Vitaminas que são boas para os olhos.

LUTEÍNA

A correlação entre a Luteína e a degeneração macular ainda está sendo investigada em uma série de estudos. Alguns estudos, no entanto, já mostram que o consumo de grandes quantidades de frutos e vegetais ricos em luteína reduz o risco da degeneração macular senil. A luteína também protege os olhos das lesões provocadas pelos raios solares.

Deve-se observar que na sociedade moderna (da comida pronta), é provável que o organismo não receba a quantidade adequada de luteína através da ingestão dos alimentos.

Boas fontes de luteína são:

  • Brócolis
  • Milho
  • Espinafre
  • Abóbora
  • Ervilhas
  • Vegetais de folha verde (crua)
  • Chicória (crua)

Riboflavina (Vitamina B2)

A riboflavina, também conhecida por vitamina B2, permite a produção de energia através da decomposição e utilização dos hidratos de carbono, proteínas e gorduras. A riboflavina é essencial para a atividade de várias enzimas que protegem os olhos e previnem a catarata.

Boas fontes de B2 (riboflavina) são:

  • Levedura de cerveja
  • Pão enriquecido
  • Leite
  • Feijão de soja
  • Vegetais verdes
  • Fígado
  • Amêndoas

Vitamina "A"

"A cenoura é boa para os olhos", certamente você já ouviu esta frase, aliás, corretíssima, pois as cenouras contêm betacaroteno que o nosso organismo converte em vitamina "A", essencial para o processo visual, particularmente para a visão noturna.

A deficiência de vitamina "A" pode originar alterações e doenças nos olhos. Os sintomas podem ser a secura da conjuntiva do olho, inchaço nas pálpebras e ulcerações na córnea. Quando não tratado, este quadro clínico pode resultar em cegueira.

Também se pensa que a deficiência de vitamina "A" desempenha um papel no desenvolvimento das cataratas, bem como na degeneração macular senil. A deficiência de vitamina "A" é sobretudo comum nos países em via de desenvolvimento, onde devido à alimentação deficiente, freqüentemente causa doenças nos olhos e cegueira.

Boas fontes de vitamina "A" são:

  • Tomate
  • Pimentão verde e vermelho
  • Espinafre
  • Fígado
  • Gema de ovo
  • Vegetais coloridos

Vitamina "E"

Tendo uma função antioxidante, esta vitamina protege a membrana celular ao neutralizar determinados subprodutos nocivos do metabolismo, os radicais livres. Estes compostos de oxigênio desempenham seu papel no desenvolvimento de várias doenças, tais como a catarata, a arteriosclerose e o câncer.

Ainda não está totalmente esclarecido se a deficiência de vitamina "E" também contribui para a degeneração macular senil. Atualmente isto é objeto de estudo, em vários trabalhos de pesquisa.

Estudos mostram que a vitamina "E" pode contribuir consideravelmente para a prevenção da catarata, o que foi comprovado em estudos com pessoas que consomem grandes quantidades de frutas e vegetais ricos em vitamina "E".

A vitamina "E" está presente nos seguintes alimentos:

  • Óleos vegetais
  • Gema de ovo
  • Germe de trigo
  • Gordura de leite
  • Vegetais de folha verde
  • Nozes

Vitamina "C"

Tal como a vitamina "E", a vitamina "C" também é um ótimo antioxidante e ajuda a prevenir a catarata. Quando ingerida em combinação com a vitamina "E", a vitamina "C" parece exercer sua eficiência máxima. Os efeitos da deficiência da vitamina "C" no desenvolvimento da degeneração macular senil estão sendo estudados. Outros estudos mostraram que a vitamina "C" reduz a pressão intra-ocular em doentes com glaucoma.

A dieta deficiente de vitamina "C" é rara hoje em dia e ocorre em último caso, em pessoas que não consomem quase nenhuma fruta ou vegetais.

Devemos observar que as necessidades vitamínicas dependem de fatores, tais como, a idade, o sexo, a estatura e o peso. Importante: Os fumantes devem levar em conta que as suas necessidades vitamínicas são geralmente mais elevadas.

A vitamina "C" está presente nos seguintes alimentos:

  • Frutas (especialmente as cítricas)
  • Tomate
  • Melão
  • Vegetais de folha verde
  • Couve crua