Confira 7 doenças de olhos que podem ter diagnósticos precoces

Eles nos apresentam as cores, as formas, as paisagens, as pessoas. Apesar de serem tão importantes, os olhos costumam ser deixados de lado quando o assunto é saúde. É mais do que comum as pessoas procurarem um oftalmologista apenas ao perceberem que não estão enxergando tão bem de longe ou de perto, quando o ideal é que isso ocorra periodicamente. Só assim há a possibilidade de diagnósticos precoces, evitando que possíveis problemas se agravem e evoluam até mesmo para a cegueira.

O primeiro exame oftalmológico deve ser realizado logo que a criança nasce e pelo próprio pediatra. "É o exame do reflexo vermelho, que pode detectar, por exemplo, tumores, catarata congênita (opacificação do cristalino), glaucoma congênito (aumento da pressão nos olhos), leucocoria (reflexo pupilar branco) e infecções, como a toxoplasmose, que a mãe contaminada pode passar ao filho e causar uma cicatriz no fundo do seu olho", afirma Rodrigo Angelucci, professor de oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC. De forma geral, os pequenos têm de visitar o médico especialista em olhos a cada seis meses até completar 10 anos. A partir de então, as consultas passam a ser anuais.

No caso dos adultos, os oftalmologistas ficam atentos às ametropias (miopia, hipermetropia e astigmatismo), catarata, glaucoma, retinopatia diabética e hipertensiva (alterações no fundo do olho relacionadas a diabetes e a hipertensão arterial) doenças degenerativas, entre outras. "Se o paciente notar qualquer problema no olho, mesmo sendo leve, deve procurar um médico também", ressalta Angelucci.

Como prevenir é sempre a melhor alternativa, o professor lista algumas dicas para colaborar com os olhos. Uma delas é evitar coçá-los, porque o ato possibilita o surgimento de lesões na córnea e retina, levando à cegueira em casos mais graves. Sempre que receitado, use óculos ou lentes, caso contrário os resultados são dores de cabeça, olhos cansados e secos. Mantenha também uma dieta balanceada e invista em alimentos com ômega-3, zinco, selênio e vitaminas A e E. Portanto, inclua no cardápio carnes vermelhas, peixes, verduras escuras (como couve e espinafre), cenoura e frutas.

Doenças

Confira sete doenças que podem ser detectadas com exames periódicos, de acordo com Rodrigo Angelucci, professor de oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC:

Ametropia:

erro de refração ocular, como miopia (não enxerga claramente de longe), hipermetropia (não enxerga claramente de perto) e astigmatismo (visão distorcida de longe e de perto). Os problemas de visão podem ser corrigidos com o uso de óculos, lentes e cirurgias a laser.

Catarata:

é a opacificação do cristalino, que geralmente acontece após os 60 anos, mas algumas crianças podem já nascer com o problema. "Todas as pessoas terão catarata algum dia, umas mais cedo e outras mais tarde. É um desgaste natural", afirma o médico. O tratamento é cirúrgico e consiste em remover a catarata e implantar uma lente intraocular.

Estrabismo:

a criança pode nascer estrábica (vesga, como é chamada popularmente) e, em alguns casos, isso tem relação com alguma doença ocular, como tumor e glaucoma congênito. Há também a chance de aparecer após os seis meses de vida. Se notar qualquer sinal de desvio dos olhos dos filhos, procure um médico. O tratamento consiste em usar tampão e óculos. Se não resolver, a solução é a cirurgia. Caso não cuide, o incômodo estético permanece, além da possibilidade de prejudicar a visão.

Glaucoma:

é o aumento da pressão nos olhos, que, se não for tratado, pode levar à perda gradual e irreversível da visão. "Os fatores de risco para desenvolver a doença são hipertensão, idade acima de 40 anos, diabetes, histórico familiar, raça negra, longo tratamento com esteroides e/ou altos graus de miopia", de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Há a possibilidade de bebês nascerem com a doença. O tratamento consiste no uso de colírios. Ainda há como alternativas o laser e a realização de cirurgias.

Leucocoria (reflexo pupilar branco):

o exame do reflexo vermelho possibilita a identificação do problema, que é o reflexo branco da pupila. Em crianças maiores, há a possibilidade de perceber o reflexo branco em fotos comuns. Pode ser sinal de tumor ou de retinopatia da prematuridade (alteração no crescimento da retina), por exemplo. O tratamento depende da avaliação do oftalmologista e pode ser clínico, com laser ou cirurgia. Se não tratar precocemente, há chances de levar à cegueira.

Olho saltado (exoftalmia e proptose):

há alguns motivos que podem fazer com que o olho se projete para fora. Entre eles estão doenças da tireóide e tumores. Se notar qualquer assimetria no tamanho e distância dos olhos, procure um médico. O tratamento consiste em solucionar os problemas que causaram os olhos saltados. Em alguns casos, há a necessidade de cirurgia para corrigir também as suas posições.

Olho seco:

pode estar associado a ametropias ou ao olho saltado, por exemplo, e consiste no ressecamento dos olhos, levando à vermelhidão e irritação crônica. O tratamento é baseado, geralmente, no uso de lubrificantes oculares. Se não seguir as recomendações médicas, a pessoa pode desenvolver conjuntivite (inflamação na conjuntiva) e ceratite (inflamação da córnea).
Estrabismo: a criança pode nascer estrábica (vesga, como é chamada popularmente) e, em alguns casos, isso tem relação com alguma doença ocular, como tumor
e glaucoma congênito. Há também a chance de aparecer após os seis meses de vida. Se notar qualquer sinal de desvio dos olhos dos filhos, procure um médico.
O tratamento consiste em usar tampão e óculos. Se não resolver, a solução é a cirurgia. Caso não cuide, o incômodo estético permanece, além da possibilidade
de prejudicar a visão.

Glaucoma: é o aumento da pressão nos olhos, que, se não for tratado, pode levar à perda gradual e irreversível da visão. "Os fatores de risco para desenvolver
a doença são hipertensão, idade acima de 40 anos, diabetes, histórico familiar, raça negra, longo tratamento com esteroides e/ou altos graus de miopia",
de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Há a possibilidade de bebês nascerem com a doença. O tratamento consiste no uso de colírios. Ainda
há como alternativas o laser e a realização de cirurgias.

Leucocoria (reflexo pupilar branco): o exame do reflexo vermelho possibilita a identificação do problema, que é o reflexo branco da pupila. Em crianças
maiores, há a possibilidade de perceber o reflexo branco em fotos comuns. Pode ser sinal de tumor ou de retinopatia da prematuridade (alteração no crescimento
da retina), por exemplo. O tratamento depende da avaliação do oftalmologista e pode ser clínico, com laser ou cirurgia. Se não tratar precocemente, há
chances de levar à cegueira.

Olho saltado (exoftalmia e proptose): há alguns motivos que podem fazer com que o olho se projete para fora. Entre eles estão doenças da tireóide e tumores.
Se notar qualquer assimetria no tamanho e distância dos olhos, procure um médico. O tratamento consiste em solucionar os problemas que causaram os olhos
saltados. Em alguns casos, há a necessidade de cirurgia para corrigir também as suas posições.

Olho seco: pode estar associado a ametropias ou ao olho saltado, por exemplo, e consiste no ressecamento dos olhos, levando à vermelhidão e irritação crônica.
O tratamento é baseado, geralmente, no uso de lubrificantes oculares. Se não seguir as recomendações médicas, a pessoa pode desenvolver conjuntivite (inflamação na conjuntiva) e ceratite (inflamação da córnea).

Fonte: Terra – ABC da Saúde

ATENÇÃO: Lembramos que o Portal Vejam tem cunho apenas informativo, publicando notícias e artigos de outros autores, cuja fonte é sempre citada no final dos mesmos . Sendo assim, não temos autonomia para responder nenhuma das perguntas com dúvidas médicas. Salientamos que não nos responsabilizamos com as informações passadas por usuários através dos comentários e sugerimos que qualquer dúvida seja sanada diretamente com um oftalmologista.

Comentários

BOA NOITE OLA MEU NOME E

BOA NOITE
OLA MEU NOME E JANICE
TENHO UMA FILHA DE 03 ANOS E AS LAGRIMAS DELA TEM UM MAL CHEIRO O QUE PODE SER E E GRAVE

Fiz o enxame de vista e deu

Fiz o enxame de vista e deu miopia -0,75, não sindo nada, apenas vi com mais nitidez, a miopia pode aumentar se eu não usar o óculos?

olá quero saber porque meu

olá quero saber porque meu olho esquerdo esta irritado, tem uma pele amarelada, doi arde, queima, e o pior de todos e como se tivese um ar dentro do meu olho, alguém me ajudeee por favor ! agradeço !

estou com uma coceira nos

estou com uma coceira nos olho e pinicado oque pode ser isso

Boa noite ...ja faz algum

Boa noite ...ja faz algum tempo mha filha reclama qe vê bolinhas vermelhas ms qe logo elas somem.....Será qe pode ser grave...ela não tem problema na visão enxerga super bem.....o qe será qe pode ser?? Obrigada!!

Ola gostaria de saber o que

Ola gostaria de saber o que pode seer isso ,ultimamente tenho sentido muita dor nos olhos , principalmente quando estou assistindo e eles ficao bem vermelhos com qs veinhas bem vermelhas e a claridade me incomoda ! O que devo fazer?
Grato

Olá , meu olho direito do

Olá , meu olho direito do nada fica sem foco , embaça e volta .

hoje acordei com fisgada no

hoje acordei com fisgada no meu olho esquerdo vc pode me responder qual o motivo dessas fisgada.

Outro dia meus olhos

Outro dia meus olhos ficacaram muito nublados comecei a desesperar, a visão ficou fraca pensei q estava ficando cega ,depois de uns vinte minutos voltou ao normal ,mas logo veio uma dor de cabeça muito forte e hoje depois de uns quatro dias os cílios dos dois olhos ficam palpitando .Gostaria de saber o porque? (Obs:eu uso lentes pois sou míupe.

Oi tenho 9 anos vou fazer no

Oi tenho 9 anos vou fazer no més que vem 10 quando leio não consigo enxergar as letras direito.

ola meu nome e sidimar tenho

ola meu nome e sidimar tenho 24 anos eu tenhno um poblma na vista que ja tem 2 anos e umas manchinhas preta tipo uns pontinho ou emforma de um s e cada vez eta piorando mais alguem me ajude obrigado.

No meio a tantas perguntas,

No meio a tantas perguntas, queríamos mais urespostas!

Oi sera que alguém poderia me

Oi sera que alguém poderia me falar oque é isso que esta acontecendo comigo , ontem de ontem eu acordei com meu olho direito coçando , no outro dia ele incho e quando fecho com força ele doi sera que alguem saberia oque é isso desde ja agradeço pela gentileza ....

oie meu nome é

oie meu nome é Francielli.
Meu filho tem 5 anos, e com 8 meses descobri que ele tinha Estrabismo.
Ele usa oculos e tampão.
só que de uns dias pra cá, eu tiro foto dele, o olho esquerdo, esta saindo vermelho e as vezes brilhante, como de uma no escuro..
queria uma explicação pra saber o que é.
Espero sua resposta.
Obrigado.

Ola os meus olhos estão

Ola os meus olhos estão vermelhos e quando eu mecho a bolinha do olho, mudando de direção sinto uma dor o que pode ser ?

Olá! Meu noivo fez uma

Olá!
Meu noivo fez uma cirurgia a um mês pra tirar uma carne q o médico chegou a dizer q poderia ser um câncer, graças a Deus não é,e ele,meu noivo esta nervoso,antes da cirurgia o olho fechou depois q ele se submeteu a tirar a carne do olho o olho foi abrindo mais agr parou até a metade ... qnto tempo demora pra um olho voltar ao normal depois de uma cururgua tão delicada?

meu olho ta roxo e nao sofri

meu olho ta roxo e nao sofri nem um tipo de pancada e quando eu incosto doe , ta muito ruim

Estou preocupada com minha

Estou preocupada com minha filha de 9 anos ela usa quase 5 graus de miopia, astigmatismo e outros..... o que vem acontecendo com frequência é que o olho esquerdo, somente esse, pisca tanto e repuxa que ela fica tonta parece que sai do ar que está em outra dimensão, sei lá....quando acontece eu seguro ela e tento acalma-la até passar.
Quando perguntei o que ela sente, ela disse que fica tonta e dá uma sensação ruim mas que não sabe explicar. Quando ela dorme sonha muito, tem pesadelos e o olho pisca e repuxa muito e só para quando acordo ela.

Bom se puderem me esclarecer alguma coisa, eu agradeço. No momento estou marcando um Neurologista para ver se descobre alguma coisa.
Desde já obrigada.

oi! sintos meus olhos arderem

oi! sintos meus olhos arderem muito, principalmente quando eu choro q as vezes n consigo abrir-los, gostaria de saber se for possivel a verdadeira causa, aguardo anciosa a resposta, eu ja uso oculos desde dos meus 11 anos hoje já estou com 25, tenho miopia e astiguimatismos...

obg
Bruna Mayra
Nazaré da Mata/PE

boa noite , me chamo sabrina

boa noite , me chamo sabrina tenho 31 anos , ano passado operei calazio no meu olho esquerdo , à + ou - 4 meses o mesmo olho esta me incomodando , pois no canto externo parece ter alguma coisa que incomoda muito e a td momento fica produzindo pequeninas remelas suficientes para incomodar e irritar muitooo , gostaria de saber o que pode ser isso .
obrigada

Oi. eu tenho 15 anos e queria

Oi. eu tenho 15 anos e queria saber se isso é algum problema,quando eu estou na escola copiando matérias eu olho para o quadro e começo ver as palavras embaçadas,isso é um problema
?

Ola, queria deixar vc

Ola, queria deixar vc traquila e dizer a vc que isso nao e nada tao serio assim, talves se vc procurar um oftamologista ou seja um medico dos olhos e ele vai lhe reiceitar um oculos de correcao e seu problema pode ser resolvido. Deus lhe abencoe e espero ter sido util. Milha esposa passou pelo mesmo quando era crianca e ate reprovou de ano....

cara tenho a mesma idade que

cara tenho a mesma idade que vc creio q vc precise usar oculos pelo que entendi ai no que vc digitou mais sempre e bom consultar um ofitamologista eu uso oculos ate hoje cara

nao talvez seja so problema

nao talvez seja so problema de vista eu tbm tenho isso visite um doutor e veja se e um oculos comigo foi assim

olá meu nome é mayra tenho um

olá meu nome é mayra tenho um filho de 1 ano e 4 meses. ultimamente ele veim ficando commos olhos vermelhos na maioria das veses um só. ficam vermelhos e ele coça muito,e ão acordar sempre acorda com os olhos remelando. oque posso fazer? desde ja agradeço.

olá minha cabeça gesticula um

olá
minha cabeça gesticula um um não involuntário, eu sei que o problema é na visão mais não acho nada que me explique porque isso ocorre. e também gostaria de saber qual o nome dessa doença!
obrigado!

ja faz dois dias que o meu

ja faz dois dias que o meu olho direito arde e esta com um vermelho no canto e nao consigo ver nada dentro e o meu olho esquerdo esta normal nao sei o que fazer . fico no aquardando resposta obrigada

gostaria de um redorno por

gostaria de um redorno por que isso acontece.

ola tenho um sobrinho que

ola tenho um sobrinho que acordou normal com os olhos e depois ficou vesgo a palpebra esta viarda ja procuro o medico e deu uma pomada por que isto acontece,isto é muito grave.

oi,hoje estava no trabalho e

oi,hoje estava no trabalho e derrepente comecei a ver meio embaçado,distorcido,pensei q poderia ser uma tontura mas n perdi parte da visao esquerda tipo canto externo nao via do meio pra la por alguns minutos,apos o susto voltei a ver um pouco embaçado e meus olho estao inchado e meu olho direito parece q levou um soco !!!!!gostaria de saber o q poderia ser este sintoma repentino......

Tenho muita cosseira nos

Tenho muita cosseira nos olhos, mas o que mais me preoculpa, é com os olhos embasados, principalmente quando estou no sol, e a claridade me prejudica muito, o que devo fazer?

Ola me aconteceu o mesmo fui

Ola me aconteceu o mesmo fui logo na farmácia expliquei que tinha MTA comichão parece que tinha areia olhos e vermelhos e era inflação olhos passou me umas gotas e uma pomada senti logo matas melhorias na farmácia tem sempre farmaceuta que tem doutoramento de farmacêutica e pelos sintomas dizem logo o que e e tbm se axarem que devemos ir medico dizemos logo tenta

Olha eu não sou medico, mas

Olha eu não sou medico, mas sensão de embaçamento e sensibilidade a luz são sintomas de varias doenças nos olhos vê se ele fica avermelhado e vai no oftamologista porque embaçamento vermelhidão e sensibilidade a luz são sintomas típicos de toxoplasmose, mas vai lá só o médico vai te dizer exatamente o que pode ser

oi meu nome edimara sousa

oi meu nome edimara sousa estou com uma carne no olho e hoje eu acordei ela ta parecendo uma espina quando ta na hora de espreme o que eu tenho que fazer!!

quando eu olho para luz

quando eu olho para luz bem brilhante o farol de carro triplica a luz e so no olho direito

Olá , vejo as coisas

Olá , vejo as coisas chuviscando diariamente ( como tv , sendo que mais leve ) , vejo também umas manchinhas na minha vista quando foco a visão em algo próximo , as manchas tem forma de pontos ou maiores como um S . E tenho crises de tonturas as vezes , já fiz testes para labirintite deu negativo ! A pouco fiz uma ressonância magnética em que deu alguns vasinhos rompidos , fui ao neurologista e ele nada fez ! Estou a 10 anos com esse sintomas , alguém pode me ajudar?

ha 2 dias meu filho esta com

ha 2 dias meu filho esta com um dos olhos enflamados oque devo fazer

oi primeiro visite um

oi primeiro visite um oftamologista e veja o que tem que fazer ps isso e so um palpite eu tenho so 11 anos

Bom dia, durante o dia

Bom dia, durante o dia forma-se muita ramela nos meus dois olhos...como trabalho com pessoas isso é muito constrangedor. Isso já vem acontecendo a muito tempo, e gostaria de saber o que pode ser! Obrigado.

Oi meu filho de 6 anos tem

Oi meu filho de 6 anos tem uma macha preta por cima da iris nos dois olhos. Gostaria de saber o que é, a causa e como podemos curar. urgente

galera tenho uma resposta

galera tenho uma resposta ótima pra vcs.Procure um oftalmologista e tire suas dúvidas.

ola,douror...tenho 30

ola,douror...tenho 30 anos,desde quando ganhei meu bebe a 2 anos atras percebi que minha visa esta muito ruim,nao consigo ler nada sem ter que forçar as vistas,nao enxergo de perto ,nem de longe,somente embaçada,minhas vistas solta uma gosminha,tipo um catarrinho ,me ajude por favor,pois tenho 5 crianças pequenas para mim cuidar e nao tenho condiçoes de pagar particular ,sinto muita dor de cabeça.obrigada

Olha é melhor você ir no

Olha é melhor você ir no oftamologista e para de tentar forçar sua visão isso pode prejudicar mais. obs: não sou oftamologista

tenho 40 anos e derepente a

tenho 40 anos e derepente a pele da minha vista esquerda abaixo do olho ficou flacida. estou preocupado pois nao sei o que fazer esteticamente esta muito feio.

olá, por favor me ajudem eu

olá,
por favor me ajudem eu tenho 13 anos e meu olho sempre foi normal até os 12 anos,depois q eu emagreci perdi 14 kg,meu olho ficou mt fundo,parece até que levei soco nos dois olhos,passo base pra cobri mas não adianta,e na escola td mundo me zoa por causa disso se alguém pode me ajudar fico feliz :(

Oi Doutor,De uns dois para

Oi Doutor,De uns dois para ca,quando acordo sinto um peso nos olhos,passo uns cinco minutos com os olhos fechados,e as vezes sinto uma dor,fui a um oculista,fiz exames nao tenho glaucoma,pressao alto,o resultado normal.Porfavor me ajude.

Olá., tenho 12 anos, acho q

Olá., tenho 12 anos, acho q tenho problema na visão, minha visão para longe eh embaçada e de perto também, à alguns dias quando tento ler o q está no quadro fico com dor de cabeça, meus olhos estão cansados, e quando olho fixamente para alguma coisa minha vista embaça e é como se eu tivesse pulando mais sem tirar os olhos do objeto e eu fico meio tonta. Estava lendo em outros sites e me pareceu q eu tenho miopia e Hipermetropia. Me ajuda???

Tenho notado que meu olho

Tenho notado que meu olho direito está ficando maior que o esquerdo, também percebo um desvio para fora e muita difículdade de enxergar de longe. Oque pode estar acontecendo? Tem como corrigir este problema??

olá, meu filho me reclamou

olá, meu filho me reclamou que tem horas que enxerga as coisas muito longe, mesmo estando perto, e de repente fica perto denovo. Hoje nem consegui estudar por conta disso. obrigada

tenho um problema serio na

tenho um problema serio na visao a anos eu vejo um monte de bolinhas brancas e isso tem me prejudicado muito para exegar o que devo fazer me ajudem por favor e todo o mes tambem me da que a vista fica ebaralhada minha vida ficou muito ruim quando isso tambem apereceu isso tem cura me ajudar nao sei o que fazer mais dizem que e a sinusite mais para mim nao e isso me ajudem que eu vou agredecer muito chau

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
1 + 15 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6