DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE COLÍRIOS PELO GOVERNO

É sabido que o glaucoma é a terceira maior causa de cegueira do Brasil e, dentre essas causas, é a maior causa de cegueira irreversível. Apesar de se tratar de uma doença crônica que vai acompanhar quem é acometido por ela por toda sua vida, sabe-se também que o seu diagnóstico precoce e o seu tratamento contínuo são os principais fatores que poderão evitar os danos causados pelo glaucoma.

O governo tem conhecimento disso e, convicto da necessidade de tornar o tratamento e o acompanhamento do glaucoma acessível a todos, criou o Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma.

Este programa foi estabelecido pelas portarias MS/GM nº 867 de 09 de maio de 2002 e MS/SAS nº 338 de 09 de maio de 2002 que determina que os pacientes portadores de glaucoma podem ter acompanhamento e podem receber a medicação antiglaucomatosa gratuitamente de Centros de Referência em Oftalmologia. Portanto, para que este acesso à medicação esteja garantido é necessário que as Instituições que prestam assistência em Oftalmologia se cadastrem como Centros de Referência para, posteriormente, ampliarem seu acompanhamento aos portadores de glaucoma e fornecerem os colírios de forma gratuita.

O preço dos colírios indicados para o tratamento do glaucoma pode variar de R$ 5,00 à R$ 120, 00, sendo que, na maioria dos casos o paciente deve utilizar mais de um colírio que deverá ser instilado de uma a três vezes ao dia. Isso pode tornar o tratamento inacessível e é a principal causa do abandono do tratamento.

Através desse programa, o governo federal faz um convênio com os governos estaduais e municipais para tornar o tratamento do glaucoma acessível, através de seu acompanhamento e da distribuição gratuita dos colírios. Sendo assim, todos têm direito a receber os colírios, por meio das secretarias estaduais e municipais de saúde. Estaremos indicando aqui as informações necessárias para que se tenha acesso aos colírios em cada estado. Esse post será sempre atualizado com informações em relação aos estados que ainda não constam aqui.

Para ter acesso aos colírios gratúitos, procure a secretaria de saúde de seu município e peça informações sobre a distribuição de medicamentos pelo governo. Se você ja estiver sendo atendido por um oftalmologista do SUS, peça a ele a receita médica com a prescrição de seus colírios. Se não, marque com um oftalmologista do SUS e com a receita em mãos, procure a secretaria municipal de saúde para saber da possibilidade de adquirir os colírios gratuitamente.

Colabore, através dos comentários, com informações em relação a sua cidade.

SÃO PAULO

Fármácias de alto custo.

A liberação de medicamentos pelas farmácias de alto custo demora de 14 a 45 dias. Para ter acesso é necessário apresentar cópia do CSN (Cartão Nacional de Saúde) que pode ser retirado no centro de saúde mais próxima da residência do requerente, laudo preenchido pelo médico, receita em duas vias, termo de consentimento do paciente, cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Os modelos tanto do laudo médico como do termo de consentimento encontram-se disponíveis nos sites das secretarias de saúde de cada cidade.

Fonte: saude.sp.gov.br

BAHIA

Oftalmodiagnose
Avenida Ademar de Barros, 422 - Ondina - Salvador - Ba
Telefone: 3183.8000

Hospital São Jorge / PAN de ROMA

São distribuídas as cinco marcas de colírio - Xalatan, Travatan, Tartarato de brimonidina, maleato de Timolol e Cosopt - no antigo PAM Roma, atual Hospital São Jorge, na Cidade Baixa.

Centro de Referência Estadual para Assistência Oftalmológica - CREOFT

Endereço: Hosp. São Jorge - Rua Barão de Cotegipe, nº1153, sl.315 - Largo de Roma – Salvador Bahia

Telefone: (71) 3314-6742

Fonte: SESAB

PERNAMBUCO

Seope

Endereço: Rua Antonio Gomes de Freitas, nº 191 - Ilha do Leite - Recife
Telefone: (81) 3423-4166

Fundação Altino Ventura

Endereço: Rua da Soledade, nº 170 - Boa Vista - Recife
Telefone: 3302.4300

Instituto de Olhos do Recife

Endereço: Avenida Visconde de Jequitinhonha, nº 1.144, 3º andar - Boa Viagem - Recife
Telefone: 2121.7300

Fonte: saude.pe.gov.br

ESPÍRITO SANTO

Todos os pacientes com indicação de uso de qualquer um dos colírios deverão se dirigir a uma das farmácias estaduais, já de posse dos exames exigidos pelo Protocolo, para abertura de processo. Depois, serão encaminhados para o Serviço de Oftalmologia do Hucam, onde serão avaliados pelos peritos médicos da instituição e da Sesa, sem nenhum custo. Após a avaliação, caso seja confirmada a real necessidade de uso dos remédios, os usuários passarão a recebê-los nas farmácias do Estado, que ficam nos Centros Regionais de Especialidades (CREs) Metropolitano Juliano Almeida do Valle, em Cariacica; de Vila Velha; de Cachoeiro de Itapemirim; de Colatina e de São Mateus.

Fonte: Sesa
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307

CEARÁ

Quem é portador de glaucoma e deseja ser acompanhado, recebendo a medicação, ou quem apresenta algum dos fatores de risco, deve procurar a unidade de saúde mais próxima e agendar uma consulta através do sistema de marcação de consultas e exames. Outra possibilidade é buscar atendimento diretamente na clínica através do telefone 32911261.

Bioclínica

A Bioclínica localiza-se na Avenida N (João de Araújo Lima), 801, José Walter.

Fonte: http://www.sms.fortaleza.ce.gov.br/sms_v2/Noticias_Detalhes.asp?noticia=316

MACEIÓ

Pacientes com glaucoma e toxoplasmose encontram a medicação no PAM Salgadinho.

PAM SALGADINHO

Endereço: RUA MIZAEL DOMINGUES, 241, Poço, MACEIÓ, ALAGOAS.
Telefone: 33155288.

Fonte: SECOM Maceió

Comentários

Por que postam uma mensagem

Por que postam uma mensagem desta e deixam espaço para comentar/perguntar, se nao respondem as "Benditas perguntas?????"

Prezado Hélio, o espaço para

Prezado Hélio, o espaço para comentários é uma oportunidade de interação entre os leitores das matérias. Quanto às respostas, deixamos claro na página principal do site que as peguntas de cunho médico não são respondidas. Quanto as demais, serão respondidas pelos próprios leitores... infelizmente não temos pessoas disponíveis para responder as centenas de perguntas postadas no Vejam, às quais respondemos de acordo com as possibilidades. Agradecemos a visita!

faço uso dos colírios

faço uso dos colírios Ocupress e Betoptic ara GLAUCOMA nas duas vistas, moro na cidade do RJ, tenho 67 anos e não tenho condições p/compra destes medicamentos, como devo proceder p/receber pelo SUS?

Boa Tarde! Minha mãe faz

Boa Tarde!

Minha mãe faz tratamento de glaucoma pelo SUS porém não está recebendo o colírio. A única informação que a clínica passa é que está em falta.
Como proceder?

Esse colírio é muito caro.

Minha mãe mora no RJ, e ao

Minha mãe mora no RJ, e ao ligar p/ a Secretaria da Saúde, a atendente me disse q não estavam no momento autorizando as entregas dos mesmos. São poucos o estoque e me parece eles têm uma fila p/ se conseguir. Como o Governo faz uma Propaganda de gratuidade e não cumpri! Vou pessoalmente em abril/2015, p/ ver se consegue rei. Ē na rua do México, 128 centro - RJ. Isso ē uma vergonha em ter q se humilhar p/ se conseguir o direto, por "misseros" reais ao comparado c/ o q os políticos "tiram" de nós. Eu vou a luta!!!!

MINHA MÃE TEM GLACOMA E A

MINHA MÃE TEM GLACOMA E A MÉDICA RECEITOU O LUMIGAN RC DE 3 ML A RECEITA É DA POLICLINICA, QUERO SABER SE EU POSSO FAZER O CADASTRO DELA E QUAL O ENDEREÇO E SE PRECISA LEVAR OS DOCUMENTOS MEUS E DELA,OBRIGADA.

OLÁ BOA NOITE! GOSTARIA DE

OLÁ BOA NOITE!
GOSTARIA DE SABER COMO POSSO CADASTRAR MINHA MÃE, PARA RECEBER OS COLÍRIOS PARA GLAUCOMA, GRATUITAMENTE;
MORO EM IMPERATRIZ - MA, POIS ELA NÃO TEM CONDIÇÕES DE COMPRAR, OS COLÍRIOS, JÁ ENVIEI PERGUNTANDO E ATE O MOMENTO NÃO TIVE RESPOSTA

Boa tarde, Alguém pode me

Boa tarde,
Alguém pode me orientar, eu fui ao um projeto desse do governo não sei ( se é federal ou estadual) é conveniado com a prefeitura município, o colírio que ele fornece é diferente do que eu uso ( combigan ) eu disse a médica do programa que eu ia usar o medicamento que o meu o medico que me acompanha, aí ela (medica) disse só tinha aqueles para fornecer e se eu não usa-se eu seria cortado do programa, ai eu falei que tenho saber o opinião do meu medico ( o que me acompanha ) ai ela me cortou , e o medicamento que eu uso eu pego pela prefeitura por ordem judicial (TAC ), tem algum problema?

Gostaria de saber porque o

Gostaria de saber porque o Rio de Janeiro,não está incluido no programa? Como podemos participar? Moro na cidade do Rio e uso colírio para glaucoma.Aguardo resposta.Obrigado.Dirlane

Olá boa tarde, minha mãe tem

Olá boa tarde, minha mãe tem glaucoma e faz uso de 2 colírios; Travatan e Azorga. Travatan faz uso de uma vez ao dia, e o Azorga 2 vezes, são colírios muito caros fica muito difícil comprar estas medicações. Ela faz uso de outras medicações também muito caros. Gostaria de saber se a que na cidade de Imperatriz - Ma se tem o plano do governo para ela receber essas medicações gratuito, ou mais baratos. Desde já agradeço pela atenção.

oi meu padrasto tem glaucoma

oi meu padrasto tem glaucoma e o tratamento e muito caro ele tem que usar combigan e lumigan , morro em Curvelo e não estou conseguindo gratuitamente o que devo fazer obrigada

vá na justiça ele manda o

vá na justiça ele manda o governo pagar o tratamento.

OLA , ESTOU COM GLAUCOMA JA A

OLA , ESTOU COM GLAUCOMA JA A VARIOS ANOS SO QUE O COLIRIO QUE USO E O TRAVATAN E E CARO , COMO E QUE EU TENHO QUE PROCEDER , FAZER , PARA RECEBER DO GOVERNO

Descobri recentemente que

Descobri recentemente que tenho GLAUCOMA(existem outros casos em minha família, inclusive meu pai). A oftalmo iniciou tratamento com CLORIDRATO DE TMOLOL de baixo custo e conseguia pela Farmácia Popular. Neste mês passei a usar COMBIGAN pois o primeiro não estava diminuindo a contento a pressão ocular. Como conseguir este mais em conta ou na Farmácia Popular? Receio que tenha utilizar outros, cada vez mais caros e preciso desta orientaçao. Resido em São Gonçalo, RJ.

Faço uso do Travatan, para

Faço uso do Travatan, para controle da pressão ocular, como faço para obter esse medicamento gratuito no estado do Rio de Janeiro?

Só obrigado a usar o travatan

Só obrigado a usar o travatan por receita medica devido ao meu historio de asmático.

Sou portadora de glaucoma e

Sou portadora de glaucoma e necessito aplicar duas vezes ao dia o colírio AZORGA. Como posso obter esta medicação gratuitamente?
Obrigada,
Ana Lucia Vellinho D'Angelo

Prezados, boa tarde! Existe

Prezados, boa tarde!

Existe algum ponto de distribuição no Rio de Janeiro?

Sugestão: Colocar visível as respostas pois as dúvidas se repetem.

Obrigado.

É uma vergonha!!! Há mais de

É uma vergonha!!!
Há mais de 7 anos meu pai entrou com pedido através da justiça para ganhar os seu respectivos medicamentos incluindo o Ccolírio travatan e outros para o tratamento. Lembrando que o uso inadequado faz que em pouco tempo o paciente perca a visão por completo onde uma das suas visões já foi perdida.
Ele estava recebendo meses sim outro nao, tendo que comprar e desembolsar mais de 102,00 sem poder, pois essa é a faixa do preço do Travatan, e ainda comprara tbm todos os outros medicamentos que lhe faltara.
Agora, ha cerca de 6 meses nao ganhamos mais nenhum medicamento, estamos numa situação complicadíssima. Além disso, ele tbm faz uso de medicamentos controlados pois, ele teve AVC e é diabético tbm. Nao há ,insulina, nem fitas para medir a taxa da mesma...Eu tbm estou na mesma situação, pois sou diabética tipo 1 insulina dependente e nao recebo a insulina humalog nem as fitas para o controle ha mais de 7 meses. Já procurei o fórum e nada foi feitor.
É UM ABSURDO O DESCASO DESSE PAÍS!!!!!
Enquanto eles gastam em carnaval, festas, copa do mundo e inúmeras ostentações, estamos aqui tendo q implorar por direitos que são nossos.
BANDO DE COVARDES E INCOMPETENTES!!! TENHO NOJO DESSE PAÍS.

Também tenho glaucoma

Também tenho glaucoma descobri a 4mese.quase não vejo mais nada do lado direito,o meu e aquele mais raro.uso astorga que custa 50 a60 reais.a pressao da vista é de 40 gostaria de saber como fazer pra receber de graça. Sou de sp.obrigada.

Boa noite tenho 67 anos, que

Boa noite tenho 67 anos, que sou portadora glaucoma, e como faço para para conseguir a distribuição gratuita do medicamento Duo-Travatan
moro em Sorocaba meu telefone é 15 32272609 S/Paulo

Bom dia tenho 67 anos faço

Bom dia tenho 67 anos faço uso do colirioDuo-Travatan moro em Sorocaba gostaria de obter como faço para conseguir entrar no plano do governo para retirar este medicamento pelo governo gratuito medicamento deide já agradeço meu telefone é 015 32272609 borigado.

Boa tarde, gostaria de saber

Boa tarde, gostaria de saber como faço para ter acesso no Rio de Janeiro.

Possuo glaudoma e uso dois colírios. O custo é alto.
Minha cidade é Mesquita, na Baixada Fluminense - RJ.

Obrigada!

Olá!! Minha oftalmo receitou

Olá!! Minha oftalmo receitou o colírio Combigan para Glaucoma, juntamente com o Vitalux Plus com ômega 3, tenho 30 anos e me assustei ao receber este diagnóstico, verifiquei o preço dos medicamentos e são extremamente elevados pra realidade de qualquer brasileiro. Fiz o cadastro junto aos dois fabricantes, porém ainda assim, o custo é elevado já que preciso usá-los a cada 30 dias.
Gostaria de obter a informação de como conseguir estes medicamentos aqui no RJ.
Fico no aguardo desta informação, desde já muito obrigada!

Olá gostaria de saber como

Olá gostaria de saber como faço para conseguir os colirios gratuitos em Curitiba??Meus filho de 3 anos tem glaucoma congênito nos 2 olhos agurado resposta Obrigada!!!!
Shayenne

Resido em Sete Lagoas-MG.

Resido em Sete Lagoas-MG. Faço tratamento de GLAUCOMA e utilizo 3 colírios: TARTARATO DE BRIMONIDINA, OCUPRESS e DUO-TRAVATAN.
Este último de alto custo. Procurei a Secretaria Estadual da Saúde de MG e não consegui este colírio, que não consta da lista dos medicamentos
daquela Secretaria.
O que fazer?
Grato
Noraldo

Boa Tarde Como faço no Rio de

Boa Tarde
Como faço no Rio de Janeiro para receber colírio de graça para Glaucoma pois uso o Lumigan rc
Obrigada.

Boa Tarde Como faço no Rio de

Boa Tarde
Como faço no Rio de Janeiro para receber colírio de graça para Glaucoma pois uso o Lumigan rc
Obrigada.

Minha mãe possuí Glaucoma,

Minha mãe possuí Glaucoma, como pude conferir reportagem tem direito ao colírio gratuito. Como faço para conseguir no Mato Grosso? Qual cidade dispõe desse remédio?

Bom dia, Estava lendo

Bom dia,
Estava lendo sobre a Distribuição Gratuita de Colírios pelo Governo: Eu e meu pai temos glaucoma, gostaria de saber se a gente tem direito também em receber gratuitamente o colírio DUO-TRAVATAN pois temos que usar pelo resto da vida e como o medicamento é caro, nos facilitaria muito se conseguirmos gratuitamente. Somos de Sentinela do Sul/RS. Gostaria de saber se temos direito e qual procedimento devemos adotar para nos cadastrar.
Certos de vossa atenção, desde já agradecemos.

Atenciosamente,

Carlos Alberto Gonçalves

EU ME TRATO DE GLAU COMA EM

EU ME TRATO DE GLAU COMA EM SAO GONÇALO A CRINICA ME DAVA OS 3 COLIRIOS QUE EU UZO AGORA EM DEZENBRO ELES CORTARAO O MEU COLIRIO SEM ME DAR UMA SASTIFAÇAO GOSTARIA DE SABER ONDE EU POSSO OBTER OS COLIRIOS DE GRAÇA.MORO EM SAO GONÇALO RJ . JA FIZ UMA OPERAÇAO MINHA VISTA PIOROU SO TENHO UMA VISTA E TENHO MEDO DE PERDER A BOA POIS NELA TEM GLAU COMA TAMBEM.ONDE FICA A SECRETARIA DE SAUDE EM SAO GONÇALO RJ PARA VER SER POSSO TER OS COLIRIOS DE GLAÇA CEP 24420390

como poco levalo para 1 viag

como poco levalo para 1 viag em de 13 hoas

Hoje estou trabalhando como

Hoje estou trabalhando como autonoma em salão de beleza, porem antes de findar meu plano de saude pela ultima empresa que trabalhei, o oftalologista detectou problemas na minha iris dizendo que eu necessitaria de exames para acompanhamento de possivel glaucoma. Como não havia mais tempo de fazer os exames pelo convênio, não tenho condições no momento de fazê-los particular.
Existe algum lugar do SUS que eu pudesse fazer esses exames e acompanhamento, uma vez que recolho INSS como autonoma.

Grata.
(11)2204-0213
(11)98261-2823

Boa noite! Só quem tem

Boa noite! Só quem tem direito são pacientes do SUS?

Claro que não, todos os

Claro que não, todos os brasileiros, sejam estes com maior ou menor poder aquisitivo. O problema é que apenas alguns colírios são distribuídos gratuitamente. O que as pessoas não sabem é que é uma obrigação do governo custear os medicamentos da população, tanto é que se qualquer pessoa entrar com pedido consegue, seja qual for o valor do medicamento, do tratamento, da cirurgia... enfim, todo brasileiro tem direito que o governo arque com os custos e até que lhe ressarça o que foi gasto.

Ola minha mâe tem glaucoma e

Ola minha mâe tem glaucoma e faz uso de 3 colirios; Travatan, alhfagam z, Azorga travatan faz uso de i vez azorga 2 vezes alhfagom z 2 vezes sao colirios muito caro fica muito dificil comprar estas medicaçoes. Ela faz uso de outras medicaçoes tambem muito cara.Gostaria de saber que na cidade de parnaiba-Piaui se tem o plano do governo para ela receber essas medicaçoes gratuito.

Gostaria de saber se aqui no

Gostaria de saber se aqui no estado de pernambuco vocês tem o colírio xalacon pois sou portador de claucoma

olá boa noite, faço uso do

olá boa noite, faço uso do colírio Ganforte a mais de 6a. e gostaria de saber se aqui em Uberlândia ,MG existe a distribuíção gratuitas em alguma instituíção ou pelo poder público, e não consigo repostas para o meu problema, peço a vocês que me ajudem, desde já agradeço pela a oportunidade, grato,

Gostaria de saber quais são

Gostaria de saber quais são os critérios para receber os medicamentos gratuito para glaucoma.

BOM DIA MEU NOME É GENIVAL

BOM DIA

MEU NOME É GENIVAL BATISTA CARVALHO
TENHOGLAUCOMA EM ALTO GRÁU JÁ PERDI MAIS DE 80% DA MINHA VISÃO,HJ ME VI OBRIGADO A PROCURAR UM OFTAMOLOGISTA E ELE ME PASSOU TRES COLIRIOS DE NOME AZOPT, CONBIGAN E XALATAN ESTES MEDICAMNETOS PRA MIM É MUITO CARO, COMO DEVO PROCEDER PARA QUE O GOVERNO ME DER

Faço uso do colírio travatan

Faço uso do colírio travatan e azorga, gostaria de saber se aqui no Espirito Santo- praia Grande - Fundão, local onde estou residindo, existe algum lugar onde posso adquirir grátis estes colírios, pois tenho que usá-los e são muito caro, tenho desconto do laboratório do Travatan, o azorga não, pois sou aposentada e idosa, Como fazer? Me oriente, por favor. Grata

Boa noite, minha fila tem

Boa noite, minha fila tem glaucoma e usa o xalatam...ela tem apenas 9 anos e precisa muito...obrigada...Nilmara

Meu pai, precisa usar

Meu pai, precisa usar Travatan e minha cunhada rem amostra de duo-travatan, eu gostaria de saber se são o mesmo colírio e ele pode substituir.

preciso saber como fasço o

preciso saber como fasço o cadastro para ganha desconto na compra do colírio dou- travatan e azopt

Boa tarde Por favor alguem

Boa tarde

Por favor alguem sabe qual o hospital do sus ou da rede publica que faz cirurgia de catarata no rio de janeiro.
obrigada

Olá,gostaria de saber se no

Olá,gostaria de saber se no Estado do Amazonas,já tem cadastro,para que possamos receber estes colírios combigam e azopt, pois minha esposa tem glaucoma e usa os mesmos. grato Moacir Alencar

minha esposa tem glaucoma e

minha esposa tem glaucoma e usa colirio combigam e azopt, gostaria de saber se o Estado Amazonas já é cadastrado,e se podemos receber estes gratuitamente.muito grato

Desejo saber como faço para

Desejo saber como faço para me cadastrar no programa Veja Bem , para adquirir o colírio duo travatan

Boa tarde gostaria de saber

Boa tarde gostaria de saber como faço para conseguir os colirios xalatan, combigan e ocupress, pois sou portadora de glaucoma e me tratava no hospital de piedade no rio de janeiro, sendo que já fui varias vezes de madrugada lá pra conseguir marcar consulta e nunca tem vaga no sistema, passei acompanhar particular, mais tenho dificuldades financeiras de pagar a consulta e comprar os 3 colirios, minha pressão se encontra critica olho esquerdo bem com 12 e o direito muito mau com 27. podem me ajudar.

Meu pai faz uso do Combigan,

Meu pai faz uso do Combigan, moramos em Minas Gerais (Capinópolis) perto de Ituiutaba, aqui pra gente tem como estar pegando este colorio? Tem a cidade de Uberlandia proximo daqui tambem.
Esta condição vuneravel que as pessoas que tem glaucoma é mesmo muito cruel, pois quem ganha pouco trabalhando uma vida toda tem que passar por mendigo;

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
14 + 0 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6