DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE COLÍRIOS PELO GOVERNO

É sabido que o glaucoma é a terceira maior causa de cegueira do Brasil e, dentre essas causas, é a maior causa de cegueira irreversível. Apesar de se tratar de uma doença crônica que vai acompanhar quem é acometido por ela por toda sua vida, sabe-se também que o seu diagnóstico precoce e o seu tratamento contínuo são os principais fatores que poderão evitar os danos causados pelo glaucoma.

O governo tem conhecimento disso e, convicto da necessidade de tornar o tratamento e o acompanhamento do glaucoma acessível a todos, criou o Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma.

Este programa foi estabelecido pelas portarias MS/GM nº 867 de 09 de maio de 2002 e MS/SAS nº 338 de 09 de maio de 2002 que determina que os pacientes portadores de glaucoma podem ter acompanhamento e podem receber a medicação antiglaucomatosa gratuitamente de Centros de Referência em Oftalmologia. Portanto, para que este acesso à medicação esteja garantido é necessário que as Instituições que prestam assistência em Oftalmologia se cadastrem como Centros de Referência para, posteriormente, ampliarem seu acompanhamento aos portadores de glaucoma e fornecerem os colírios de forma gratuita.

O preço dos colírios indicados para o tratamento do glaucoma pode variar de R$ 5,00 à R$ 120, 00, sendo que, na maioria dos casos o paciente deve utilizar mais de um colírio que deverá ser instilado de uma a três vezes ao dia. Isso pode tornar o tratamento inacessível e é a principal causa do abandono do tratamento.

Através desse programa, o governo federal faz um convênio com os governos estaduais e municipais para tornar o tratamento do glaucoma acessível, através de seu acompanhamento e da distribuição gratuita dos colírios. Sendo assim, todos têm direito a receber os colírios, por meio das secretarias estaduais e municipais de saúde. Estaremos indicando aqui as informações necessárias para que se tenha acesso aos colírios em cada estado. Esse post será sempre atualizado com informações em relação aos estados que ainda não constam aqui.

Para ter acesso aos colírios gratúitos, procure a secretaria de saúde de seu município e peça informações sobre a distribuição de medicamentos pelo governo. Se você ja estiver sendo atendido por um oftalmologista do SUS, peça a ele a receita médica com a prescrição de seus colírios. Se não, marque com um oftalmologista do SUS e com a receita em mãos, procure a secretaria municipal de saúde para saber da possibilidade de adquirir os colírios gratuitamente.

Colabore, através dos comentários, com informações em relação a sua cidade.

SÃO PAULO

Fármácias de alto custo.

A liberação de medicamentos pelas farmácias de alto custo demora de 14 a 45 dias. Para ter acesso é necessário apresentar cópia do CSN (Cartão Nacional de Saúde) que pode ser retirado no centro de saúde mais próxima da residência do requerente, laudo preenchido pelo médico, receita em duas vias, termo de consentimento do paciente, cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Os modelos tanto do laudo médico como do termo de consentimento encontram-se disponíveis nos sites das secretarias de saúde de cada cidade.

Fonte: saude.sp.gov.br

BAHIA

Oftalmodiagnose
Avenida Ademar de Barros, 422 - Ondina - Salvador - Ba
Telefone: 3183.8000

Hospital São Jorge / PAN de ROMA

São distribuídas as cinco marcas de colírio - Xalatan, Travatan, Tartarato de brimonidina, maleato de Timolol e Cosopt - no antigo PAM Roma, atual Hospital São Jorge, na Cidade Baixa.

Centro de Referência Estadual para Assistência Oftalmológica - CREOFT

Endereço: Hosp. São Jorge - Rua Barão de Cotegipe, nº1153, sl.315 - Largo de Roma – Salvador Bahia

Telefone: (71) 3314-6742

Fonte: SESAB

PERNAMBUCO

Seope

Endereço: Rua Antonio Gomes de Freitas, nº 191 - Ilha do Leite - Recife
Telefone: (81) 3423-4166

Fundação Altino Ventura

Endereço: Rua da Soledade, nº 170 - Boa Vista - Recife
Telefone: 3302.4300

Instituto de Olhos do Recife

Endereço: Avenida Visconde de Jequitinhonha, nº 1.144, 3º andar - Boa Viagem - Recife
Telefone: 2121.7300

Fonte: saude.pe.gov.br

ESPÍRITO SANTO

Todos os pacientes com indicação de uso de qualquer um dos colírios deverão se dirigir a uma das farmácias estaduais, já de posse dos exames exigidos pelo Protocolo, para abertura de processo. Depois, serão encaminhados para o Serviço de Oftalmologia do Hucam, onde serão avaliados pelos peritos médicos da instituição e da Sesa, sem nenhum custo. Após a avaliação, caso seja confirmada a real necessidade de uso dos remédios, os usuários passarão a recebê-los nas farmácias do Estado, que ficam nos Centros Regionais de Especialidades (CREs) Metropolitano Juliano Almeida do Valle, em Cariacica; de Vila Velha; de Cachoeiro de Itapemirim; de Colatina e de São Mateus.

Fonte: Sesa
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307

CEARÁ

Quem é portador de glaucoma e deseja ser acompanhado, recebendo a medicação, ou quem apresenta algum dos fatores de risco, deve procurar a unidade de saúde mais próxima e agendar uma consulta através do sistema de marcação de consultas e exames. Outra possibilidade é buscar atendimento diretamente na clínica através do telefone 32911261.

Bioclínica

A Bioclínica localiza-se na Avenida N (João de Araújo Lima), 801, José Walter.

Fonte: http://www.sms.fortaleza.ce.gov.br/sms_v2/Noticias_Detalhes.asp?noticia=316

MACEIÓ

Pacientes com glaucoma e toxoplasmose encontram a medicação no PAM Salgadinho.

PAM SALGADINHO

Endereço: RUA MIZAEL DOMINGUES, 241, Poço, MACEIÓ, ALAGOAS.
Telefone: 33155288.

Fonte: SECOM Maceió

Comentários

sou do Piaui tenho problema

sou do Piaui tenho problema de glaucoma como conseguir o colirio Lumigan rc gratuíto ou mais barato está muito caro.
responda por favor

Boa tarde, minha mãe tem

Boa tarde, minha mãe tem glaucoma há mais de 5 anos, gostaria de saber onde ela pode retirar o medicamento XALATAN, na rede pública na cidade do Rio de Janeiro!

Prezados, boa tarde. Moro no

Prezados, boa tarde.

Moro no rio de janeiro Minha mãe tem anos de idade e tem Glaucoma e ela usa o Combigan, como faço para escreve, ela no projeto e receber o colírio gratuitamente.

E eu também utilizo o mesmo pois também tenho glaucoma.

OBS.: pois esta cada vez mais difícil de compra-lo pois ele esta muito caro e nós não temos condições e temos que usa-lo eternamente.

Agradeço,desde já pela atenção solicitada e fico no aguardo de uma resposta.

OLA BOM DIA GOSTARIA DE SABER

OLA BOM DIA GOSTARIA DE SABER COMO POSSO OBTER AJUDA PARA O RECEBIMENTO DE REMEDIOS PARA QUEM TEM GLAUCOMA,MINHA SOGRA TEM GLAUCOMA EA UNS 12 ANOS ELA USA MEDICAMENTO ELA ESTA TENDO DIFICULDADE PARA RECEBER NO POSTO DE SAUDE COMO ELA E SOZINHO O ESPOSO A LARGO PAGA PRA ELA UMA PENSAO MUITO BAIXA ESTA MUITO DIFICIL PARA ELA ESTA COMPRANDO ATE CONSULTAS ELA JA PERDEU SERA QUE VCS PODERIAM ME INFORMAR PARA QUE EU POSSA ESTA AJUDANDO ELA ,ELA E MINHA SOGRA GRATO PELA ATENÇAO.

MINHA MÃE É PORTADORA DE

MINHA MÃE É PORTADORA DE GLAUCOMA, E AGORA A MÉDICA TROCOU O COLIRIO PARA XAVATAN. GOSTARIA DE SABER DA POSSIBILIDADE DE

RECEBE-LO COM DESCONTO OU GRATUITAMENTE. È POSSIVEL ?

DESDE JA AGRADEÇO.

como conseguir o colerio de

como conseguir o colerio de graça se no estado de Goias não consta local para cadastro.

Boa tarde, minha tia está com

Boa tarde, minha tia está com glaucoma, usa este colírio, como posso fazer para cadastra-la neste projeto da gratuidade.
Ela mora em Eden, São joão de Meriti, Rio de Janeiro, CEP. 25.535-111.

bom dia ...a um ano teve

bom dia ...a um ano teve crese de graucoma tenho que usa o colírio drenatan todo dia, pro resto da minha vida
sendo que o custo a muito caro , gostaria de saber como faço pra compra por um valor mais acessível .
moro em angra dos reis rj.
grato.

Tenho Glaucoma e meu pai

Tenho Glaucoma e meu pai também. Moramos em Angra dos Reis, RJ. Mas a secretaria de Saude de Angra nos encaminhou para consultas com especialistas em Glaucoma na clinica Central de nova iguaçu, RJ. Mas eles não fornecem os colírios para nós porque moramos em Angra dos Reis. Em angra os colírios que fazemos uso não são pedidos para o programa de gratuidade. Temos o cadastro mas nunca conseguimos o colírio. Dizem estar em falta. Os colírios são: Drusolol, Duo-Travatan e lumigan RC. Como posso conseguir esses colírios?

Em Fortaleza, Ceará, a

Em Fortaleza, Ceará, a Bioclínica, telefone (85)3291-1261 faz este acompanhamento e fornece os colírios, mas você chegando lá pedem uns 30 exames que custam em torno de 1.100 reais, ou então é marcar tais exames pelo SUS, que demorará uns 6 meses para termina-los. Ao meu entender, aqui no Ceará não foi bem organizada esta assistência à quem não pode fazer o tratamento por sua conta própria. O correto deveria ser ir-se na farmácia com a receita e relatório médico e retirar os colírios, assim como é feito nos tratamentos de Diabetes e Hipertensão. Acho muito MAL ORGANIZADO, infelizmente.

meu ´ome é cleonice dias da

meu ´ome é cleonice dias da silva nascimento
tenho glaucoma,fiz meus exames todos no altino ventura no mês de abril
,já se faz 5 meses que não voltei pra dr:gisele cavalcante,manda ligar pra esse n:30813030
ligo todos os dia ,fui lá e me disseram que eu ficasse tentando e nada estou sem o colirio faz 5 meses
já fui pra emergência 5 vezes com muita dor de cabeça e dor atráz dos olhos,me passaram um lolirio e compressa
de de áqua gelada,não sei mas o que fazer,pois necessito urgênte desse colirio duo-travatam,já lique pra secretária de saúde pra tudo que é faz parte da saúde,preciso de uma orientaçõ como proceder,jáque esse n: nunca existiu,choro por medo de perder minha visa,

Meu paí tem

Meu paí tem glaucoma,realmente umba luta, estoy tentando conseguir colirio gratis ou com desconto país ele te tem outro remedio p comprar para a diabetes e chapas,Quem poder me ayudar com indicacoes agradezco.

faço uso constante do colirio

faço uso constante do colirio xalatan,gostaria de saber como recebe-lo gratis.

Olá boa tarde sou do Rio de

Olá boa tarde sou do Rio de Janeiro meu pai tem glaucoma, pois faz uso de colírios muito caro , xalatan e combigan com uso de 2x ao dia então compramos dois por mês pois tem ficado fora do nosso orçamento. Qual seria o procedimento a conseguir essa medicação

Como faço para cadastrar para

Como faço para cadastrar para conseguir o colirio combigan gratuito?

Bom dia , meu pai tem

Bom dia , meu pai tem glaucoma faz uso de travatam e azorga como posso conseguir esses medicamento gratuito obrigada.

como faço para receber este

como faço para receber este produto, faço uso de lumigan rc suo de belo horizonte

Uso o Colirio Travatin ha

Uso o Colirio Travatin ha algum tempo, para prevenção do glaucoma e gostaria de saber se ha alguma possibilidade de obte-lo gratuitamente no Rio de Janeiro, Capital, e sendo afirmativo o endereço completo. Antecipadamente agradeço o retorno.

Gostaria de sber onde posso

Gostaria de sber onde posso conseguir gratuitamente o colírio charlatan ou drenaram. Eu e quase todos familiares temos glaucoma. Meu salário não me dá condição de compra (sou aposentada pelo INSS) por isso faço o medicamento em dias alternados.

Por favor me ajudem!
muito grata

Gostaria de saber se em

Gostaria de saber se em curitiba pr tem algum lugar q possa pegar duotravatan gratuito?

como faço para receber o

como faço para receber o colírio TRAVATAN pelo Estado ou Prefeitura?
Me informe como devo proceder.

Moro em Goiânia e ha algum

Moro em Goiânia e ha algum tempo faço tratamento de Glaucoma herança genética do meu pai, e faço uso do colírio LUMIGAN RC que para mim é de alto custo e gostaria de saber como faço pra estar adquirindo o mesmo aqui na capital Goiana de forma gratuita... desde já meus agradecimentos...

Gostaria de saber como saber

Gostaria de saber como saber conseguir o Xalatan pois tenho glaucoma e necessito desse medicamento continuo moro em tubarão SC.

Oi eu tenho glaucoma e o

Oi eu tenho glaucoma e o colírio que tenho que utilizar é o Xalatam ele é muito caro, como eu faço para conseguir pelo governo.

Boa noite,minha irmã tem

Boa noite,minha irmã tem glaucoma e faz uso de vários colirios,o mais caro é o xalatan,sou cadastrada mais a farmácia nunca tem o colirio.Se ocolirio não pode ser interrompido como fazer? A farmacia é no pam Bangu.

Gente eu também tenho

Gente eu também tenho glaucoma, mas não vou ficar dependendo de governo. Vejo aqui que muita gente está reclamando que o governo dava o remédio e agora não dá mais ou que a farmácia do governo não tem o remédio em estoque, e devido a isso é obrigado a comprar o remédio. Quero avisar vocês que se sacrificam para comprar o remédio, que a maioria dos laboratórios possuem programas de descontos que muitas vezes chegam a 45% ou mais, depende da medicação. Por isso oriento vocês que ao irem na farmácia comprar, perguntem ao atendente se o laboratório dá o desconto, dai basta ligar no 0800 que está na caixa do remédio se cadastrar, tem que estar com a receita em mãos pois eles querem o CRM do medico. Isso pode não resolver, mas já ajuda. Eu uso o colírio Cosopt, colírio muito caro, compro por mês 2 caixas de 10ml por menos do preço de 1 sem desconto. Acredito que isso já ajuda.

Bom dia. Minha esposa faz uso

Bom dia.
Minha esposa faz uso Continuo do Colírio Ganfort. Ele é muito caro. Mesmo com uma carteirinha fornecida pelo médico . Mês passado paguei 70 reias c/ desconto.
Tem como ele receber esse colirio gratuitamente???
Obrigado
Edson
(31) 33750675

Prezados Senhores, Meu Nome é

Prezados Senhores,

Meu Nome é Angela de Luna, 55 anos, resido no Rio de Janeiro.
Tenho glaucoma e faço uso do colírio COMBIGAN; como estou fora do mercado de trabalho não tenho condições nenhuma de comprá-lo, portanto agradeço informar como posso adquirir gratuitamente, através do Governo, aqui no Rio de Janeiro.

Atenciosamente,
Angela de Luna

NATAL/RN Minha mãe possuí

NATAL/RN

Minha mãe possuí Glaucoma, como pude conferir reportagem tem direito ao colírio gratuito. Como faço para conseguir em Natal/RN? Quais os pontos de distribuição dos colírios?

Moro em Natal-RN, tenho

Moro em Natal-RN, tenho glaucoma e participo do programa do governo e recebo de graça o xalatan. O local é o centro de oftalmologia CEOF na zona norte, na Tomaz Landin. Entre no google, pegue contato!

Bom dia! Moro no Rio Grande

Bom dia! Moro no Rio Grande do Norte em Natal, tenho glaucoma e gostaria de saber quais os clínicas
que tem o programa de galucoma, com distribuição de colírio Duo Travatan

Tenho glaucoma e gostaria de

Tenho glaucoma e gostaria de saber quais as clínicas que fazem a distribuição de colírios no programa de glaucoma do SUS?
Obrigada

Eu fui diagnsticada com

Eu fui diagnsticada com glaucoma e gostaria de saber como conseguir o colirio Allergan,pois sei que é difícil encontrar,obrigada aguardo resposta,moro em Resende estado do Rio de Janeiro.

como faço para receber este

como faço para receber este colirio lumigam rc ?

minha mãe tem glaucoma e

minha mãe tem glaucoma e tratava com o colirio ganfort, porem recentemente o medico mudou o coilirio dela. o colirio tem um preço bem alto, por este motivo tenho o enteresse de repassa-lo, o produto está lacrado e tambem tenho a nota fiscal dele. não cosegui troca-lo na farmacia pois eles alegam que o prazo para troca ja excedeu. quem tiver interesse gentileza entrar em contato por email, juju-keke@hotmail.com.

Boa tarde, sou de

Boa tarde, sou de Criciuma-SC.
Faço uso do colirio Lumigan RC, como faço para receber este medicamento sem custo?

Abraços

Como faço para ter o colirio

Como faço para ter o colirio DUO TRAVATAN de graça, ou com algum tipo de desconto?
Moro em Alvorada/Rio GRande do Sul.

Obrigada pela atenção

Bom dia, Moro em Porto

Bom dia, Moro em Porto Seguro-ba. Levei meu amigo a semana passada ao oftalmologista para a constatação de Glaucoma. Falei com o médico sobre Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma e o mesmo falou que a prefeita não está pagando o médico responsável e com isso ele não sabia quando iria está disponível o acesso de atendimento grátis para meu amigo, onde o mesmo não tem condições financeiras para comprá os colírios e o médico falou que ele não pode ficar sem usar. Liguei para o setor responsável em porto seguro e ninguém atende. Gostaria de saber que providencia posso tomar para ajudá-lo a consegui estes colírios pelo programa.

Bom dia Meu nome é Francisca,

Bom dia Meu nome é Francisca, venho aqui humildimente pedir para que vocês estude minha situação e vejam o que poderm fazer por mim.
Tenho 59 anos de idade estou com Glaucoma e jÁ perdi 90 por cento da minha visão do olho direito e a médica mim passou este colirio XALACOM para usar o resto da minha vida, pra mim custa muito caro, queria muito que vocês mim dessem um desconto. Meu telefone para conta é (83) 88081801
meu nome e FRANCISCA DA CONCEIÇÃO SILVA
CPF:675.618.454-72
RG:1.228.028 SSP-PB
Minha residência é no sitio Olho d'Agua municipio de Pombal, Paraiba, más por motivo de saúde estou passando um Tempo com minha irmã em CAMPINA GRANDE-PB. NA RUA : MIGUEL SEABRA FAGUNDES, 79 - DINAMERICA
CEP: 58432-335
Nome da Medica: ROMA MEDEIROS DE ALMEIDA
CRM: 5174

Por que postam uma mensagem

Por que postam uma mensagem desta e deixam espaço para comentar/perguntar, se nao respondem as "Benditas perguntas?????"

Prezado Hélio, o espaço para

Prezado Hélio, o espaço para comentários é uma oportunidade de interação entre os leitores das matérias. Quanto às respostas, deixamos claro na página principal do site que as peguntas de cunho médico não são respondidas. Quanto as demais, serão respondidas pelos próprios leitores... infelizmente não temos pessoas disponíveis para responder as centenas de perguntas postadas no Vejam, às quais respondemos de acordo com as possibilidades. Agradecemos a visita!

faço uso dos colírios

faço uso dos colírios Ocupress e Betoptic ara GLAUCOMA nas duas vistas, moro na cidade do RJ, tenho 67 anos e não tenho condições p/compra destes medicamentos, como devo proceder p/receber pelo SUS?

Tenho glaucoma ja alguns anos

Tenho glaucoma ja alguns anos e agora faço udo de granfort, glaub e ocupress.Moro em taboão da Serra e gostar, sou aposentada e gostaria de saber como posso receber estas medicações do governo. Obrigada,

SOU DA CIDADE DE MONTES

SOU DA CIDADE DE MONTES CLAROS/MG....E GOSTARIA DE SABER SE AQUI EM MINAS TEM O COLÍRIO TRAVATAN GRATUITO....AGUARDO RESPOSTA...OBG.

GOSTARIA DE SABER SE CONSIGO

GOSTARIA DE SABER SE CONSIGO COMPRAR O COLIRIO GANFORT PARA A MINHA ESPOSA QUE FAZ USO CONSTANTE ;. ESTE MEDICAMENTO E MUITO CARO;
AGUARDO RESPOSTA
OBRIGADO
MAURO

Boa Tarde! Minha mãe faz

Boa Tarde!

Minha mãe faz tratamento de glaucoma pelo SUS porém não está recebendo o colírio. A única informação que a clínica passa é que está em falta.
Como proceder?

Esse colírio é muito caro.

Minha mãe mora no RJ, e ao

Minha mãe mora no RJ, e ao ligar p/ a Secretaria da Saúde, a atendente me disse q não estavam no momento autorizando as entregas dos mesmos. São poucos o estoque e me parece eles têm uma fila p/ se conseguir. Como o Governo faz uma Propaganda de gratuidade e não cumpri! Vou pessoalmente em abril/2015, p/ ver se consegue rei. Ē na rua do México, 128 centro - RJ. Isso ē uma vergonha em ter q se humilhar p/ se conseguir o direto, por "misseros" reais ao comparado c/ o q os políticos "tiram" de nós. Eu vou a luta!!!!

MINHA MÃE TEM GLACOMA E A

MINHA MÃE TEM GLACOMA E A MÉDICA RECEITOU O LUMIGAN RC DE 3 ML A RECEITA É DA POLICLINICA, QUERO SABER SE EU POSSO FAZER O CADASTRO DELA E QUAL O ENDEREÇO E SE PRECISA LEVAR OS DOCUMENTOS MEUS E DELA,OBRIGADA.

OLÁ BOA NOITE! GOSTARIA DE

OLÁ BOA NOITE!
GOSTARIA DE SABER COMO POSSO CADASTRAR MINHA MÃE, PARA RECEBER OS COLÍRIOS PARA GLAUCOMA, GRATUITAMENTE;
MORO EM IMPERATRIZ - MA, POIS ELA NÃO TEM CONDIÇÕES DE COMPRAR, OS COLÍRIOS, JÁ ENVIEI PERGUNTANDO E ATE O MOMENTO NÃO TIVE RESPOSTA

Boa tarde, Alguém pode me

Boa tarde,
Alguém pode me orientar, eu fui ao um projeto desse do governo não sei ( se é federal ou estadual) é conveniado com a prefeitura município, o colírio que ele fornece é diferente do que eu uso ( combigan ) eu disse a médica do programa que eu ia usar o medicamento que o meu o medico que me acompanha, aí ela (medica) disse só tinha aqueles para fornecer e se eu não usa-se eu seria cortado do programa, ai eu falei que tenho saber o opinião do meu medico ( o que me acompanha ) ai ela me cortou , e o medicamento que eu uso eu pego pela prefeitura por ordem judicial (TAC ), tem algum problema?

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
9 + 8 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6