ALIMENTOS PREJUDICIAIS E ALIMENTOS FAVORÁVEIS AO GLAUCOMA

Um tema que constantemente atrai uma diversidade de dúvidas é a influência da alimentação no glaucoma. Entre os alimentos que são benéficos e os alimentos que são prejudiciais, pouco ainda se sabe sobre o relacionamento entre a dieta alimentar e o tratamento do glaucoma. Nesses meus trinta anos de convivência com a doença, já tive conhecimento da existência de muito mais alimentos que se apresentam prejudiciais do que de alimentos que possam ser favoráveis para pacientes glaucomatosos.

O vilão da dieta alimentar dos glaucomatosos, com certeza, é a cafeína, que é um composto químico estimulante encontrado em diversos alimentos do nosso dia-a-dia. O seu consumo excessivo pode causar diversos efeitos negativos em algumas pessoas, como irritabilidade, ansiedade, dor de cabeça e insônia. Além desses, um efeito bastante comum em alguns pacientes com glaucoma é o aumento de pressão intra-ocular. A PIO é o fator de risco mais importante do glaucoma, sendo um fator que exige bastante cuidado durante toda a vida de quem o tem. Nós glaucomatosos, convivemos constantemente com o controle da PIO, através de medicamentos e intervenções cirúrgicas que visam a diminuição de eventuais pressões altas nos olhos. Quem aqui, que está lendo este post, nunca pingou aquele colírio amarelo com contraste para depois ter o olho aproximado àquela luz azul do tonômetro de aplanação de Goldman para poder aferir a PIO? Pois é. Que bom seria que em cada aferida dessas, a PIO estivesse em suas medidas normais, não?

Se o paciente cujo olho está tendo a sua pressão aferida, consumiu excessivamente alimentos que possuem cafeína, há uma grande possibilidade dessa pressão estar alterada. A cafeína influencia diretamente na PIO, fazendo com que pacientes glaucomatosos ou com casos de glaucoma na família devam evitar o seu consumo abusivo.

A cafeína está mais presente no café, onde uma xícara média dessa bebida, que atrai grande simpatia dos brasileiros, possui 100 mg de cafeína. Eu, particularmente não sou um desses simpatizantes e certamente as minhas crises de PIO alta não foram causadas pelo café. No entanto, existem pessoas que, no trabalho por exemplo, se acomodam ao lado da cafeteira, consumindo mais café do que água durante o seu dia. Se um indivíduo desses for portador de glaucoma de ângulo aberto ou tem pré-disposição a ser, a sua PIO tem grande possibilidade de estar nos ares. Porém o café não é o único privilegiado. A cafeína está presente também no chá mate (aquela do chimarrão, tchê!), na coca-cola, guaraná e em alguns medicamentos.

Na comunidade “Eu tenho glaucoma” já vi várias pessoas com dúvidas, por terem ouvido falar da influência de determinados alimentos na PIO. Já indicaram que a PIO poderia ser alterada após o consumo de sal, condimentos, queijo cheddar, cerveja e outras bebidas alcoólicas e até de alimentos que alguns artigos indicam como favoráveis como o pimentão e o vinho. A verdade é que existe ainda muito desconhecimento científico relacionado à dieta alimentar e sua influência no glaucoma. Pelo sim e pelo não, o importante é tomar conhecimento das substâncias que mais podem aumentar a PIO, evitando o seu consumo excessivo, não sendo necessário bani-los de seus costumes alimentares. É preciso ter consciência que o que pode causar o aumento da PIO é o consumo excessivo. Portanto, o simples hábito de consumir esses alimentos com tolerância, lançando mão da temperança, que é uma das virtudes mais preciosas e que deve ser praticada em todas as esferas de nossas vidas, já nos livra dessas más influências e, ao mesmo tempo, não nos impede de gozar de alguns prazeres alimentares eventualmente.

Um fator preponderante é o de que uma pessoa que tem glaucoma possui olhos predispostos a mais danos. E os danos relacionados ao glaucoma são direcionados principalmente para o nervo óptico, cuja nutrição deve ser a mais saudável possível para evitar a potencialização desses danos irreversíveis. A deficiência de vitaminas e proteínas podem ser prejudiciais ao nervo óptico, causando a diminuição de campo visual do paciente glaucomatoso. Pessoas que tem hábitos alimentares pobres em consumo desses nutrientes podem estar mais susceptíveis à potencialização de danos causados pelo glaucoma. Ao mesmo tempo, pacientes obesos têm uma predisposição de piora do glaucoma, por possuírem um mecanismo biológico que as fazem lidar inadequadamente com os alimentos e consequentemente afetam o olho, assim como o faz com outras partes do corpo.

A má nutrição do nervo pode se apresentar por exemplo, através da deficiência de vitamina B, causando danos consideráveis. O que não quer dizer que tomar grandes doses desta vitamina seja uma atitude saudável. Na verdade, não é recomendável, visto que o consumo excessivo de quase todos os nutrientes causa doenças.

Alguns autores têm sugerido que o consumo de cenoura, pimentão e vitaminas B e C são benéficos aos portadores de glaucoma. Outros autores e médicos renomados defendem o uso do gingco biloba e do extrato de mirtilo, apesar de ressaltarem que ainda não exista nenhuma comprovação científica.

Diante das informações que nos são disponibilizadas, podemos concluir que devemos, acima de tudo, manter uma vida saudável, através de uma alimentação balanceada que seja recomendável para qualquer indivíduo, independente de ser glaucomatoso ou não. Cada um tem que saber o que é melhor para si próprio, de acordo com o seu problema de visão. Pode ser que certos alimentos não causem nenhuma influência em sua PIO ou em seu nervo óptico e pode ser, que o consumo mínimo de um alimento possa influenciar. Tais indicações só podem ser avaliadas através de uma interação coerente e constante entre o paciente e o seu médico, para que sejam conhecidas as suas alterações na visão.

Para algumas pessoas, o melhor pode ser podar todos esses alimentos indicados como prejudiciais. Para outros, tais indicações significam a tomada de maiores cuidados, através do consumo moderado, não abrindo mão de prazeres alimentares e de demais prazeres relacionados ao seu estilo de vida. Este último aspecto também possui indicações de hábitos que são prejudiciais, como os relacionados a exercícios físicos, uso de gravatas apertadas, consumo excessivo de água etc. Hábitos estes que merecem um tópico a parte aqui no blog, o qual publicarei em breve.

Posts relacionados:

Posts relacionados:

O GLAUCOMA E A SUA RELAÇÃO COM A PRESSÃO ARTERIAL

O ESTILO DE VIDA DE QUEM CONVIVE COM O GLAUCOMA

Artigo sobre as vitaminas: http://www.vejam.com.br/as-vitaminas-e-os-olhos

Comentários

Olá, estou preocupado pois

Olá, estou preocupado pois fui a 2 especialistas fazer exame do fundo do olho e tirar a pressão. Aí em ambas as consultas meus olhos estavam com a pressão 11. Daí no exame do fundo de olho, um especialista disse que estava tudo normal e o outro especialista disse que viu uma pequena escavação no meu olho direito e que era devido ao estrabismo que tenho e que eu não me preocupasse porque isso era normal. Segundo ele essa era uma escavação fisiológica. Porém fico preocupado porque se a escavação aumentar gera glaucoma e ele disse que não aumentaria. O primeiro especialista não falou em escavação nenhuma, disse que tava tudo normal, ambos os médicos falaram que está tudo bem. Agora eu nao sei se fico tranquilo ou procuro um terceiro especialista. Só sei que dentro de 6 meses volto a me consultar de certeza. Pois vou ao oftalmologista a cada 6 meses.

Boa tarde! descobri que estou

Boa tarde!
descobri que estou com glaucoma há uns 4 meses. Meu caso é um pouco complicado por que fiz cirurgia de miupia ,fazem 10 anos.
O medico que me diagnosticou como glaucoma, disse que eu não poderia ter feito essa cirurgia por ter glaucoma. Mas na época eu não tinha.
Sinto dores fortes no olho esquerdo e já notei que o uso de telefone celular e computadores me deixam com o olho irritado.
O medico me receitou um colírio chamado travatan.
Fico nervosa so de colocar o colírio. Não doi mas fico tensa e derrama a metade sobre meu rosto.
resultado ; estou cheia de manchas, olho vermelho e não tenho melhorado nada.
O medico disse que ficarei bem em 3 meses de uso e so depois me receitará óculos ou cirurgia.
Mas não estou acreditando.
E tenho notado que piora quando estou nervosa.
Parei de usar o colírio há uma semana. Loucura, não sei.
Quero voltar ao medico e tentar explicar a situação, troca de colírio.
Meu s olhos melhoraram o vermelho e as manhas no rosto estão desaparecendo.

tenho um histórico de

tenho um histórico de glaucoma na famlia, porem já faço uso de colírio , maleato de timolol e tartarato de brimonidina mp entanto ao acordar estou com os olhos muito irritado .

ola ! bom meu marido tem a

ola ! bom meu marido tem a doenca e aeles ja fez vario procedimentos cirurgicos , bom oque aconteceu agora foi o almento de pressao ocular ele sente muita dor mas ja vem se medicando , estamos sofrendo muito com isso pois pode se desencadear um glaucoma

estou usando o colirio

estou usando o colirio maleato timolol e estou sentindo a cabeça girar como labirintite, eu antes do uso não tinha nada ,e agora de um mes para cá começei a sentir a cabeça girar a noite quando levanto, eu li a bula e nela fala que pode causar isto, alguem sabe me dizer se aconteceu isto com alguem devido o uso do colirio?

Eu uso mas nunca tive isso

Eu uso mas nunca tive isso acho que deve procurar um especialista

tenho 45 anos e há a uns 5

tenho 45 anos e há a uns 5 descobri glaucoma
gosto muito de atividades fisicas: caminhar, correr, nado 3 x por semana e 3 x por semana academia com musculação...nada muito pesado.
minha dúvida: será que essas atividades podem prejudicar.
faço uso do colirio xalatan. comecei a usar oculos agora para "vista cansada"

Olá. Vi seu comentário e

Olá.
Vi seu comentário e gostaria de ajudar, passei hoje na médica e ela comentou sobre exercício que um glaucomatoso não pode fazer, pois tenho glaucoma.
Ela me informou que não pode fazer academia, mas pode fazer caminhada, andar de bicicleta desde que não se esforçe muito.
Evite comer fritura e comidas gordurosas, o colesterol alto prejudica a absorção dos remédios.

O meu oftalmo ainda não me

O meu oftalmo ainda não me diagnosticou glaucoma, mas minha pressão esta alta, nossa adora malhar,tomar agua,to frita,e verdade mesmo que exercício físico aumenta e pressão ocular? Por favor diga que não!

Beleza! ainda não havia

Beleza! ainda não havia encontrado tantas possibilidades de tratar glaucoma. Que coisa, hem! Por causa da minha apresentar glaucoma e catarata e já perdeu um lado da visão por causa de glaucoma. Que Deus abençôe o trabalho de informação da equipe que ajuda em problemas tão sérios.Obrigada pelas informações de todo o grupo.

Ouvi falar que colírio de

Ouvi falar que colírio de romã madura é excelente para glaucoma e catarata.
Você extrai o suco das sementes, coa, coloca em um vidro esterilizado e aplica uma gota nos olhos por dia. Diz que previne os danos e trata o que ja danificou no olho alem de tirar a dor.
Não custa experimentar. Aplica em um dos olhos e vê o resultado.
Espero ter ajudado.

olá pessoal eu estava a

olá pessoal eu estava a procura de uma melhor reposta, eu estou deseperada,

minha maé tem glacoma desde os seus 30 anos, já perdeu a visáo premeiro de um olho depois afetou o outro, foi operada mais já era tarde ela náo deu a dieta foi fazer limpeza de casa e pegou um virus nos olhos pedeu a visaó por conpleta, agora ela esta com apresáo do olho muito alta e muito vermelho com gota de sangue no branco do olho eu moro fora do brasil minha familia e muito pobre, eu náo sei oque fazer para tirar esta inflamacáo dos olhos dela e baixar esta presáo ela usa o colirio Azopt mais penso que usa a muito tempo náo faz mais efeito, por favor se tem um aftmo, por favor entre me ajude pelo amor de deus, ela foi operada em sáo paulo colocaram no olho uma lente penso que esta lente emflamou o olho eu náo seu oque pensar só quero ajuda, pois náo quero ver minha maé sofrer náo conseguer domir, meu e-mail edytrabalholivre@gmail.com obrigado,

Olá, tenho 24 anos e convivo

Olá, tenho 24 anos e convivo com o Glaucoma desde bebê, aos 5 meses de vida fiz uma cirurgia nos dois olhos pq n enxergava. e desde então venho tratando. Tenho usado diariamente há mais ou menos 9 anos, o colírio timolol (manhã e noite), há mais ou menos 2 anos o Lumigan (noite), e mesmo assim a PIO tá muito elevada, o nervo óptico está atingido... Tenho dores no olho esquerdo principalmente, e dores de cabeças. Meu oftalmologista me solicitou alguns exames pra verificar a causa do aumento da pressão mesmo com o uso dos colírios, estou aguardando os resultados, e gostaria de saber se corro o risco de perder a visão, mesmo fazendo o tratamento, e se a situação é irreversível?

bom dia, sou mae de um bb com

bom dia, sou mae de um bb com glaucoma e vi sua postagem aqui se possivel gostaria de conversar com vc pois nao sei oq meu b sente, dor, irritacao ele eh bem nervoso

Pessoal abri um grupo no

Pessoal abri um grupo no face, cujo título é EU TENHO GLAUCOMA. Entra lá e vamos dialogar sobre esse tema.
obs.: Eu tenho também glaucoma.

Gostei desta sua posição de

Gostei desta sua posição de abrir um diálogo
com todos que têm glaucoma.

o uso diarimente de bebidas

o uso diarimente de bebidas alcolicas podem cortar o efeito do colirio para pressao alta nos olhos?

Nao. Pois os colirios sao

Nao. Pois os colirios sao apenas dilatadores.

Olá Bom Dia, Eu me chamo

Olá Bom
Dia, Eu me chamo vitória e procurei por paginas igual a essa E essa foi a a unica que achei para saber oque eu tenhos meu Olho,
Eu tenho uma bolinha Que minha irmã e meu tio Estão achando que e por da sol mais eu procurei fotos pra saber se e igual o meu e vi que era igual mais não sei direio oque e a bolinha dentro do meu olho e por fora muito enchado se você não saber não tem problema eu esou muito procupada mais me falarão que se pingar leite nela e ficar passando a mã no olha indo pro lado e pro outro a bolinha vai indo pro lado e sai do olha meu olho está quase fechando esse e meu fim se vc sabe me deixe uma mesagem por favor preciso muito obg.

eu já tive um cisto no olho e

eu já tive um cisto no olho e parece muito com a descrição que você esta fazendo. Procure um oftalmologista e veja com certeza o que é.

Descobri a 6 meses que minha

Descobri a 6 meses que minha PIO está elevada e pingo colirio LUMIGAN todos os dias. A PIO normalizou. Porém tenho algumas restrições alimentares que desequilibram meu organismo, como produtos com lactose e chocolate. Café já bani da minha vida, coca-cola também. A minha PIO voltou a subir, novamente e estava com dor de cabeça no dia e algumas lesões nos pés causadas por ingestão de lactose (um bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro...huummm), realmente estou muito desconfiada que esses alimentos tem influenciado na minha PIO alta.

Sou cabeleireira e trab o

Sou cabeleireira e trab o tempo todo com quimica e calor de secador, chapinha e etc. são prejudiciais aos pacientes com glaucoma, como eu...obg

Oi meu filho tem glaucoma

Oi meu filho tem glaucoma congênito e usa o colírio ganfort. Ele já operou 3 vezes. Ele ta cm 5 anos agora e e mto esperto! Eu sofri mto no começo.!!!!! Quero pergunta o q eu posso fazer pra ajudar meu filho????

bom dia Meu filho também

bom dia Meu filho também nasceu com glaucoma , hoje ele tem 18 anos e cursa direito faço tratamento alternativo também como homeopatia , toma ginkobiloba e õmega 3. Força ai e tudo saíra bem Beijos!

Gostaria de saber qual a

Gostaria de saber qual a homeopatia que você usa. Obrigada.

Ola bom dia,eu fui

Ola bom dia,eu fui diagnosticada ha 5 anos, com degeneração da macula,não fiz tratamento nenhum, já os médicos que vou cada um fala diferente, mas dizem que não tenho nada a fazer, mas , tem pessoas que fazem tratamentos .cada ano que passa a minha vista piora , sempre que acordo de manhã está vermelho os meus olhos, vivo usado colírios, e sinto como tivesse algo no ôlho, gostaria de saber se tem um tratamento para não piorar minha vista, tenho 62 anos. Obrigada.

Minha mãe sempre que gripada

Minha mãe sempre que gripada pega penamonia e sempre que toma antibiótico os olhos ficom vermelhos e inchados será que o antibiótico está afetando a glaucoma dela ? o que fazer?

Ola tenho 28 anos e descobrie

Ola tenho 28 anos e descobrie que tenho glaucoma a 10 anos nascie com glaucoma (glaucoma congenito) ja perdie os nervos oticos finos faço uso de timolol e lumigan. nao e facil vou ao oftomologista de dois em dois meses pois a pressao do smeu olhos sao temosa. pois vcs que estao descobrindo agora se cuida pois esta doença e seria me trato aqui em goiania com um dotor que se chama miled ele e especialista em glaucoma ele e um anjo que caiu na minha vida.

Oi gostaria de saber em qual

Oi gostaria de saber em qual clinica esse doutor trabalha o Miled,aqui em goiania pois meu pai tem glaucoma,e a gnt ta desesperado procurando um bom. Medico.obrigado

Tenho glaucoma so no olho

Tenho glaucoma so no olho direito e fica sempre em 30-35 a pressao. Adquiri de uma inflamaçao no olho produzida por virus. Mal acompanhada pelo oftamo redundou em agravamento geral. Resultado, perdi a visao e sou dependente de COMBIGAN pro resto da vida.
Notei o seguinte desses colirios:
- SONO
- Afeta o sistema nervoso, memoria, da mal estar, dexa a vista vermelha mas se nao usar fica pior. dai sim da dor de cabeça.
- Aconselhado usar Combigan para pressao e MAXIDEX para tirar o vermelho e mal estar.
- To a uns 3 anos usando isso. Um horror. Descobri que tomando torsilax minha visao melhorou muito, tira mal estar o vermelho e fico muito bem. dai tiro o Maxidex. Tomo meio comprimido por dia.
- Outros colirios de pressao nao me adaptei: azopt, cosopt...deixam a vista muito irritada. Esse combigan é o menos pior.

Nossa, sua história é bem

Nossa, sua história é bem parecida com a minha. Descobri que tenho glaucoma no olho esquerdo há 3 anos. Quando encontrei minha atual oftalmologista já era tarde, meu nervo óptico já havia atrofiado totalmente. Isso demorou menos de um ano. Já usei todos os colírios que vc citou e tbm uso o combigan.
Não sabia desse remédio que diminui a vermelhidão do olho, que me incomoda muito. Vou perguntar pra minha oftalmo.

Boa noite, descobri que tenho

Boa noite, descobri que tenho glaucoma sem pressão alterada, como descobri a pouquíssimo tempo, estou absolutamente sem grandes informações, tive bem pouca perda, pouquíssima na verdade, vocês sabem indicar um bom oftalmo em São Paulo,para que eu possa fazer uma nova avaliação ? Obrigada

Olá, boa noite, descobrir

Olá, boa noite, descobrir desde de novembro de 2014 que tenho glaucoma, e rapidamente iniciei o tratamento, faço o uso de colírio lumigan, gostaria de saber que tipo de medicação poderá trazer malefício para a saúde dos meus olhos.

quero pergentuntar eu tenho

quero pergentuntar eu tenho glaucoma faz uns dois meses que descobri
sentia muita dor nos olhos. foi conseguência do do tableti ficava muito tempo na tela fui ao medico ele mediu a prassão do meu olho. um tava 22 eo outro tava 28 então
ele passou um colirio azorga e comecei a usar mais com pouco dias senti que estava
me prejudicando meu olho doia demais então fui ao aftomologista ele ele me disse que o colirio tinhaa baixado pressão do meu olho,então ele passou outro colirio
meleato de timolol só esse colorio eu estou sentindo umas reações desagradaveis
tonturas, palpitaçães,e me sinto que tá mexendo com meu sistema nervoso quero saber devo continuar a usar o colirio tenho que ao meu aftomologista!!! bjs

Olá. Sou portadora de

Olá. Sou portadora de glaucoma ha dez anos. E genetico descobri com 30 anos. Usei varios colírios e o pior foi o maleato de timolol pois deu muita reação como bronquite. Há dois anos uso o travatan, ele da menos reacao e diminiu a pressão.

Olá, Tenho a PIO elevada e

Olá,

Tenho a PIO elevada e por isso já fiz o teste com diversos colírios, acompanhado por um oftalmologista, claro. Entre os colírios que usei estão:

- Drusolol: efeitos colaterais péssimos. Arde demais tanto na hora da aplicação quanto depois. Tudo que entra em contato com o olho faz ele arder mesmo horas depois;

- Glaub: Funciona muito bem e não arde, mas com efeito colateral penoso. Causa muita sonolência e dores de cabeça;

- Presmin: Não arde e não causou efeito colateral. Seria o mais indicado não fosse o efeito passar muito rápido. Mesmo assim ainda avalio sua utilização;

- Alphagan: Foi o primeiro que utilizei. Muito parecido com o Glaub, só que mais fraco. Devido ao pouco sucesso com os outros colírios, voltarei a testá-lo e em breve posto aqui minha opinião oficial.

Meu médico descartou por enquanto uma cirurgia de correção. Mas no próximo ano pretendo fazer a tal cirurgia e me livrar desse mal!

Olá, descobri recentemente

Olá, descobri recentemente que tenho glaucoma. O médico me receitou travoprosta, porém na bula diz que o colírio pode mudar a cor dos olhos, aumentando a pigmentação castanha. Estou recioso de começar a usar, pois meus olhos são castanhos esverdeados, e não gostaria de perder o esverdeado deles. Alguém que usa esses colírios há mais tempo pode me dizer quais os efeitos colaterais REAIS que tiveram?

Mas tu é mesmo um Zé Ruela!

Mas tu é mesmo um Zé Ruela! Preocupadinho com a bela cor esverdeada dos seus lindos olhinhos!
Como disseram aqui "você pode ficar cego, de olhos verdes, jumento". Como pode ser lido aqui nos relatos, todos os colírios têm algum efeito colateral. - Comecei com "Timolol" e no momento faço uso do "Presmim". Não tive nenhum efeito colateral no uso desses dois colírios. Mas já vão trocar para "Azorga", e espero não sofrer com ele também. - Portanto "Coxinha", a escolha é sua: cego com os olhos verdes ou enxergando com os olhos castanhos.

Faço uso do Travatan ha 10

Faço uso do Travatan ha 10 anos r ..continuo com os olhos verdes. O Travatan faz parte da fórmula do Travaprost. É um ótimo colírio, nao pare! Boa sorte.

9

TA DE SACANAGEM, SEM

TA DE SACANAGEM, SEM TRATAMENTO APROPRIADO VOCÊ PODE FICAR CEGO JUMENTO!!!! OU VOCÊ QUE FICAR CEGUINHO COM OLHOS ESVERDEADOS!!
HA VAIDADE FILHA DA P%$##@!!!!

Olá colega, eu também

Olá colega,
eu também recentemente descobri que estou com glaucoma, e o meu oftalmo é um médico muito bem conceituado e me receitou o colírio azopt está sendo muito bom, não tenho nenhuma reação. Pergunta pro seu oftalmo se vc pode ou não usar esse colírio? Pra mim deu certo uso esse e também outro colírio lacrifilm.

Consumo execessivo de água?

Consumo execessivo de água? Está desestimulando o consumo de água ou eu entendi errado?

Não é desestimular o consumo

Não é desestimular o consumo de água. É mostrar que tudo que é consumido em ''excesso'' é prejudicial. Se você tomar 2 a 3 litros de água por dia é o suficiente, mas em quantidades moderadas ao longo do dia. por exemplo: não tomar desesperadamente 2 copos grandes cheios de água, principalmente se não estiver com sede. Engerir líquidos excessivamente aumenta a pressão intraocular.

gostaeia de saber soubre a

gostaeia de saber soubre a operaçao de graucromo o que benifisia,quem tem grucroma.

Severino meu amigo, vc quer

Severino meu amigo, vc quer saber sobre graucromo ou grucoma , decida-se !!

É cirurgia um pouco

É cirurgia um pouco arriscada. So para casos extremos.

ola eu gostaria de saber se

ola eu gostaria de saber se existe algun beneficio pra quem tem claucoma
eu tenho glaucoma nu olho dereito so tenho vinte por cento de visao nesse olho trabalha ja tadificil sou automor .obg

COMO É? QUER DIZER QUE SE EU

COMO É? QUER DIZER QUE SE EU BEBER MUITA ÁGUA ESTAREI AUMENTANDO A PRESSÃO DO OLHO? LOGO EU QUE ADORO BEBER ÁGUA TOD HORA.. O QUE FAÇO?
MEU MÉDICO ME RECEITOU MALEATO DE TIMOLOL E TRAVATAN 0,4. SÓ QUE AS VEZES EU USO O TIMOLOL.. O QUE PODE ACONTECER SE EU FICAR USANDO SÓ O TIMOLOL 0,5 ?

ME RESPONDAMMM

Ola Eu tenho 22 anos e desde

Ola
Eu tenho 22 anos e desde o meu primeiro ano de vida eu nao tenho a visão direito, pois sofri um acidente quando pequeno ainda com apenas 1 ano de idade eu me soltei de minha mae e corri pra uma
piscina em faze de construçao e cai dentro dela e acertei a cabeça num vergalhao que entro um pouco acima da bola do olho, e por tanto segundo medicos minha visao foi afetada nesse ponto. Segundo medicos da UniCamp eu sofro de atrofia nervo óptico.
Me avisao que para esse problema nao à uma cura ainda, mas gostaria de saber que tipos de cuidado ou tratamento eu poderia fazer talvez, porque sinto muita vontade de poder ver com ambos olhos. Por mais que os medicos me falaram que tenho 130% de visao na Esquerda (acha isso possivel, ter passado
alguns % da visao direita para esquerda?) admito que eu enxergo muito bem com a vista esquerda.

Aguardo respostas ou alguns conselhos (risos) Obrigado. =)

É possível sim... Pois desde

É possível sim... Pois desde os 4 anos de idade que perdi a visão do olho direito e fazendo testes no olho esquerdo, o médico me disse que enxergo 120% com ele...e realmente enxergo muito bem mesmo.

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
6 + 2 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6