EFEITOS COLATERAIS DOS COLÍRIOS

Dúvidas que se tornam cada vez mais constantes na comunidade do orkut – “Eu tenho glaucoma” – são referentes aos efeitos colaterais dos colírios que são utilizados para manter a PIO normalizada no tratamento do glaucoma. Muitas vezes, o pessoal não tem conhecimento de todos os efeitos colaterais que os colírios podem causar e quando sabem que esses efeitos são causados por eles, se contrariam com o tratamento. É sempre importante estar conversando com o oftalmo sobre esses efeitos e sobre o que pode ser feito para amenizá-los, porquê é muito mais coerente se adaptar aos colírios do que relaxar com o tratamento e ter piores consequências causadas pelo glaucoma.

O tratamento do glaucoma tem evoluido bastante nos últimos anos, inclusive com a inserção de novas drogas que são mais eficazes. O problema é que junto com elas vem novos efeitos colaterais. As estatísticas indicam que quase a metade dos pacientes fazem uso de dois ou mais colírios. Sendo assim, a indicação dos colírios e de suas associações, pelos oftalmologistas, são determinadas levando em conta esses dados e o caso clínico de cada indivíduo. Se os efeitos colaterais estão incomodando, o que se deve fazer é informar ao oftalmologista que o acompanha, e nunca pausar ou abandonar o tratamento. Pode ser que ele tente substituir por outros colírios similares, entretanto, o uso de outro colírio pode não ser tão eficaz quanto o primeiro, fazendo com que este volte a ser utilizado, por obter melhores resultados com a PIO. Nesse caso, é melhor se adaptar aos efeitos e tentar amenizá-los, afinal mais vale um olho avermelhado com a pálpebra levemente escurecida do que um olho que não enxerga.

Um artigo da revista Universo Visual diz o seguinte sobre o assunto:

“Os preservativos ou conservantes dos colírios antiglaucomatosos, geralmente o cloreto de benzalcônio, induzem alterações na superfície ocular. Estas alterações de origem inflamatória são responsáveis pela intolerância de muitos pacientes aos colírios hipotensores. Além dos efeitos locais, através da absorção conjuntival e da mucosa nasal, estes medicamentos podem atingir níveis séricos, ocasionando efeitos sistêmicos importantes.

Os efeitos colaterais das drogas antiglaucomatosas são uma das causas mais importantes de descontinuidade de tratamento. Patel et. al reportam que 68% dos pacientes que utilizaram dois colírios falharam na aderência ao tratamento do glaucoma. A politerapia implica geralmente em maior redução da pressão intra-ocular, mas também em efeitos colaterais locais e sistêmicos. Logo, minimizar os efeitos indesejáveis é fundamental para uma melhor adesão do paciente ao tratamento.”

Os efeitos colaterais dos principais colírios utilizados no tratamento do glaucoma são os seguintes:

ALFA-AGONISTAS - Tartarato de brimonidina

- Alphagan, Alphagan P, Combigan

Alergia
Prurido (sensação de coceira)
Olho Seco
Hiperemia (excesso de sangue na superfície dos olhos – olhos avermelhados)
Boca Seca
Sonolência

MIóTICOS

- Pilocarpina

Espasmo de acomodação (contração permanente do músculo ciliar)
Miose (contração permanente da pupila)
Hiperemia
Aumento da permeabilidade hemato-aquosa
Deslocamento de retina
Cistos irianos
Catarata

INIBIDORES Tópicos DE ANIDRASE CARBÔNICA – Brinzolamida / Dorzolamida

- Trusopt, Cosopt, Azopt

Ardência
Sensação de corpo estranho
Alergia
Ceratite (inflamação da córnea)
Visão turva
Lacrimejamento
Gosto amargo
Rinite/Faringite

BETABLOQUEADORES – Timolol, Betaxolol, Levobunolol, Metipranolol

- Timoptol, Timoptol XE, Nyolol, Betoptic, Betoptic S, Combigan, Cosopt,

Ardência
Alergia
Anestesia corneana
Ceratite
Diminuição lacrimal
Bradicardia (lentidão anormal da pulsação do coração)
Asma
Crises brônquicas
Fadiga
Sonolência
Depressão

DERIVADOS DE PROSTAGLANDINAS – Bimatoprosta, Latanoprosta, Travoprosta

- Lumigan, Xalatan, Travatan

Hiperemia
Hipertricose (crescimento excessivo de pelos ao redor dos olhos)
Pigmentação periocular (escurecimento da pigmentação ao redor dos olhos)
Pigmentação da íris
Ardência
Olho seco

Como amenizar os efeitos colaterais: http://www.vejam.com.br/node/47

Comunidade “Eu tenho glaucoma”: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=3540200

Universo Visual: www.universovisual.com.br

Comentários

Tenho Glaucoma e uso o

Tenho Glaucoma e uso o colírio alphagan z e em volta dos meus olhos está escurecendo. Alguém saberia me informar o que devo fazer?
Responda-me por e-mail por gentileza. elzeni_pereira@hotmail.com

Boa tarde, sou portador do

Boa tarde, sou portador do glaucoma, e uso dois colírios; xalacom e azopt, fornecido por um instituto privado, com o apoio do governo, mas a três meses o fornecimento foi bloqueado, e esses medicamentos são muito caros. Por favor, me ajudem. Onde eu consigo esses medicamentos gratis ou por um preço acessível?

Ola, Uso o colirio AZORGA e

Ola,
Uso o colirio AZORGA e sinto muita dor de cabeça tenho que usalo por 3 meses continuo, sara que e normal?
A dor e intença começa na regioa dos olhos e vai pra traz da cabeça pegando nuca . Istro e normal? E causado pelo colirio ja procurei a medica e ela disse que nao e por causa do colirio o que devo fazer? Sou secretaria e nao consigo olha as vezes tenho dificuldade para enchergar. Obrogada....

Bom dia,minha esposa uso o

Bom dia,minha esposa uso o DUO TRAVATAN para controle do glaucoma, alguem sabe se alem da distribuição com cadastro no alto custo existe outra forme de desconto para este medicamento.
Agradeço a ajuda.

Comprei o colírio Lumigan RC,

Comprei o colírio Lumigan RC, receitado pelo oftalo, mas, ao ler a bula, ainda não tive coragem de usá-lo.
Não estou interessada em cílios longos, mas, escurecimento da cor dos olhos, escurecimento de pele, escurecimento ao redor dos olhos, bradicardia, etc, etc.!!!.
Tenho a pele extremamente clara. Será que não inventaram colírio menos agressivo?
Acho que vou consultar outro especialista e só depois decidir.
Credo, que medo!!!!!!

Qual o nome do medico lá do

Qual o nome do medico lá do IMOL, por gentileza.

Porque vocês não consultam o

Porque vocês não consultam o laboratório fabricante de seu colírio, acho mais adequado do que ficar pedindo opinião de quem não sabe muito coisa. Que poderão induzí-lo ao erro.
Arlene/PE

Porque os laboratórios,

Porque os laboratórios, repetem, exatamente, o que consta da bula.
Alguns, poucos, fazem o cadastro do cliente para posterior contato, o que raramente acontece.

Amigos, não façam loucuras,

Amigos, não façam loucuras, trocando as medicações por conta própria ou usando outras fórmulas mágicas. Isso pode provocar, com o tempo, a piora da qualidade visual e o comprometimento do tratamento indicado pelos oftalmologista, que são realmente os que devem prescrever, trocar ou indicar outra forma de tratamento. Lembrem-se que um princípio ativo pode ter um bom resultado em um organismo e nem tanto a outros, assim como os efeitos colaterais que todos tem um pouco. Portanto, não se deve considerar que se faz bem ou mal para um indivíduo, será igual para os outros. Importante: consultem seus médicos, que estudaram e continuam estudando, justamente para tratar estas patologias. Abraços e feliz 2012 a todos.

pessoal tenho glaucoma. e so

pessoal tenho glaucoma. e so tenho uma coisa a dizer pra vcs. so melhorei tratando com adra regina cele. recomendo a todos vale
apena , ela so atende glaucoma sabe tudo disso. procure fazer uma consulta e e depois me contem... ela atende no cesmo oftalmologia no tatuapé em sp. vou deixar aqui o telefone9 01126710444

Olá, Descobri que tenho

Olá,

Descobri que tenho glaucoma.
Fui ao médico apesar de ter os campos visuais normais, tenho a pressão ocular mais elevada que o normal.
Foi-me receitado o Travatan, e gostaria de saber os efeitos que isto provoca, pois parece-me algo nada bom.
Alguem me pode informar acerca deste medicamento.

Obrigado

Olá, Não sou oftalmologista,

Olá,
Não sou oftalmologista, mas tenho um vasta experiencia com este problema.
Vou te passar todos os comentários que os médicos já me passaram.
Meu glaucoma foi descoberto a mais de 10 anos. No começo usava somente o Lumigan, que é um dos mais caros do mercado, ainda não existia outros compatíveis, com o tempo pedi a médica que me receitasse outro mais barato, este que você esta usando, a pressão ocular não baixou o suficiente, então tive que voltar para o lumigan, tentei outros colírios e continuei em vão. Voltando empre para o Lumigan.
Depois de usar por muitos anos, o Lumigan começou a irritar meus olhos, foi quando outra médica me passou 2 colírios diferentes, mas como não senti firmeza nesta nova médica, procurei outro, que me disse que eu estava usando o colírio errado, por isso meus olhos estavam ficando irritados, e me dando sono (pressão baixa- efeitos colaterais), foi quando surgiu o lumigan RC que me deu conforto, mas hoje tenho que usar 2 colírios Alphagan Z 2 x ao dia e o lumigan somente a noite.
Não troque seu medicamento por conta própria, não use o que os amigos ou a internet te sugere, você pode perder a visão caso não use o colíio correto.
Não esqueça nunca de usar o colírio, cada dia sem pingar, você perde um pequeno nervinho que pode te fazer com o tempo perder a visão.
Não sou rigorosa com o horário, mas não deixo de pingar nunca meus colírios, são como remédio de pressão, anticoncepcional, diabéticos, que devem ser tomados todos os dias, sem interrupção.
Se você achar que os medicamentos não estão te dando conforto, procure outro médico, outro, outro, até você realmente acertar com um. Nem todos os oftalmologistas são especialistas em glaucoma, todos os 3 que frequentei, fazem cirurgia então entendem mais a fundo.
Seja curiosa e pergunte os efeitos, o que acontece se não usar, se usar a mais, se trocar. Só assim você ficará confiante no que tem e ele deixará de ser um problema e passará a fazer parte de sua vida normalmente, como mascar um chicletes todos os dias.
Espero ter ajudado,
Abraços,

Essa foi a opiniao mais

Essa foi a opiniao mais sensata e correta de todo o forum. Também nao sou oftalmo mas padeco de glaucoma aproximadamente 10 anos. O paciente que nao se sentir bem ou tiver qualquer efeito colateral, deverá sempre conversar com seu médico. O glaucoma, como o cancer ou o diabetes, é uma doenca silenciosa e evolutiva. Nao se deve nunca desconsiderá-la. Aguardo em diversas listas de Universidades e Hospitais, como candidata a "cobaia", se houver uma perspectiva de cirurgia resoluta...

Boa noite. Uma informação...

Boa noite.
Uma informação... poderia informar em qual cidade vc mora? Gostaria da indicação dos seus oftalmologistas..

Obrigada.

A minha mãe usa esse remédio

A minha mãe usa esse remédio e o único efeito indesejado é que os olhos ficam avermelhados.

Minha mãe usa o colirio

Minha mãe usa o colirio Ganfort e reclama de dor no olho e que não consegue nem tocá-lo após o uso do colirio, seria isso normal?
Quais os sintomas do uso deste medicamento?

me indiquenm um bom colírio

me indiquenm um bom colírio

sim o nome do colirio que eu

sim o nome do colirio que eu te indico, é instituto tranjan, dellbone, ou qualquer coisa.. (ou especialista que lhe passe Segurança), nunca peça para colirio sem saber direito... filhão por causa de mau uso com corticóides. tenho que ficar esperto com meus nervinhos que não se regeneram...

O lumigam rc está me deixando

O lumigam rc está me deixando os olhos muito vermelhos,começei a usar ter 4 dias, isso ainda pode reverter?

Olá! Aos 29 anos descobri que

Olá! Aos 29 anos descobri que tinha glaucoma. Na verdade lembro que o meu exame de fundo de olho sempre deixava os oftalmos intrigados, antes de ser diagnosticado o glaucoma.
Nunca tive PIO alta. Antes de utilizar colírio a PIO era 15 e agora é 12. Meus campos de visão são normais. Minha córnea é mais espessa que o normal.
Agora estou com 34 anos e quero engravidar. Quais as opções de tratamento para uma gravidez segura? Não poderia parar com o colírio entre gravidez e amamentação e depois voltar a utilizá-lo?

Alguém engravidou tendo glaucoma e teria um testemunho de como fez?

Ola, tenho glaucoma desde o

Ola, tenho glaucoma desde o ano 2000, ja fui operada ao olho esquerdo pois a tensão ocular não descia, engravidei em 2004 minha filha nasceu em 2005 saudavel, nunca deixei de por os colirios
esclareça com o seu medico, o que me disseram é que são colirios não passa para o sangue

OLÁ, TENHO 48 ANOS E A UM ANO

OLÁ, TENHO 48 ANOS E A UM ANO FICOU CONSTATADO QUE TENHO GLAUCOMA, ALGUNS IRMÃOS MEUS JA TEM, POR ISSO GOSTARIA DE SABER SE O COLIRIO XALATAN QUE FOI PRESCRITO PELO OFTALMO, CAUSA TOSSE REPENTINA, COM SECREÇÃO BASTANTE SALGADA, INCOLOR...OLHOS LACRIMEJANTES, ACORDO COM O OLHO DIREITO BEM UMIDO, A TOSSE É INSUPORTÁVEL, CAUSANDO VÔMITOS...SE ALGUEM TIVER ESSES SINTOMAS ME RESPONDAM..OBRIGADA

olá,eu, não sinto sitomas de

olá,eu, não sinto sitomas de vômitos só fico com os olhos pouco avermelhados, mais o colirio xalatan sai do mercado estou usando outro

Em São Paulo, pode-se obter o

Em São Paulo, pode-se obter o o COLÍRIO TRAVATAN "gratuitamente".

Para tanto, é preciso se dirigir até o Pôsto de Saúde " MARIA ZÉLIA " FARMÁCIA DE ALTO CUSTO E, SOLICITAR UMA GUIA PARA PREENCHIMENTO, QUE SERÁ FEITO PELO SEU OFTALMOLOGISTA.

TERMO DE CONSENTIMENTO - ASSINADO PELO PACIENTE E MÉDICO.

NELE CONSTARÃO, NOME DO PRINCÍPIO ATIVO E APRESENTAÇÃO.

FORMA FARMACÊUTICA, POSOLOGIA E ESQUEMA.

CARIMBO E ASSINATURA.

ATENÇÃO: A RECEITA TEM VALIDADE DE " 30 " DIAS A PARTIR DA DATA.

OBS: AO FINAL DE CADA TRIMESTRE O PROCESSO DEVE SER RENOVADO.

EM CASO DE ALTERAÇÕES NA DOSE OU ESQUEMA TERAPÊUTICO É NECESSÁRIO UM RELATÓRIO MÉDICO JUSTIFICANDO AS ALTERAÇÕES.

O PACIENTE DEVE PROVIDENCIAR OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

UMA CÓPIA / XEROX COMUM, DO RG;

UMA CÓPIA / XEROX COMUM DO CPF ( NÃO OBRIGATÓRIO)

UMA CÓPIA / XEROX COMUM DO COMPROVANTE DE RESIDENCIA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

UMA CÓPIA / XEROX COMUM DO CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE - SUS;

MEDICAMENTOS QUE NECESSITAM DE EXAMES - RELAÇÃO ESPECÍFICA ANEXA.

PARA RECEBER GRATUITAMENTE OS MEDICAMENTOS NA PRÓPRIA RESIDÊNCIA SÃO NECESSÁRIOS OS SEGUINNTES DOCUMENTOS:

TERMO DE OPÇÃO DE ENTREGA EM CASA

RG

CPF

COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

03 RECEITAS ORIGINAIS

OBS: SE RESIDIR EM OUTRO MUNICÍPIO, SERÁ PRECISO IR RETIRAR O MEDICAMENTO NO LOCAL TODOS OS MÊSES.

INFORMAÇÕES GERAIS.

HORÁRIO DE DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS: segunda a sexta-feira das 07:00 às 17:00 horas

SÁBADO DAS 07:00 às 10:30 HS.

TELEFONES PARA CONTATO: 3583-1900 / 3583-1984 / 3584- 1859 / 3583- 1811 / 3583- 1996
3583- 1990

ENDERÊÇO:::: RUA JEQUITINHONHA, 360 - BELENZINHO, SÃO PAULO - SP

ESPERO TER SIDO ÚTIL.

HUMBERTO NERY.

Operei a catarata,foi

Operei a catarata,foi receitado dois colírios: Zypred e Maleato de Timonol,o Zypred 0,3% em grande quantidade.Passando 5 ou 6 dias comecei a ficar toda amarela,inclusivel a visão.Atacou todo sistema digestivo.Tenho que operar o outro olho,mas terá outros colírios menos agressivos? Gostaria de receber uma opinião.

Gostaria de receber esta

Gostaria de receber esta resposta com úrgencia,farei acirurgia no outro olho em seguida.
desde já, agradeço.

Preciso de uma resposta sobre

Preciso de uma resposta sobre meu comentário acima,pois preciso operar o outro olho e receio usar os mesmos colírios.Desde já, muito obrigada.

Oi GENTEEEEE algueeeem Usei o

Oi GENTEEEEE algueeeem
Usei o Xalatan muito tempo mas agora me deu alergia, agora vou usar Lumigan RC, alguem já usou, sabe se tem muitas reações adversas....

Obrigada

Eu uso, Tenho ardor nos olhos

Eu uso, Tenho ardor nos olhos e arranha como se tivesse areia. Tbem ao redor de meus olhos está escurecendo bem bomo meu pescoço não tem jeito jah usei varios produtos para clarear mas não deu resultado. Tenho dúvida se foi o colíro. Mas quando não usava estes colírio meu pescoço era normal.
Arlene/PE

Meus amigos, também carrego

Meus amigos, também carrego 'essa cruz', desde os 17 anos. E foram uma sucessão de vários colírios, até chegar em dois: o Travatan e o Tartarato de Brimonidina.
Meu medo é que meus olhos se adaptem aos citados colírios e eu devesse trocar por outros.
Pergunto: o cosopt e o azorga, têm a mesma eficácia desses dois?
Outra coisa: ganho pouco. Nem sempre sobra grana pra comprar os dois colírios que o médico receitou. Pergunto se algum desses substituiria ambos?
Obrigado.

Oi, não sou médica nem tão

Oi, não sou médica nem tão pouco sou muito entendida do assunto mas uso o cosopt deste meus 17, hoje tenho 27, com 24 o cosopt não bastava para baixar a PIO então passei a utilizar cosopt + Tartarato de Brimonidina, os dois caros affff, até que o Tartarato de Brimonidina me deu alergia, então passei a utilizar cosopt + xalatan, mais caro ainda e agora depois de 2 anos de xalatan ele me deu alergia, meus olhos ficam muuuuito vermelhos e trocaram pelo lumigan cr, vamos ver no que dá.
Mas é assim: o Travatan, Lumigan e xalatan baixam a PIO fazendo com que "esvazie" o humor e o cozopt, timolol e outros fazem reduzir este humor, então geralmente combinam estas estas drogas a fim de reduzir e eliminar o humor produzido....mais ou menos assim... então é dificil saber quando um colirio substitui o outro. O importante é, que se tu te adaptou com estes, siga com eles porque é um SACO quando dá alergia.
DICA: eu ligo para os laboratórios e ganho um cartão de desconto e pago metade do preço pelos colirios.

Att, Adriane

Tenho um filho de apenas 2

Tenho um filho de apenas 2 anos que nasceu com glaucoma congenito, ele faz tratamento no hospital das clinicas da cidade de salvador Bahia, já sofreu 7 intervencoes cirurgicas, atualmente ele faz uso do Cosopt, Travatam e Tartarato de Brimonidina, a presao continua irregular, a tempos sobe e normaliza, gostaria que alguem pudessse me ajudar com informacoes, se estou tratando meu filho de forma correta se conhesse alguma intervencao cirurgica eficaz para a saude visual do meu filhinho

Ola Gilberto, Tente levar seu

Ola Gilberto,

Tente levar seu filho no Hospital das Clinicas de São Paulo, meu pai trata o glaucoma lá. Os oftalmologistas de la são muito bons e dão colírios grátis.

Boa sorte. Abraços

Portador de marcapasso

Portador de marcapasso cardíaco pode usar o colírio maleato de timolol??
Grato.

pergunte pro oftalmo, é

pergunte pro oftalmo, é perigoso usar timolol sem prescrição médica... ele pode te dizer se é possivel.. (o timolol só me deixa coma vista seca)

Tenho 27 anos, e descobrí que

Tenho 27 anos, e descobrí que tenho glaucoma há menos de um ano...

Tenho ambliopia no olho direito, e 11,5 graus de miopia no olho esquerdo e 20 graus no olho direito.
Sempre usei lentes de contato, mas de um tempo para cá meu olho está muito seco e portanto não consigo usar minhas lentes... o problema é que com óculos enxergo pouco e tenho muita dificuldade em andar na rua e fazer as coisas normais do dia-a-dia.

Meu oftalmo me receitou BETOPTIC, o qual uso de 12 em 12 horas.. mas não tenho encontrado melhoras... tenho dores de cabeça constantes.. e minha pressão arterial que sempre foi normal está alterada... além disso tenho sentido muito sono...

Alguém usa BETOPTIC ???

Gostaria de saber se o

Gostaria de saber se o colírio lumigan pode ser utilizado para o crescimento da sobrancelha.
Desde já agradeço a atenção.

sou portador de glaucoma a

sou portador de glaucoma a mais de 30 anos e mal de familia ,pois na minha familia tem um montao de parentes com o mesmo problema. a mais ou menos uns 4 meses eu fiz o tratamento do limao e comecei com um limao e fui somando ate chegar a dez e logo fui baixando ate chegar a um ,foram muitos sucos que eu tomava em jejum logo ao levantar eram tantos os limoeis que tive que comprar uma maquina de tirar o suco do limao , no quinto dia ja eram 5 limoies potanto dez metades pois quando chegou a dez foram vinte metades que teria que espremer e se eu nao tivece comprado a maquina talvez teria desistido e perdido um tremendo beneficio que foi a melhor coisa que ja fiz ,pois alem de baixar a presao dos meus olhos a minha pele teve uma mudanca incrivel para melhor e claro .bem para encurtar o caso eu nao fiquei totalmente curado pois hoje fui ao medico a a presao estava em 21 e eu nao tenho dor alguma nos olhos .mas como medico tem sempre rasao ele receitou timolol maleate ophthalmic solution 0.5% .parace brincadeira de crianca pois ao ler a bula tem tanta contraindicacoeis que se eu nao morrer de glaucoma sertamenta este colirio ira me matar .
quer saber vou repetir o tratamento do limao mais uma vez e ja que nao pingo nada a 4 meses vou continuar sem pingar nada .NB.voce talves nao possa parar de pingar o colirio agora porem depois de 20 dias d tratamento com limao voce deve arriscar e depois de ums 4 meses tire a presao dos olhos outra vez ,e nao esqueca de colocar na agua que voce toma um pouco de magnesia cloridica e se voce for muito velho aproveite tambem para tomar um pouco de calcium e glocosamina NB: a magnecia cloridica faz a destribuicao do calcium ou seja tira onde tem demais e coloca onde esta faltando e se voce tomar ira facilitar o trabalho da magnecia cloridica .Astalavista e boa sorte de seu amigo desconhecido walter

acredito que o limão poderia

acredito que o limão poderia se usar junto porque é um alimento e não prejudicará em nada o tratamento com remédios, também cada caso é um , há pessoas que não aguentam tomar limão, assim sempre deveria ser acompanhado por um médico. não acredito em pessoas fechadas que dizem "não" sem mesmo saber explicar, pode ser profissional ou leigo, acredito na experiência CONTINUA, no caso em medicina se vc vai fazer experiências só pôde com vc mesmo pois com os outros é proibido. Porém achei belíssima sua experiência e acredito que tem tudo pra dar certo, continue com suas experiências pessoais sem recomendar a outros pois isto caracteriza erro . Eu estou fazendo o mesmo comigo mesmo há muitos anos que tomo limão, ele é rico em vit c que faz parte da célula , e é antibiótico antural, claro que deve ter conceitos de saúde puros em tudo , nãso beber , não fumar , meditação, filosofia é muito importante, exercícios principalmente, ai vc terá certamente resultados belos

Não sigam esta orientação

Não sigam esta orientação !
Prezado,
Perdoe-me pela sinceridade, mas acho extremamente irresponsavel a sua sugestão de que as pessoas deixem de usar os seus colírios para usarem limão. Conheço casos de várias pessoas com glaucoma, que em pouco tempo perderam a visão. Suspenderam a medicação por um ou outro motivo e depois amargaram profundamente tal decisão. Por isso, inisisto, NÃO SUSPENDAM SEUS COLÍRIOS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA. Prezem seus olhos.
Abs, Flávio

Nããããoo!!!

Nããããoo!!!

claro que nãoooooo

claro que nãoooooo imbecil....... tenta fermento.

Gostaria de dizer que "não",

Gostaria de dizer que "não", apenas, não é resposta. Há estudos que dizem que pode sim crescer cílios e sobrancelhas, porem desconheço sua comprovação.
E que "imbecil" é aquele "mal educado" que acha que nasceu sabendo tudo.
Att.

tenho 17 anos, e to com

tenho 17 anos, e to com suspeita de glaucoma mais ninguem na minha familia tem ... fiz os exames e o nervo deu um poco alterado e a pressao intra ocular no limite. A medica receito o maleato de timolol 0.5%. Tem mts efeitos colaterais, queria saber suas proporçoes e os que mais acotecem. Vi varias como AVC, Parada Cardiaca, Tosse, Insuficiencia Cardiaca, queda de pressao e varios outros e to com muito medo.

Pequena! Tenho 30 anos e

Pequena! Tenho 30 anos e começei a usar o mateato de timolo 0,5% a 02 meses, pois apresento PIO "Pressão IntraOcular" alta, não cheguei a desenvolver o glaucoma e tambem não tenho histórico de ninguém na família com Glaucoma ou PIO alta. Até o momento não tive nenhum efeito colateral com o tratamento. Aconselho a manter o tratamento. Dentre os medicamentos que pesquisei, até momento, este é o que apresentou menores riscos. O oftalmo me orientou que estes efeitos tem maior probabilidade de ocorrer quando associados a fatores de risco como Glicemia alta, pressão arterial alterada, dentre outros do gênero. Qualquer tipo de alteração adversa que venha a sentir, procure seu oftalmo para melhores esclarecimento.

querida, faço uso do timolol

querida, faço uso do timolol há 4 meses e não tive nenhum efeito colateral, graças a Deus. Tenho 60 anos e somente agora descobri que estou com glaucoma. Por favor leve o seu tratamento à sério, porque glaucoma dá cegueira e tenho uma irmâ que luta com essa doença há mais de 30 anos; hoje ela é cega de um olho e já fez várias cirurgias. Useo o colírio sem receio.e consulte sua médica todo mês. Você é muito jovem e não sabe talvez, da gravidade desta doença. É uma doença genética que talvez seus avós tiveram e não sabiam... o colírio controla a pressão ocular. Um abraço!

Venho realizando exames para

Venho realizando exames para diagnosticar se realmente tenho glaucoma e na ultima consulta a doutora explicou que nao da para dizer com certeza se tenho esta doenca! Porem jah deixou claro que eh preciso tratar usando colirio para tal. Mencionou os efeitos colaterais que podera ocorrer e nao necessariamente irei te-los, mas estou com muito medo , pois em minha familia desconheco casos como este! Bom , sempre eh bom ter a segunda opiniao ! Poderia me informar o nome do seu medico? grata

Geeente, entrei na net para

Geeente, entrei na net para saber informações sobre o COMBIGAN, é o único remédio que utilizo, liguei p o oftamologista para avisar que minha pressão normal estava caindo toda vez que colocava o colírio nos olhos, e a secretária dele informou que não tinha nada ver!
Geralmente colocava às 10:00h da manhã e 22:00h, ou seja, estava passando mal direeeto no trabalho pela manhã sentindo fadiga, pressão baixa e depressão.
É a segunda vez que venho procurar ajuda através da net, pois é chato ficar sentindo efeitos colaterais sem ter uma orientação médica adequada
Estou sem comer direito e já emagreci 3kg por todos os sintomas que o COMBIGAN me faz passar e graças a net vejo que o problema está nele.

Será que todos os colírios causam esses efeitos colaterais?
Alguém pode me responder?

Desde já, obrigada.

este colírio Combigam cotém

este colírio Combigam cotém tartarato de Brimonindina e é justamente esta substância que causa todos esses efeitos colaterais, peça para o seu médico para mudar para o Azorga, praticamente efeito colateral zero.

Não sei se chega a dar

Não sei se chega a dar pressão baixa, mas esses efeitos estão mais próximos do timolol... o combigan é uma combinação do timolol com o tartarato de brimonidina... se seu oftalmo não tá te agradando, procura logo uma segunda opinião, de prpreferencia um especialista em glaucoma... abs

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
9 + 9 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6