EFEITOS COLATERAIS DOS COLÍRIOS

Dúvidas que se tornam cada vez mais constantes na comunidade do orkut – “Eu tenho glaucoma” – são referentes aos efeitos colaterais dos colírios que são utilizados para manter a PIO normalizada no tratamento do glaucoma. Muitas vezes, o pessoal não tem conhecimento de todos os efeitos colaterais que os colírios podem causar e quando sabem que esses efeitos são causados por eles, se contrariam com o tratamento. É sempre importante estar conversando com o oftalmo sobre esses efeitos e sobre o que pode ser feito para amenizá-los, porquê é muito mais coerente se adaptar aos colírios do que relaxar com o tratamento e ter piores consequências causadas pelo glaucoma.

O tratamento do glaucoma tem evoluido bastante nos últimos anos, inclusive com a inserção de novas drogas que são mais eficazes. O problema é que junto com elas vem novos efeitos colaterais. As estatísticas indicam que quase a metade dos pacientes fazem uso de dois ou mais colírios. Sendo assim, a indicação dos colírios e de suas associações, pelos oftalmologistas, são determinadas levando em conta esses dados e o caso clínico de cada indivíduo. Se os efeitos colaterais estão incomodando, o que se deve fazer é informar ao oftalmologista que o acompanha, e nunca pausar ou abandonar o tratamento. Pode ser que ele tente substituir por outros colírios similares, entretanto, o uso de outro colírio pode não ser tão eficaz quanto o primeiro, fazendo com que este volte a ser utilizado, por obter melhores resultados com a PIO. Nesse caso, é melhor se adaptar aos efeitos e tentar amenizá-los, afinal mais vale um olho avermelhado com a pálpebra levemente escurecida do que um olho que não enxerga.

Um artigo da revista Universo Visual diz o seguinte sobre o assunto:

“Os preservativos ou conservantes dos colírios antiglaucomatosos, geralmente o cloreto de benzalcônio, induzem alterações na superfície ocular. Estas alterações de origem inflamatória são responsáveis pela intolerância de muitos pacientes aos colírios hipotensores. Além dos efeitos locais, através da absorção conjuntival e da mucosa nasal, estes medicamentos podem atingir níveis séricos, ocasionando efeitos sistêmicos importantes.

Os efeitos colaterais das drogas antiglaucomatosas são uma das causas mais importantes de descontinuidade de tratamento. Patel et. al reportam que 68% dos pacientes que utilizaram dois colírios falharam na aderência ao tratamento do glaucoma. A politerapia implica geralmente em maior redução da pressão intra-ocular, mas também em efeitos colaterais locais e sistêmicos. Logo, minimizar os efeitos indesejáveis é fundamental para uma melhor adesão do paciente ao tratamento.”

Os efeitos colaterais dos principais colírios utilizados no tratamento do glaucoma são os seguintes:

ALFA-AGONISTAS - Tartarato de brimonidina

- Alphagan, Alphagan P, Combigan

Alergia
Prurido (sensação de coceira)
Olho Seco
Hiperemia (excesso de sangue na superfície dos olhos – olhos avermelhados)
Boca Seca
Sonolência

MIóTICOS

- Pilocarpina

Espasmo de acomodação (contração permanente do músculo ciliar)
Miose (contração permanente da pupila)
Hiperemia
Aumento da permeabilidade hemato-aquosa
Deslocamento de retina
Cistos irianos
Catarata

INIBIDORES Tópicos DE ANIDRASE CARBÔNICA – Brinzolamida / Dorzolamida

- Trusopt, Cosopt, Azopt

Ardência
Sensação de corpo estranho
Alergia
Ceratite (inflamação da córnea)
Visão turva
Lacrimejamento
Gosto amargo
Rinite/Faringite

BETABLOQUEADORES – Timolol, Betaxolol, Levobunolol, Metipranolol

- Timoptol, Timoptol XE, Nyolol, Betoptic, Betoptic S, Combigan, Cosopt,

Ardência
Alergia
Anestesia corneana
Ceratite
Diminuição lacrimal
Bradicardia (lentidão anormal da pulsação do coração)
Asma
Crises brônquicas
Fadiga
Sonolência
Depressão

DERIVADOS DE PROSTAGLANDINAS – Bimatoprosta, Latanoprosta, Travoprosta

- Lumigan, Xalatan, Travatan

Hiperemia
Hipertricose (crescimento excessivo de pelos ao redor dos olhos)
Pigmentação periocular (escurecimento da pigmentação ao redor dos olhos)
Pigmentação da íris
Ardência
Olho seco

Como amenizar os efeitos colaterais: http://www.vejam.com.br/node/47

Comunidade “Eu tenho glaucoma”: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=3540200

Universo Visual: www.universovisual.com.br

Comentários

Fui diagnosticada com

Fui diagnosticada com glaucoma - processo escavação - 0,6x0,6 mas~a pressão ocular está normal (12 no OD e 11 no OE), Como trata-se glaucoma com pressão ocular normal?

Meu filho de 23 anos foi

Meu filho de 23 anos foi diagnosticado com glaucoma sendo que o oftalmologista sem conversar ou perguntar se ele possuía alguma doença pré existente receitou o timolol sendo que esse medicamento não é contra indicado para quem tem doença respiratória ,meu filho nasceu com bronquite asmática ;não sei o que fazer pôs como somos usuarios do SUS a próxima consulta só será daqui a 5 meses fico em um impasse pôs não tenho como conseguir outra consulta e não tem como ele usar o tal medicamento.

Qual e a pressao considerada

Qual e a pressao considerada normal para o olho?

Segundo meu amigo

Segundo meu amigo oftalmologista é 14 (máximo) . Dai para baixo é cuidar com boa alimentação e pouca luminosidade (tv e computadores). Hoje tá muito comum o uso de smartphones com telas de led. O uso em excesso não é recomendado.

ola bom dia estou usando os

ola bom dia estou usando os dois colírio glaucotrat e tartarato de brimonidina, os efeito colaterais dele e mau estar e sonolência, a pergunta e estes sintomas vai passar ou os mesmo pode trazer prejuízo a saúde.

Não passam e cada colírio tem

Não passam e cada colírio tem seus efeitos colaterais, cada um pior do que o outro. Eu estava usando o xalatan e estava mexendo com os batimentos cardíacos, com a pressão arterial, ( Baixa) , Mal estar, dores nas costas, arritmias, e outros...pedi o méddico e ele trocou por um mais fraco, o cloridrato de dorzolamida, mais os efeitos colaterais são piores...Só Deus.

Faco uso de Azorga 1 gota 2

Faco uso de Azorga 1 gota 2 vezes ao dia, ha 3 anos. No entanto, o médico digeriu que eu passe a pingar apenas 1 gota por dia, visto estar com 14 de pressão ocular, durante 3 meses, até a próxima consulta
Estou muito insegura, uma vez que a especialidade desse médico é retina(sofri descolamento no olho direito há 4 meses) A consulta com o especialista em glaucoma ainda demora um mes. POSSO USAR -DURANTE UM MÊS -APENAS UMA GOTA DE AZORGA 1 vez ao dia, até a consultá com o especialista rm glaucoma?
Muito obrigada. Aguardo retorno. Abraços

Ola, boa tarde há mais ou

Ola, boa tarde há mais ou menos um ano atrás descobrir que tinha a pressão do olho alta(glucoma),o oftalmologista receitou o MALEATO DE TIMOLOL,ultimamente sinto falta de ar,e o coração acelerado e raramente uma dor no peito.estou preocupada,tenho vontade de parar de usar esse colirio,mas a vista me preocupa tambem,alguem ja sentiu isso,o que fazer?

Olá Meiriane, eu também faço

Olá Meiriane, eu também faço uso de Maleato de Timolol e sinto as mesmas coisas que você desde que a dosagem foi aumentada para 0,5. O oftalmo me receitou Azopt, mas estou com receio de usar, pois lendo a bula vi que ele tem uma certa radiação, vou pedir pra passar outro. E você, conseguiu se adaptar ou trocou de medicamento?

Melhoras.

Os colirios vigamox é o

Os colirios vigamox é o mesmo ddeZypred

Oi pinguei uma gota do

Oi pinguei uma gota do colírio claril na minha filha de 3 anos mais depois eu vi q não pode usar em crianças menores de 6 anos mais foi so uma gota uma vez pode prejudicar a visão dela ou fazer mal?

Alguém já fez laser no olho

Alguém já fez laser no olho por ter glaucoma ? Minha médica disse que tenho o ângulo meio fechado e por isso a pressão aumenta....sabem se tem que anestesiar com agulha para fazer o layser? Uma senhora que fez cirurgia a laser para catarata disse que tem que tirar o olho pra fora e verdade? Para glaucoma de ângulo fechado também é assim?

estou com muito medo descobri

estou com muito medo descobri a seis meses que estou com a pressão ocular alta 28 já usei dois colírios e não fez efeito estou usando dois juntos estou com medo de nenhum fazer efeito

Descobri que tenho pressão

Descobri que tenho pressão alta a 7 meses mas já usei timolol e não adiantou usei o xalatam abaixou um pouco mas nai foi suficiente agira estou no xalatam com azopt ,estou com medo se não abaixar, alguém já passou por isso.

Oi, o melhor para mim foi o

Oi, o melhor para mim foi o cosopt. Caso não reduza de jeito nenhum existem procedimentos cirurgicos que regulam a pressão ocular. Consulte um especialista.

Olá, Boa Tarde! Eu tenho 15

Olá, Boa Tarde!
Eu tenho 15 anos sou usuário da maconha e meu olhos ficam bastante vermelhos e eu uso o colírio NEO BRASIL dizem que deixa cego é verdade ? ?

Continue fumando seus olhos

Continue fumando seus olhos vai explodir e ninguém sentirá falta de vc ! Pode ter certeza disso pois vc não é nada é apenas uma drogada !!alguns associam a um verme ! Agora se quiser sair dessa procure ajuda e ai seus olhos ficarão lindos e normais

mas é uma porta para outras

mas é uma porta para outras drogas, se vc se sente ansioso e quer relaxar procure uma atividade física, um esporte, senão daqui a um tempo vc será mais um nas ruas, na mão dos traficantes e pedindo um trocadinho. E o pior é que a família até poderá tentar lhe ajudar, mas sem a sua vontade toda a ajuda será em vão. Vc é responsável por vc mesmo e o seu corpo, não tente jogar esta responsabilidade para os seus pais ou amigos. Cuide-se !!!

Passei muito colírio quando

Passei muito colírio quando tive conjuntivite e agora não para de sair água do meu olho ! E agora o que eu faço?

O que pode acontecer se uma

O que pode acontecer se uma pessoa que não tem glaucoma usar um colírio para esse problema, como o bimatoprosta por exemplo? Eu só consegui encontrar os problemas que a pressão ocular alta causa. O que acontece se eu tiver pressão ocular baixa?
Me responde por favor, é bem importante!!

Este mês descobri que minha

Este mês descobri que minha filha tem pressão na vista, o oftalmo disse que ela não tem glaucoma, mas passou o colírio alphagam z, uma gota em cada vista antes de dormir.
Ainda, ela não reclamou de nada.
Mas, como mãe estou com medo dessa nova situação.

meu marido usa cyclocort e

meu marido usa cyclocort e esta sentindo que sua vista esta ficando escura e ofusca e reaçao do colirio

Tens que consultar

Tens que consultar urgentemente um oftalmologista. O uso indiscriminado de colírio com corticoide (no caso o cylocort) provoca glaucoma podendo levar a perda de visão irreversível.

Tenho Glaucoma e uso o

Tenho Glaucoma e uso o colírio alphagan z e em volta dos meus olhos está escurecendo. Alguém saberia me informar o que devo fazer?
Responda-me por e-mail por gentileza. elzeni_pereira@hotmail.com

Boa tarde, sou portador do

Boa tarde, sou portador do glaucoma, e uso dois colírios; xalacom e azopt, fornecido por um instituto privado, com o apoio do governo, mas a três meses o fornecimento foi bloqueado, e esses medicamentos são muito caros. Por favor, me ajudem. Onde eu consigo esses medicamentos gratis ou por um preço acessível?

Ola, Uso o colirio AZORGA e

Ola,
Uso o colirio AZORGA e sinto muita dor de cabeça tenho que usalo por 3 meses continuo, sara que e normal?
A dor e intença começa na regioa dos olhos e vai pra traz da cabeça pegando nuca . Istro e normal? E causado pelo colirio ja procurei a medica e ela disse que nao e por causa do colirio o que devo fazer? Sou secretaria e nao consigo olha as vezes tenho dificuldade para enchergar. Obrogada....

eu usei o LUMIGAM e foi isso

eu usei o LUMIGAM e foi isso mesmo que aconteceu, peça para trocar de colírio. Por incrível que pareça estou usando atualmente o Azorga e fora a secura, sensação de algo estranho nos olhos estou melhor com ele. Cuidado para não pingar mais de uma gota pois esses colírios são muito fortes e sempre tem reação, minha teoria é que às vezes o pingo demora a cair e nós acabamos apertando a embalagem, e daí sai mais que o pingo necessário. Eu estou usando um colírio para umedecer, o ARTELAC, pois também trabalho digitando, eu uso uma meia hora antes do AZORGA

Bom dia,minha esposa uso o

Bom dia,minha esposa uso o DUO TRAVATAN para controle do glaucoma, alguem sabe se alem da distribuição com cadastro no alto custo existe outra forme de desconto para este medicamento.
Agradeço a ajuda.

Comprei o colírio Lumigan RC,

Comprei o colírio Lumigan RC, receitado pelo oftalo, mas, ao ler a bula, ainda não tive coragem de usá-lo.
Não estou interessada em cílios longos, mas, escurecimento da cor dos olhos, escurecimento de pele, escurecimento ao redor dos olhos, bradicardia, etc, etc.!!!.
Tenho a pele extremamente clara. Será que não inventaram colírio menos agressivo?
Acho que vou consultar outro especialista e só depois decidir.
Credo, que medo!!!!!!

Isso! Não use e fique cega

Isso! Não use e fique cega LOUCA IRRESPONSÁVEL, dá mais valor à aparência do que à visão, ficará uma cega linda, babaca.

Qual o nome do medico lá do

Qual o nome do medico lá do IMOL, por gentileza.

Porque vocês não consultam o

Porque vocês não consultam o laboratório fabricante de seu colírio, acho mais adequado do que ficar pedindo opinião de quem não sabe muito coisa. Que poderão induzí-lo ao erro.
Arlene/PE

Porque os laboratórios,

Porque os laboratórios, repetem, exatamente, o que consta da bula.
Alguns, poucos, fazem o cadastro do cliente para posterior contato, o que raramente acontece.

Amigos, não façam loucuras,

Amigos, não façam loucuras, trocando as medicações por conta própria ou usando outras fórmulas mágicas. Isso pode provocar, com o tempo, a piora da qualidade visual e o comprometimento do tratamento indicado pelos oftalmologista, que são realmente os que devem prescrever, trocar ou indicar outra forma de tratamento. Lembrem-se que um princípio ativo pode ter um bom resultado em um organismo e nem tanto a outros, assim como os efeitos colaterais que todos tem um pouco. Portanto, não se deve considerar que se faz bem ou mal para um indivíduo, será igual para os outros. Importante: consultem seus médicos, que estudaram e continuam estudando, justamente para tratar estas patologias. Abraços e feliz 2012 a todos.

pessoal tenho glaucoma. e so

pessoal tenho glaucoma. e so tenho uma coisa a dizer pra vcs. so melhorei tratando com adra regina cele. recomendo a todos vale
apena , ela so atende glaucoma sabe tudo disso. procure fazer uma consulta e e depois me contem... ela atende no cesmo oftalmologia no tatuapé em sp. vou deixar aqui o telefone9 01126710444

Olá, Descobri que tenho

Olá,

Descobri que tenho glaucoma.
Fui ao médico apesar de ter os campos visuais normais, tenho a pressão ocular mais elevada que o normal.
Foi-me receitado o Travatan, e gostaria de saber os efeitos que isto provoca, pois parece-me algo nada bom.
Alguem me pode informar acerca deste medicamento.

Obrigado

Olá, Não sou oftalmologista,

Olá,
Não sou oftalmologista, mas tenho um vasta experiencia com este problema.
Vou te passar todos os comentários que os médicos já me passaram.
Meu glaucoma foi descoberto a mais de 10 anos. No começo usava somente o Lumigan, que é um dos mais caros do mercado, ainda não existia outros compatíveis, com o tempo pedi a médica que me receitasse outro mais barato, este que você esta usando, a pressão ocular não baixou o suficiente, então tive que voltar para o lumigan, tentei outros colírios e continuei em vão. Voltando empre para o Lumigan.
Depois de usar por muitos anos, o Lumigan começou a irritar meus olhos, foi quando outra médica me passou 2 colírios diferentes, mas como não senti firmeza nesta nova médica, procurei outro, que me disse que eu estava usando o colírio errado, por isso meus olhos estavam ficando irritados, e me dando sono (pressão baixa- efeitos colaterais), foi quando surgiu o lumigan RC que me deu conforto, mas hoje tenho que usar 2 colírios Alphagan Z 2 x ao dia e o lumigan somente a noite.
Não troque seu medicamento por conta própria, não use o que os amigos ou a internet te sugere, você pode perder a visão caso não use o colíio correto.
Não esqueça nunca de usar o colírio, cada dia sem pingar, você perde um pequeno nervinho que pode te fazer com o tempo perder a visão.
Não sou rigorosa com o horário, mas não deixo de pingar nunca meus colírios, são como remédio de pressão, anticoncepcional, diabéticos, que devem ser tomados todos os dias, sem interrupção.
Se você achar que os medicamentos não estão te dando conforto, procure outro médico, outro, outro, até você realmente acertar com um. Nem todos os oftalmologistas são especialistas em glaucoma, todos os 3 que frequentei, fazem cirurgia então entendem mais a fundo.
Seja curiosa e pergunte os efeitos, o que acontece se não usar, se usar a mais, se trocar. Só assim você ficará confiante no que tem e ele deixará de ser um problema e passará a fazer parte de sua vida normalmente, como mascar um chicletes todos os dias.
Espero ter ajudado,
Abraços,

Gostaria de saber de você

Gostaria de saber de você quantos colírio deve que usar para chegar à pressão desejada pois estou no terceiro e estou com medo

Essa foi a opiniao mais

Essa foi a opiniao mais sensata e correta de todo o forum. Também nao sou oftalmo mas padeco de glaucoma aproximadamente 10 anos. O paciente que nao se sentir bem ou tiver qualquer efeito colateral, deverá sempre conversar com seu médico. O glaucoma, como o cancer ou o diabetes, é uma doenca silenciosa e evolutiva. Nao se deve nunca desconsiderá-la. Aguardo em diversas listas de Universidades e Hospitais, como candidata a "cobaia", se houver uma perspectiva de cirurgia resoluta...

Boa noite. Uma informação...

Boa noite.
Uma informação... poderia informar em qual cidade vc mora? Gostaria da indicação dos seus oftalmologistas..

Obrigada.

A minha mãe usa esse remédio

A minha mãe usa esse remédio e o único efeito indesejado é que os olhos ficam avermelhados.

Minha mãe usa o colirio

Minha mãe usa o colirio Ganfort e reclama de dor no olho e que não consegue nem tocá-lo após o uso do colirio, seria isso normal?
Quais os sintomas do uso deste medicamento?

me indiquenm um bom colírio

me indiquenm um bom colírio

sim o nome do colirio que eu

sim o nome do colirio que eu te indico, é instituto tranjan, dellbone, ou qualquer coisa.. (ou especialista que lhe passe Segurança), nunca peça para colirio sem saber direito... filhão por causa de mau uso com corticóides. tenho que ficar esperto com meus nervinhos que não se regeneram...

O lumigam rc está me deixando

O lumigam rc está me deixando os olhos muito vermelhos,começei a usar ter 4 dias, isso ainda pode reverter?

Olá! Aos 29 anos descobri que

Olá! Aos 29 anos descobri que tinha glaucoma. Na verdade lembro que o meu exame de fundo de olho sempre deixava os oftalmos intrigados, antes de ser diagnosticado o glaucoma.
Nunca tive PIO alta. Antes de utilizar colírio a PIO era 15 e agora é 12. Meus campos de visão são normais. Minha córnea é mais espessa que o normal.
Agora estou com 34 anos e quero engravidar. Quais as opções de tratamento para uma gravidez segura? Não poderia parar com o colírio entre gravidez e amamentação e depois voltar a utilizá-lo?

Alguém engravidou tendo glaucoma e teria um testemunho de como fez?

Ola, tenho glaucoma desde o

Ola, tenho glaucoma desde o ano 2000, ja fui operada ao olho esquerdo pois a tensão ocular não descia, engravidei em 2004 minha filha nasceu em 2005 saudavel, nunca deixei de por os colirios
esclareça com o seu medico, o que me disseram é que são colirios não passa para o sangue

OLÁ, TENHO 48 ANOS E A UM ANO

OLÁ, TENHO 48 ANOS E A UM ANO FICOU CONSTATADO QUE TENHO GLAUCOMA, ALGUNS IRMÃOS MEUS JA TEM, POR ISSO GOSTARIA DE SABER SE O COLIRIO XALATAN QUE FOI PRESCRITO PELO OFTALMO, CAUSA TOSSE REPENTINA, COM SECREÇÃO BASTANTE SALGADA, INCOLOR...OLHOS LACRIMEJANTES, ACORDO COM O OLHO DIREITO BEM UMIDO, A TOSSE É INSUPORTÁVEL, CAUSANDO VÔMITOS...SE ALGUEM TIVER ESSES SINTOMAS ME RESPONDAM..OBRIGADA

olá,eu, não sinto sitomas de

olá,eu, não sinto sitomas de vômitos só fico com os olhos pouco avermelhados, mais o colirio xalatan sai do mercado estou usando outro

Em São Paulo, pode-se obter o

Em São Paulo, pode-se obter o o COLÍRIO TRAVATAN "gratuitamente".

Para tanto, é preciso se dirigir até o Pôsto de Saúde " MARIA ZÉLIA " FARMÁCIA DE ALTO CUSTO E, SOLICITAR UMA GUIA PARA PREENCHIMENTO, QUE SERÁ FEITO PELO SEU OFTALMOLOGISTA.

TERMO DE CONSENTIMENTO - ASSINADO PELO PACIENTE E MÉDICO.

NELE CONSTARÃO, NOME DO PRINCÍPIO ATIVO E APRESENTAÇÃO.

FORMA FARMACÊUTICA, POSOLOGIA E ESQUEMA.

CARIMBO E ASSINATURA.

ATENÇÃO: A RECEITA TEM VALIDADE DE " 30 " DIAS A PARTIR DA DATA.

OBS: AO FINAL DE CADA TRIMESTRE O PROCESSO DEVE SER RENOVADO.

EM CASO DE ALTERAÇÕES NA DOSE OU ESQUEMA TERAPÊUTICO É NECESSÁRIO UM RELATÓRIO MÉDICO JUSTIFICANDO AS ALTERAÇÕES.

O PACIENTE DEVE PROVIDENCIAR OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

UMA CÓPIA / XEROX COMUM, DO RG;

UMA CÓPIA / XEROX COMUM DO CPF ( NÃO OBRIGATÓRIO)

UMA CÓPIA / XEROX COMUM DO COMPROVANTE DE RESIDENCIA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

UMA CÓPIA / XEROX COMUM DO CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE - SUS;

MEDICAMENTOS QUE NECESSITAM DE EXAMES - RELAÇÃO ESPECÍFICA ANEXA.

PARA RECEBER GRATUITAMENTE OS MEDICAMENTOS NA PRÓPRIA RESIDÊNCIA SÃO NECESSÁRIOS OS SEGUINNTES DOCUMENTOS:

TERMO DE OPÇÃO DE ENTREGA EM CASA

RG

CPF

COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

03 RECEITAS ORIGINAIS

OBS: SE RESIDIR EM OUTRO MUNICÍPIO, SERÁ PRECISO IR RETIRAR O MEDICAMENTO NO LOCAL TODOS OS MÊSES.

INFORMAÇÕES GERAIS.

HORÁRIO DE DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS: segunda a sexta-feira das 07:00 às 17:00 horas

SÁBADO DAS 07:00 às 10:30 HS.

TELEFONES PARA CONTATO: 3583-1900 / 3583-1984 / 3584- 1859 / 3583- 1811 / 3583- 1996
3583- 1990

ENDERÊÇO:::: RUA JEQUITINHONHA, 360 - BELENZINHO, SÃO PAULO - SP

ESPERO TER SIDO ÚTIL.

HUMBERTO NERY.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
9 + 8 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6