Confira 7 doenças de olhos que podem ter diagnósticos precoces

Eles nos apresentam as cores, as formas, as paisagens, as pessoas. Apesar de serem tão importantes, os olhos costumam ser deixados de lado quando o assunto é saúde. É mais do que comum as pessoas procurarem um oftalmologista apenas ao perceberem que não estão enxergando tão bem de longe ou de perto, quando o ideal é que isso ocorra periodicamente. Só assim há a possibilidade de diagnósticos precoces, evitando que possíveis problemas se agravem e evoluam até mesmo para a cegueira.

O primeiro exame oftalmológico deve ser realizado logo que a criança nasce e pelo próprio pediatra. "É o exame do reflexo vermelho, que pode detectar, por exemplo, tumores, catarata congênita (opacificação do cristalino), glaucoma congênito (aumento da pressão nos olhos), leucocoria (reflexo pupilar branco) e infecções, como a toxoplasmose, que a mãe contaminada pode passar ao filho e causar uma cicatriz no fundo do seu olho", afirma Rodrigo Angelucci, professor de oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC. De forma geral, os pequenos têm de visitar o médico especialista em olhos a cada seis meses até completar 10 anos. A partir de então, as consultas passam a ser anuais.

No caso dos adultos, os oftalmologistas ficam atentos às ametropias (miopia, hipermetropia e astigmatismo), catarata, glaucoma, retinopatia diabética e hipertensiva (alterações no fundo do olho relacionadas a diabetes e a hipertensão arterial) doenças degenerativas, entre outras. "Se o paciente notar qualquer problema no olho, mesmo sendo leve, deve procurar um médico também", ressalta Angelucci.

Como prevenir é sempre a melhor alternativa, o professor lista algumas dicas para colaborar com os olhos. Uma delas é evitar coçá-los, porque o ato possibilita o surgimento de lesões na córnea e retina, levando à cegueira em casos mais graves. Sempre que receitado, use óculos ou lentes, caso contrário os resultados são dores de cabeça, olhos cansados e secos. Mantenha também uma dieta balanceada e invista em alimentos com ômega-3, zinco, selênio e vitaminas A e E. Portanto, inclua no cardápio carnes vermelhas, peixes, verduras escuras (como couve e espinafre), cenoura e frutas.

Doenças

Confira sete doenças que podem ser detectadas com exames periódicos, de acordo com Rodrigo Angelucci, professor de oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC:

Ametropia:

erro de refração ocular, como miopia (não enxerga claramente de longe), hipermetropia (não enxerga claramente de perto) e astigmatismo (visão distorcida de longe e de perto). Os problemas de visão podem ser corrigidos com o uso de óculos, lentes e cirurgias a laser.

Catarata:

é a opacificação do cristalino, que geralmente acontece após os 60 anos, mas algumas crianças podem já nascer com o problema. "Todas as pessoas terão catarata algum dia, umas mais cedo e outras mais tarde. É um desgaste natural", afirma o médico. O tratamento é cirúrgico e consiste em remover a catarata e implantar uma lente intraocular.

Estrabismo:

a criança pode nascer estrábica (vesga, como é chamada popularmente) e, em alguns casos, isso tem relação com alguma doença ocular, como tumor e glaucoma congênito. Há também a chance de aparecer após os seis meses de vida. Se notar qualquer sinal de desvio dos olhos dos filhos, procure um médico. O tratamento consiste em usar tampão e óculos. Se não resolver, a solução é a cirurgia. Caso não cuide, o incômodo estético permanece, além da possibilidade de prejudicar a visão.

Glaucoma:

é o aumento da pressão nos olhos, que, se não for tratado, pode levar à perda gradual e irreversível da visão. "Os fatores de risco para desenvolver a doença são hipertensão, idade acima de 40 anos, diabetes, histórico familiar, raça negra, longo tratamento com esteroides e/ou altos graus de miopia", de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Há a possibilidade de bebês nascerem com a doença. O tratamento consiste no uso de colírios. Ainda há como alternativas o laser e a realização de cirurgias.

Leucocoria (reflexo pupilar branco):

o exame do reflexo vermelho possibilita a identificação do problema, que é o reflexo branco da pupila. Em crianças maiores, há a possibilidade de perceber o reflexo branco em fotos comuns. Pode ser sinal de tumor ou de retinopatia da prematuridade (alteração no crescimento da retina), por exemplo. O tratamento depende da avaliação do oftalmologista e pode ser clínico, com laser ou cirurgia. Se não tratar precocemente, há chances de levar à cegueira.

Olho saltado (exoftalmia e proptose):

há alguns motivos que podem fazer com que o olho se projete para fora. Entre eles estão doenças da tireóide e tumores. Se notar qualquer assimetria no tamanho e distância dos olhos, procure um médico. O tratamento consiste em solucionar os problemas que causaram os olhos saltados. Em alguns casos, há a necessidade de cirurgia para corrigir também as suas posições.

Olho seco:

pode estar associado a ametropias ou ao olho saltado, por exemplo, e consiste no ressecamento dos olhos, levando à vermelhidão e irritação crônica. O tratamento é baseado, geralmente, no uso de lubrificantes oculares. Se não seguir as recomendações médicas, a pessoa pode desenvolver conjuntivite (inflamação na conjuntiva) e ceratite (inflamação da córnea).
Estrabismo: a criança pode nascer estrábica (vesga, como é chamada popularmente) e, em alguns casos, isso tem relação com alguma doença ocular, como tumor
e glaucoma congênito. Há também a chance de aparecer após os seis meses de vida. Se notar qualquer sinal de desvio dos olhos dos filhos, procure um médico.
O tratamento consiste em usar tampão e óculos. Se não resolver, a solução é a cirurgia. Caso não cuide, o incômodo estético permanece, além da possibilidade
de prejudicar a visão.

Glaucoma: é o aumento da pressão nos olhos, que, se não for tratado, pode levar à perda gradual e irreversível da visão. "Os fatores de risco para desenvolver
a doença são hipertensão, idade acima de 40 anos, diabetes, histórico familiar, raça negra, longo tratamento com esteroides e/ou altos graus de miopia",
de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Há a possibilidade de bebês nascerem com a doença. O tratamento consiste no uso de colírios. Ainda
há como alternativas o laser e a realização de cirurgias.

Leucocoria (reflexo pupilar branco): o exame do reflexo vermelho possibilita a identificação do problema, que é o reflexo branco da pupila. Em crianças
maiores, há a possibilidade de perceber o reflexo branco em fotos comuns. Pode ser sinal de tumor ou de retinopatia da prematuridade (alteração no crescimento
da retina), por exemplo. O tratamento depende da avaliação do oftalmologista e pode ser clínico, com laser ou cirurgia. Se não tratar precocemente, há
chances de levar à cegueira.

Olho saltado (exoftalmia e proptose): há alguns motivos que podem fazer com que o olho se projete para fora. Entre eles estão doenças da tireóide e tumores.
Se notar qualquer assimetria no tamanho e distância dos olhos, procure um médico. O tratamento consiste em solucionar os problemas que causaram os olhos
saltados. Em alguns casos, há a necessidade de cirurgia para corrigir também as suas posições.

Olho seco: pode estar associado a ametropias ou ao olho saltado, por exemplo, e consiste no ressecamento dos olhos, levando à vermelhidão e irritação crônica.
O tratamento é baseado, geralmente, no uso de lubrificantes oculares. Se não seguir as recomendações médicas, a pessoa pode desenvolver conjuntivite (inflamação na conjuntiva) e ceratite (inflamação da córnea).

Fonte: Terra – ABC da Saúde

ATENÇÃO: Lembramos que o Portal Vejam tem cunho apenas informativo, publicando notícias e artigos de outros autores, cuja fonte é sempre citada no final dos mesmos . Sendo assim, não temos autonomia para responder nenhuma das perguntas com dúvidas médicas. Salientamos que não nos responsabilizamos com as informações passadas por usuários através dos comentários e sugerimos que qualquer dúvida seja sanada diretamente com um oftalmologista.

Comentários

ola doutora eu tenho uma

ola doutora eu tenho uma precupacao por baixo dos olhos e por cima tao sair umas borbolinhas e nao passa oque sera tem solucao agradecia que me respondese
se viser leyser pode preujudicar....obrigada

ola, estou com a visão do

ola, estou com a visão do olho direito um pouco turva e doendo quando olho pro lado e um pouco vermelho, notei tambem q os vassos sanguineos no olho afetado estao diferentes.

boa noite eu estou

boa noite eu estou desesperado minha visão todo dia estoura as veias e fica turva e irritada eu não consigo nei olhai par o célula eu o usava o uma caneta leiza para trabalha com eletrônica fica respingado a lente dos olhos tapando minha visão obrigado

Minha neta nasceu com uma

Minha neta nasceu com uma obstruçao nas narinas e o olho dela lacrimeja direto,oq fazer

Ola estou muito

Ola estou muito preoculpada...ja é a terceira vez que no meu olho direito fica uma rajada de luz brilhante num formato de telha colonial so do lado direito mas agora foi muito pior pois foi no shoppng os infeites de natal aquelas luzes brilhavam tanto que pensri q ia ficar cega enquanto nao sai de lar nao passou eu nao conseguia enchergar a boca da pessoa q tava do meu lado e as outras que andavam por la ficava escura da cintura para baixo foi horrivel quando eu fechava os olhos via as luzes brilhando coloridas pois os infeites eram muito tive que me retirarm.Me ajudem porfavor??Das outras duas vezes era branca as luzes.

Durante o sono saem lágrimas

Durante o sono saem lágrimas de apenas um de meus olhos como se eu estivesse chorando. Não consigo controlar. É grave?

Oi me ajuda por favor,faz uns

Oi me ajuda por favor,faz uns 4 dias que estou com uma mancha tipo um rabisco na bolinha do olho quando eu mecho eu consigo ver ele mexendo junto e ta embaçando minha visaõ pelo amor de deus me ajuda estou com medo

olá minha filha de quatro

olá minha filha de quatro anos acorda com os olhos colados cheio de remela o
que poderia ser?

oi, minha sogra. tem um

oi, minha sogra. tem um problema nos olhos, ela acorda com os olhos muito inchados e vermelhos e tambem fica correndo lagrimas dos olhos o tempo todo, nao pode olhar para claridade que inrrita, e o vento tambem incomoda. ela tem 53 anos. o que poderia ser isso?

A algum tempo comecei a ver

A algum tempo comecei a ver mancha escura, esverdeada, como se fosse réstias com o tempo desapareceu, agora, 5 anos depois, elas voltaram.
O que pode ser?

o que aquelas bolinhas que

o que aquelas bolinhas que ficam grudadas nos pelos do ânus tem a var com os olhos, pois quando arranco choro

Ola miinha Mãe esta doente

Ola miinha Mãe esta doente ela estar, com os olhos lacrimejando,i estar doendo muito eu queria,saber oque fazer eu acho que ela estar com um caroço no olho mas não da pra ver

ola, o meu olho parece estar

ola, o meu olho parece estar pesado e quando fixo os olhos pra frente eu sinto ele se mechendo acima dos cílios.O que pode ser?

Ola boa tarde Eu gostaria

Ola boa tarde
Eu gostaria de sabe o que e tipo uma bola de pus em cima da bola do olho e pelo.lado da bola de pus e vermelhado e toda ves que acordo fica grudados os meus olhos e as vezes sai remela....eu gostaria de saber oque e ?e como faço pra sara...

Quando me levantei da cama

Quando me levantei da cama tinha o olho enchado com um liquido ka seco nas bordas do olho esquerdo.Passo algum tempo o olho desenchara, mas depois das aulas qd voltei e fui ver tv e comer o olho enchara de novo, por isso fui dormirmas agora que acordei esta mt enchado e estava coberto de um liquido tao pegajoso que eu nao conseguia abrir o olho. Ja o lavei mas continua a sair um liquido que qd seca fica branco ou esverdiado.
Ja doeu um pouco ontem qd fechava e abria o olho mas agora ja nao doi por isso isto n e um trosolho.
Por favor me ajude

Olá! Na parte inferior do meu

Olá!
Na parte inferior do meu olho direito, parece que tem algo se mexendo e as vezes dói. O que pode ser?

A minha filha desde que

A minha filha desde que nasceu tem sempre a zona branca do olho um pouco negra, queria saber se é preocupante? Devo procurar um especialista? Obrigada.

Estou desesperada, a um mês

Estou desesperada, a um mês atrás eu tive uma irritação que fiquei por uma semana com ela fui ao médico me passaram colírio pois falaram que era apenas sujeira.. Após isso reparei que meu olho esquerdo essa embaçado como se a cada dia vejo que ta piorando eu to correndo atrás de meio público mas é muito demorado o que poderia ser? O olho anda vermelho e lagrimejando muito na luz do sol lacrimeja .. E minha visão se prejudicado me esclareça talvez assim eu não fique tão preocupada como estou

meus olhos estão coçando

meus olhos estão coçando muito e lacrimejando não ta inchado e não muito vermelho oque pode ser ?

Ola..minha filha nasceu com

Ola..minha filha nasceu com uma pele branca no canto do olho esquerdo e tbm e menor que o direito levemente se percebe eu gostaria de saber oque seria se e perigoso ou nao

olá meu filho tem 5 anos e

olá meu filho tem 5 anos e apareceu uma mancha amarela o que pode ser ??

Boas, dói me imensó os olhos,

Boas, dói me imensó os olhos, é a segunda vez que me acontece será que é por ultimamente lavar os olhos com água e champo q escorre do banho q tomo?

Tpo Meu Olho ta estranho ele

Tpo Meu Olho ta estranho ele fica meio que Tremendo pros Lados e as vezes quando ta Calor ele Fica Azulado, e Quando ta Meio Frio ele Fica esverdeado e Tipo Não Sei Oque e isso se Algeum Sabe visita meu face ta no Link Vlw

MINHA FILHA TEM 3 ANOS E

MINHA FILHA TEM 3 ANOS E RECLAMA DE DOR NOS OLHOS COM FREQUÊNCIA,O QUE PODE SER?

olá tenho 17 anos, comecei a

olá tenho 17 anos, comecei a pouco tempo a ver em um olho bolinhas pretas, mas agora meu olho esta embaçado mas não se percebe nada que o olha, principalmente a claridade

Queria uma informação, é a

Queria uma informação, é a segunda vez que fasso selagem com formol no meu cabelo. No momento que fiz meus olhos ficaram vermelho e arderam muito, e depois disso meu olho esquerdo ta pulando na pálpebra superior, ai fico passando a mão nele da a impressão que esta inchado. O que devo fazer?

Ola, meu filho tem 2 anos e

Ola, meu filho tem 2 anos e quando o sol bate no olho dele ele chora e fala assim
Olha mamãe o sol e reclama, será que pode ser alguma doença? ou é apenas a descoberta do sol mesmo?

Ola queria saber pq esta

Ola queria saber pq esta aparecendo manchas e veias na parte branca do meu olho ??

meu filho levou uma queda

meu filho levou uma queda quando criança bebe com 6 meses de vida caiu da rede e bateu o rosto no chão desde então nascem caroços como tesol e calazio hoje ele tem 4 anos e ainda nasce durante o ano nascem 4 vezes e me preocupo ja fiz varios tratamentos com pomadas ,compressas lavar com shampoo neutro jhonson etc... e sempre nasce isso afeta ele na escola com os coleguinhas que afirmna conhecer ele como o garoto do carço no olho ele se afasta dos amiguinhos e dize para mim que não gosta do caroço isso me doi muito gostaria de ajuda o que devo fazer que exames devo solicitar ao medico e me preocupo com doença pior ate porque na familia tem casos de c.a por conta de um pequeno caroço que nasce e que ja perdi parentes com esta doença .estou traumatizada gostaria muito de ajudar urgente grata eli

Olá. Eu vim no seu site a

Olá. Eu vim no seu site a procura de uma coisa que está acontecendo em meus olhos. É tipo que em todo lugar que olho tem uma bolinha colorida. E sempre que Alguém pergunta sobre isso eu volto a ver de novo! Queria saber p
O que é. Alguém me ajuda?

ajuda foi assim ontem de

ajuda foi assim ontem de noite quando fui deita tava cocando o dedo no meu olho muitas vezes so que eu acho que 1 vez eu enfiei a unha no olho e meio que espetei 1 poquinho meu olho eu acho ai hoje cedo eu fui tira remela do olho com os dedo e ai 1 olho doeu e tava estranho ai fui ve no espelho ele tava meio inchado e tinha 1 bolinha la dentro sabe na pontinha do olho ta meio inchado e ta com 1 bolinha e se rela doi o que eu faco e normal alguem de voces ja teve se ja teve o que fasso para melhorar isso

Ola meu bb tem 2 meses e ele

Ola meu bb tem 2 meses e ele nasceu com uma bolinha transparente no olho e so ta crescendo oq e isso?

Boa noite eu me chamo

Boa noite eu me chamo elisabete e tenho 36 anos uso óculos desde dos meus seis anos que uso óculos semana passada passei em um oftalmo e ele me indicou a fazer a cirgurgia que inplanta a lente dentro dos olhos porque eu não inchergo quase nada da vista esquerda gostaria de saber se eu tenho chance de fazer essa cirurgia fiquei muito esperançosa

Queria saber o porq que todos

Queria saber o porq que todos oculos q coloco doi minha çabeça e o nariz alguem poderia me ajudar????

boa tarde ...já um bom tampo

boa tarde ...já um bom tampo meus olhos estão irritados e apareceu uma pele parece escama, e lagrimeja muito meus olhos e estão sensíveis a luz,por favor o que fazer...

Boa noite tenho 21 anos e a

Boa noite tenho 21 anos e a 13 anos uso óculos,tenho miopia e estigmatismo,faz uns 15 dias meu olho está ardendo muito,queimando e coçando demais o dia todo,lavo com soro fisiológico mais não adianta piora mais oque pode ser? (Obs:nunca aconteceu isso antes)

Cara Priscila, Aconselho-a

Cara Priscila,
Aconselho-a procurar um(a) oftamo(a). Com saúde não se brinca. Vale apena você ir a um profissional de confiança e dele obter um colírio que tire essa irritação.
Grato.

Evaristo

Ola sou a susana , eu sinto

Ola sou a susana , eu sinto um gelo a sair pelos os meus olhos e vai pelas costas a baixo e fico com os meus olhos negros , o que quer dizer por favor digam me alguma coisa, obrigada

Ola sou a susana , eu sinto

Ola sou a susana , eu sinto um gelo a sair pelos os meus olhos e vai pelas costas a baixo e fico com os meus olhos negros , o que quer dizer por favor digam me alguma coisa, obrigada

Sempre quando olho para

Sempre quando olho para alguma coisa, nas laterais a imagem fica se distorcendo, em formas onduladas, ou quando ando de carro ou jogo algum joguinho, meu olho fica um tempão se mexendo.. Sera algo serio?

Boa Noite, estou preocupada

Boa Noite, estou preocupada meu olho pela parte da noite normalmente começa a ficar vermelho e tenho a sensação de ter areia dentro deles, quando passo com cuidado o dedo, sai uma remela gosmenta, muita remela.
Esse sintoma já tenho a algum tempo, mas tem dias que ataca e outros não!
O QUE PODE SER?

BOA NOITE OLA MEU NOME E

BOA NOITE
OLA MEU NOME E JANICE
TENHO UMA FILHA DE 03 ANOS E AS LAGRIMAS DELA TEM UM MAL CHEIRO O QUE PODE SER E E GRAVE

Fiz o enxame de vista e deu

Fiz o enxame de vista e deu miopia -0,75, não sindo nada, apenas vi com mais nitidez, a miopia pode aumentar se eu não usar o óculos?

sim porque você vai acabar

sim porque você vai acabar forçando o olho sem perceber para que possa enxergar então pode acabar aumentando seu grau

olá quero saber porque meu

olá quero saber porque meu olho esquerdo esta irritado, tem uma pele amarelada, doi arde, queima, e o pior de todos e como se tivese um ar dentro do meu olho, alguém me ajudeee por favor ! agradeço !

estou com uma coceira nos

estou com uma coceira nos olho e pinicado oque pode ser isso

Boa noite ...ja faz algum

Boa noite ...ja faz algum tempo mha filha reclama qe vê bolinhas vermelhas ms qe logo elas somem.....Será qe pode ser grave...ela não tem problema na visão enxerga super bem.....o qe será qe pode ser?? Obrigada!!

Ola gostaria de saber o que

Ola gostaria de saber o que pode seer isso ,ultimamente tenho sentido muita dor nos olhos , principalmente quando estou assistindo e eles ficao bem vermelhos com qs veinhas bem vermelhas e a claridade me incomoda ! O que devo fazer?
Grato

Olá , meu olho direito do

Olá , meu olho direito do nada fica sem foco , embaça e volta .

hoje acordei com fisgada no

hoje acordei com fisgada no meu olho esquerdo vc pode me responder qual o motivo dessas fisgada.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
7 + 8 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6