguem pode me responder?

ola o meu problema e que o

ola o meu problema e que o lado esquerdo do meu olho as vezes eu nao enxergo e sempre que isso acontece quando eu olho pra uma pesso eu nao vejo olho esquerdo da pessoa e isso me deixa apavorada ja fui ao medico ele me disse que nao tenho problema nas vistas que elas estao 100% boa acho que pode ser olho ressecado mas to passando um colirio e nao ta adiantando alquem pode me ajudar?

Gostaria de saber porque

Gostaria de saber porque abaixo dos olhos, na parte de fora, apresentam bolhas em toda a extremidade, abaixo das palpebras.

Oi meu nome é Rafaela tenho

Oi meu nome é Rafaela tenho 13 anos e no dia 27/01/2015 quando acordei meu irmão percebeu uma mancha de sangue no meu olho direito de mais ou menos uns 2 cm na parte branca do olho ñ sei oque é más tenho dor de cabeça diariamente e eu enchergo um pouquinho embaçado as coisas de perto e de longe de vez em quando meu olho direito da uma dorzinha ai quando eu olho pra um lado ele doi... essa mancha de sangue ñ foi por nem uma pancada más eu quero saber oque é?
Obgd!

De uns tempos para cá venho

De uns tempos para cá venho observando as fotos que eu tiro, e vejo que um dos meus olhos sempre aparecem mais escuros, i tenho certeza que eles não eram de cores diferentes...o que pode ser isso?

ultimamente minhas vista fica

ultimamente minhas vista fica embaraçadas e depois fica tudo preta e volta ao normal, o que pode ser ???me ajudem , isso é normal ??

EU TENHO 18 ANOS, SOU

EU TENHO 18 ANOS, SOU DEFIÇIENTE FISICO DA PERNA ESQUERDA. E TENHO PROBLEMA DE VISTA, USO OUOLOS DE GRAU, E AS VEZES MINHAS VISTAS FICAM EMBARALHANDO E FICO VAREADO, AS VEZES A CABEÇA FICA DOENDO QUANDO BALANÇO. E TEM VEZES QUE FICA UMA SEMANA TUDO BEM, AI DEPOIS COMECA TUDO DE NOVO. MEU OLHO FICA TREMENDO, E ESSE EMBARALHAMENTO, AS VEZES FICA POUCO TEMPO EMBARALHANDO, E AS VEZES FICA EMBARALHANDO POR MUITO TEMPO. ISSO TENHO CRIZES NA VISAO! EU QUERIA SABER QUEM PODE MIM AJUDAE. AA SIM EU JA FUI AO PEDICO, E ELE PASSOU O REMEDIO , LAMITOR. E TEM SO TRES DIAS Q TOU TOMANDO. QUEM PODE MIM AJUDAR CDOM UMA EXPLICAÇÃO? AGRADEÇO. VALEU.

Ola hoje acordei com dor na

Ola hoje acordei com dor na parte inferior do olho esquerdo e parece estar um pouco inchado

Ola hoje acordei com dor na

Ola hoje acordei com dor na parte inferior do olho esquerdo e parece estar um pouco inchado

Eu to com problema nos olhos

Eu to com problema nos olhos e que tem uma bolinha branca na palpleba e que esta inchando em volta do olho e DOI muito ate no abri e fechar olho o pode ser com oq eu posso fazer para sarar logo

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
3 + 2 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6