TESTE

Faça o teste de visão on-line disponível em nosso site e confirme a sua acuidade visual com o seu oftalmologista.

Clique aqui e teste a sua visão on-line

Saiba mais sobre o glaucoma

Glaucoma - Prevenir é o melhor remédio

 Acuidade visual

Acuidade Visual (AV) é o grau de aptidão do olho, para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. Essa capacidade discriminatória é atributos dos cones (células fotossensíveis da retina), que são responsáveis pela Acuidade Visual, central, que compreende a visão de forma e a visão de cores.

Se os óculos tradicionais, lentes de contacto, ou implantes de lentes intra-oculares não lhe oferecem uma visão nítida, pode dizer que a sua acuidade visual, ou nível de visão é baixo. Não confunda esta condição com cegueira. As pessoas com baixas acuidades visuais ainda têm uma visão útil, que muitas vezes é melhorada com medidas adequadas.

Os tipos mais comuns são a redução da visão central, e da visão para a leitura. A baixa acuidade visual também pode resultar de um decréscimo da visão periférica, da perda da visão das cores, da incapacidade ou perda de aptidão do olho para se ajustar à luz, contraste, ou brilho.

O aparelho óptico do olho é muito complexo. Para uma boa visão, a luz tem de atravessar uma córnea não distorcida, um cristalino normal e o corpo vítreo, antes de atingir uma retina saudável, que está ligada ao cérebro pela via óptica. Na realidade, "vemos" com o nosso cérebro e não com os olhos. Para entender este conceito de visão, o melhor é imaginarmos o olho e o cérebro como um rádio, em que o olho é apenas a antena do rádio, que reúne as ondas de ar ou sinais de forma a que a eletrônica do rádio possa executar e tocar música, e em que a capacidade processadora de sinais do rádio é análoga à do nosso cérebro.

A visão pode ser dividida em visão central e periférica. A acuidade visual central é medida mostrando-se objetos de diferentes tamanhos a uma distância padrão do olho. Por exemplo, a familiar "Tabela de Snellen", é composta de uma série progressiva de fileiras menores de letras aleatórias usadas para medir a visão a distância.

Tabela de Snellen

O sistema padrão universal para avaliar a visão é o teste de Snellen. Este teste, que a maioria de nós conhecemos, consiste em ler linhas de letras cujo tamanho vai diminuindo e as quais estão penduradas a uma distância padronizada da pessoa a ser testada. Cada linha na tabela diz respeito a uma graduação que representa a acuidade visual.

Tabela de Snellen

Cada fileira é designada por um número, correspondente a distância na qual um olho normal é capaz de ler todas as letras da fileira. Por exemplo, as letras na fileira "40" são suficientemente grandes para que um olho normal veja na distância de 40 pés.

Por convenção, a visão pode ser medida ou na distância de 20 pés (6 metros), ou ainda mais perto, a 14 polegadas de distância. Para fins de diagnóstico, a distância da acuidade é o padrão para comparação, sendo sempre testado cada olho separadamente. A acuidade é marcada com dois números (por exemplo, "20/40"). O primeiro número representa a distância de teste em pés entre o quadro e o paciente, e o segundo representa a fileira menor das letras que o olho do paciente pode ler. 20/20 é uma visão normal; 20/60 indica que o olho do paciente pode apenas ler letras suficientemente grandes numa distância de 20 pés, o que um olho normal pode ler numa distância de 60 pés.

Tabela de Optotipos

Tabela de Snellen

Os quadros que contém numerais podem ser usados por pacientes não-familiarizados com o alfabeto. A tabela de optotipos é usada para testes com crianças menores ou quando houver uma barreira na linguagem. As figuras "E" são giradas aleatoriamente em quatro orientações diferentes ao longo do quadro. Para cada alvo, o paciente é perguntado para apontar na mesma direção das três "barras" do E. A maioria das crianças podem ser testadas dessa maneira por volta dos três anos e meio de idade.

A acuidade visual não corrigida é medida sem a ajuda de óculos ou lentes de contato. A acuidade visual corrigida significa que esses auxiliares foram utilizados. Uma vez que a distância da acuidade visual não corrigida pode ser baixa simplesmente devido a erro refrativo (isto é, foco), a acuidade visual corrigida é a mais relevante avaliação da saúde ocular.

Baixa acuidade visual

Um olho incapaz de ler qualquer letra é testado quanto a sua habilidade de contar dedos. Uma observação de que o paciente "CD a 1 m" indica que o olho era capaz de contar os dedos a não mais que 1 metro de distância.

Se contar os dedos não é possível, o olho poderá ser capaz de detectar um movimento da mão (MM ou visão dos movimentos da mão). O próximo nível da visão abaixo é a capacidade de identificar de onde vem a luz (PL ou projeção luminosa), e após a habilidade de percepção da luz (PL ou percepção luminosa).

Teste de visão on-line

Teste agora a sua acuidade visual. Clique AQUI e siga todas as instruções.

  • Ir para a próxima página (Campo visual)
  • Ir para o menu de navegação
  • Ir para a página anterior (Baixa visão)

Copyright 2007 VEJAM.COM.BR vejam@vejam.com.br

Desenvolvido por VIRTUAL E DIGITAL