ALIMENTOS PREJUDICIAIS E ALIMENTOS FAVORÁVEIS AO GLAUCOMA

Um tema que constantemente atrai uma diversidade de dúvidas é a influência da alimentação no glaucoma. Entre os alimentos que são benéficos e os alimentos que são prejudiciais, pouco ainda se sabe sobre o relacionamento entre a dieta alimentar e o tratamento do glaucoma. Nesses meus trinta anos de convivência com a doença, já tive conhecimento da existência de muito mais alimentos que se apresentam prejudiciais do que de alimentos que possam ser favoráveis para pacientes glaucomatosos.

O vilão da dieta alimentar dos glaucomatosos, com certeza, é a cafeína, que é um composto químico estimulante encontrado em diversos alimentos do nosso dia-a-dia. O seu consumo excessivo pode causar diversos efeitos negativos em algumas pessoas, como irritabilidade, ansiedade, dor de cabeça e insônia. Além desses, um efeito bastante comum em alguns pacientes com glaucoma é o aumento de pressão intra-ocular. A PIO é o fator de risco mais importante do glaucoma, sendo um fator que exige bastante cuidado durante toda a vida de quem o tem. Nós glaucomatosos, convivemos constantemente com o controle da PIO, através de medicamentos e intervenções cirúrgicas que visam a diminuição de eventuais pressões altas nos olhos. Quem aqui, que está lendo este post, nunca pingou aquele colírio amarelo com contraste para depois ter o olho aproximado àquela luz azul do tonômetro de aplanação de Goldman para poder aferir a PIO? Pois é. Que bom seria que em cada aferida dessas, a PIO estivesse em suas medidas normais, não?

Se o paciente cujo olho está tendo a sua pressão aferida, consumiu excessivamente alimentos que possuem cafeína, há uma grande possibilidade dessa pressão estar alterada. A cafeína influencia diretamente na PIO, fazendo com que pacientes glaucomatosos ou com casos de glaucoma na família devam evitar o seu consumo abusivo.

A cafeína está mais presente no café, onde uma xícara média dessa bebida, que atrai grande simpatia dos brasileiros, possui 100 mg de cafeína. Eu, particularmente não sou um desses simpatizantes e certamente as minhas crises de PIO alta não foram causadas pelo café. No entanto, existem pessoas que, no trabalho por exemplo, se acomodam ao lado da cafeteira, consumindo mais café do que água durante o seu dia. Se um indivíduo desses for portador de glaucoma de ângulo aberto ou tem pré-disposição a ser, a sua PIO tem grande possibilidade de estar nos ares. Porém o café não é o único privilegiado. A cafeína está presente também no chá mate (aquela do chimarrão, tchê!), na coca-cola, guaraná e em alguns medicamentos.

Na comunidade “Eu tenho glaucoma” já vi várias pessoas com dúvidas, por terem ouvido falar da influência de determinados alimentos na PIO. Já indicaram que a PIO poderia ser alterada após o consumo de sal, condimentos, queijo cheddar, cerveja e outras bebidas alcoólicas e até de alimentos que alguns artigos indicam como favoráveis como o pimentão e o vinho. A verdade é que existe ainda muito desconhecimento científico relacionado à dieta alimentar e sua influência no glaucoma. Pelo sim e pelo não, o importante é tomar conhecimento das substâncias que mais podem aumentar a PIO, evitando o seu consumo excessivo, não sendo necessário bani-los de seus costumes alimentares. É preciso ter consciência que o que pode causar o aumento da PIO é o consumo excessivo. Portanto, o simples hábito de consumir esses alimentos com tolerância, lançando mão da temperança, que é uma das virtudes mais preciosas e que deve ser praticada em todas as esferas de nossas vidas, já nos livra dessas más influências e, ao mesmo tempo, não nos impede de gozar de alguns prazeres alimentares eventualmente.

Um fator preponderante é o de que uma pessoa que tem glaucoma possui olhos predispostos a mais danos. E os danos relacionados ao glaucoma são direcionados principalmente para o nervo óptico, cuja nutrição deve ser a mais saudável possível para evitar a potencialização desses danos irreversíveis. A deficiência de vitaminas e proteínas podem ser prejudiciais ao nervo óptico, causando a diminuição de campo visual do paciente glaucomatoso. Pessoas que tem hábitos alimentares pobres em consumo desses nutrientes podem estar mais susceptíveis à potencialização de danos causados pelo glaucoma. Ao mesmo tempo, pacientes obesos têm uma predisposição de piora do glaucoma, por possuírem um mecanismo biológico que as fazem lidar inadequadamente com os alimentos e consequentemente afetam o olho, assim como o faz com outras partes do corpo.

A má nutrição do nervo pode se apresentar por exemplo, através da deficiência de vitamina B, causando danos consideráveis. O que não quer dizer que tomar grandes doses desta vitamina seja uma atitude saudável. Na verdade, não é recomendável, visto que o consumo excessivo de quase todos os nutrientes causa doenças.

Alguns autores têm sugerido que o consumo de cenoura, pimentão e vitaminas B e C são benéficos aos portadores de glaucoma. Outros autores e médicos renomados defendem o uso do gingco biloba e do extrato de mirtilo, apesar de ressaltarem que ainda não exista nenhuma comprovação científica.

Diante das informações que nos são disponibilizadas, podemos concluir que devemos, acima de tudo, manter uma vida saudável, através de uma alimentação balanceada que seja recomendável para qualquer indivíduo, independente de ser glaucomatoso ou não. Cada um tem que saber o que é melhor para si próprio, de acordo com o seu problema de visão. Pode ser que certos alimentos não causem nenhuma influência em sua PIO ou em seu nervo óptico e pode ser, que o consumo mínimo de um alimento possa influenciar. Tais indicações só podem ser avaliadas através de uma interação coerente e constante entre o paciente e o seu médico, para que sejam conhecidas as suas alterações na visão.

Para algumas pessoas, o melhor pode ser podar todos esses alimentos indicados como prejudiciais. Para outros, tais indicações significam a tomada de maiores cuidados, através do consumo moderado, não abrindo mão de prazeres alimentares e de demais prazeres relacionados ao seu estilo de vida. Este último aspecto também possui indicações de hábitos que são prejudiciais, como os relacionados a exercícios físicos, uso de gravatas apertadas, consumo excessivo de água etc. Hábitos estes que merecem um tópico a parte aqui no blog, o qual publicarei em breve.

Posts relacionados:

Posts relacionados:

O GLAUCOMA E A SUA RELAÇÃO COM A PRESSÃO ARTERIAL

O ESTILO DE VIDA DE QUEM CONVIVE COM O GLAUCOMA

Artigo sobre as vitaminas: http://www.vejam.com.br/as-vitaminas-e-os-olhos

Comentários

Consumo execessivo de água?

Consumo execessivo de água? Está desestimulando o consumo de água ou eu entendi errado?

gostaeia de saber soubre a

gostaeia de saber soubre a operaçao de graucromo o que benifisia,quem tem grucroma.

ola eu gostaria de saber se

ola eu gostaria de saber se existe algun beneficio pra quem tem claucoma
eu tenho glaucoma nu olho dereito so tenho vinte por cento de visao nesse olho trabalha ja tadificil sou automor .obg

COMO É? QUER DIZER QUE SE EU

COMO É? QUER DIZER QUE SE EU BEBER MUITA ÁGUA ESTAREI AUMENTANDO A PRESSÃO DO OLHO? LOGO EU QUE ADORO BEBER ÁGUA TOD HORA.. O QUE FAÇO?
MEU MÉDICO ME RECEITOU MALEATO DE TIMOLOL E TRAVATAN 0,4. SÓ QUE AS VEZES EU USO O TIMOLOL.. O QUE PODE ACONTECER SE EU FICAR USANDO SÓ O TIMOLOL 0,5 ?

ME RESPONDAMMM

Ola Eu tenho 22 anos e desde

Ola
Eu tenho 22 anos e desde o meu primeiro ano de vida eu nao tenho a visão direito, pois sofri um acidente quando pequeno ainda com apenas 1 ano de idade eu me soltei de minha mae e corri pra uma
piscina em faze de construçao e cai dentro dela e acertei a cabeça num vergalhao que entro um pouco acima da bola do olho, e por tanto segundo medicos minha visao foi afetada nesse ponto. Segundo medicos da UniCamp eu sofro de atrofia nervo óptico.
Me avisao que para esse problema nao à uma cura ainda, mas gostaria de saber que tipos de cuidado ou tratamento eu poderia fazer talvez, porque sinto muita vontade de poder ver com ambos olhos. Por mais que os medicos me falaram que tenho 130% de visao na Esquerda (acha isso possivel, ter passado
alguns % da visao direita para esquerda?) admito que eu enxergo muito bem com a vista esquerda.

Aguardo respostas ou alguns conselhos (risos) Obrigado. =)

Olá, gostaria de saber se

Olá, gostaria de saber se tintura de cabelos prejudica ou agrava o glaucoma

Olá, gostaria de saber se

Olá, gostaria de saber se tintura de cabelo prejudica ou agrava o glaucoma.

eu tenho glaucoma, que

eu tenho glaucoma, que anticoncepcional, devo usar?

Só seu ginecologista pode

Só seu ginecologista pode responder.... informa a ele sobre seu glaucoma e colírios que usa...

outra pergunta: é comum quem

outra pergunta: é comum quem tem glaucoma ficar sempre com o olho vermelho? meu pai as vezes se esquece de usar o colírio na hora,passa as vezes 15 minutos,isso pode ocasionar o olho vermelho? a poeira e sol prejudicam os olhos neste caso,digo o excesso,claro.

É comum sim.... olho vermelho

É comum sim.... olho vermelho é efeito colateral dos colírios e atrasar quinze minutos não deve influenciar.... bom comentar com o oftalmo pra ele passar um lubrificante que ajuda a melhorar.... quanto ao sol em excesso deve ajudar a piorar.... mais um motivo pra usar um lubrificante prescrito pelo oftalmo.... abs

Olá.o site é muito bom mesmo.

Olá.o site é muito bom mesmo. Meu pai tem glaucoma e não enxerga mais de um olho,porém disseram a ele que comer macaxeira fal mal,é verdade? Eu acredito que não,mas meu pai é um homem muito ignorante,não muito aberto para o conhecimento. Ele se trata e já fez cirúrgias,mas esta com este receio. obrigado e aguardo resposta.

Não tem nada a ver....

Não tem nada a ver.... macaxeira, aimpim, mandioca.... nada disso influenciará no glaucoma. Pelo menos nada há provado....

eu tenho bulemia e anorexia o

eu tenho bulemia e anorexia o que eu façoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo?

oi pessoal estou com uma

oi pessoal estou com uma duvida cruel meu irmão e minha mãe tem glaucoma e um amigo disse que cenoura e beterraba podem fazer mal a pessoas que tem essa doença alguém me ajude por favor ????

Lú... ignorância das brabas

Lú... ignorância das brabas de seu amigo. Nada tem de prejudicial ao glaucoma na cenoura nem na beterraba, muito pelo contrário... abs, Jean

olá tbem tenho glaucoma à 4

olá tbem tenho glaucoma à 4 anos,uso colirio maleato de timolol 0,5,tenho muita fé em Deus e vou ao oftalmo de 6e em 6 meses e graças à Deus o glaucoma esta estacionado.....vamos ter fé em Deus ele tudo pode abasta crer.abraços a todos

Fui ao oftalmo a 1 ano atrás

Fui ao oftalmo a 1 ano atrás e ela me alarmou com um possível glaucoma, consultando outros médicos, após disseram que não me preocupasse.
Após um ano inclusive de uso de lente, estou percebendo uma mudanca muito brusca, pois minha visao piorou muito, procurei outra médica e não alertei sobre o que havia ocorrido anteriormente sobre o Glaucoma, e ela ao verificar a pressão ocular, novamente me advertiu que sou uma forte candidata a Glaucoma. Estou aqui lendo tudo que posso a respeito. O que noto que isso tudo começou a me incomodar mais depois do inicio do uso das lentes, cada vez que volto ao oftalmo, em 6 meses, por exemplo da ultima vez passou de 2,75 para 3,25. O que faço?

boa noite a todos, depois de

boa noite a todos, depois de ler alguns comentarios quero dizer só pra quem acredita em Deus e no seu Milagre eu fui curado em um culto a Deus depois de uma oraça feita para todos que estava no culto e o irmao que estava orando começou a falar de muitas enfermidades ai quando ele mencionou sobreo que tinha glaucoma eu tomei posse e depois de ser escravo desta enfermidade por 8 anos o TODO PODEROSO me curouuuuuuuuu aleluia eita gloria meus queridos creia e no momento certo viva o seu milagre se quizer se comunicar pelo msn comigo para saber mais do milagre e onde aconteceu esta ai meu msn joval2015@hotmail.com fiquem na paz

Muito bom o texto e os

Muito bom o texto e os depoimentos...
Meu pai tem glaucoma há muitos anos, já perdeu uma visão e a outra está bem comprometida.
Gostaria de saber quais os alimentos que ajudariam na prevenção da doença. Gostaria de saber sobre o excesso de água (não entendi). Além dos colirios existe alguma outra forma de prevenção, como hábitos ou higienização.

Olha, eu procuro comer

Olha, eu procuro comer cenoura, bastante, ou tomar vitamina A, evitar comida com sal ou salgada, bebo café só de vez em quando, por causa da cafeina,
nunca tomo muito liquido de uma vez, muito líquido em pouco tempo pode causar aumento da PIO. Tem até um exame em que se toma muitos copos de água e se mede a pressão.
evite musculação, muito esforço físico, correr e medicamentos contra indicados.

Descobrir que tenho

Descobrir que tenho glucoma,estou em tratamento a uns tres anos.Sou um pouco desligada fico ate tres dias sem usar o colírio.Irei fazer agora um exame a laizer para desentupir uma veia em meus olhos,o colirio que uso se chama Lumigan ,engraçado não tenho medo nem um de nada.Não entendo poís um médico disse que tenho glaucoma,outro diz que não tenho nada por isso fico em dúvida.

vá num terceiro, lumigam é

vá num terceiro, lumigam é colíqio para pessoas com glaucoma.

cuide-se porque glaucoma pode

cuide-se porque glaucoma pode causar cegueira. Minha tia perdeu completamente a visão. É uma doença silenciosa. Tenha muito cuidado, porque qualquer pequena perda de visão agora vai somar-se a outros acidentes de PIO elevada que podem fazer com que sua acuidade visual diminua muito..

Não consigo mais ter paz

Não consigo mais ter paz depois que descobrir que tenho glaucoma. Meus objetivos, meus sonhos, já não tem mais sentido. Não tenho filhos e decidir que não os terei (não quero q eles passem pelo o que estou passando). Me sinto no meio de uma tempestade.

Olá querida..Acessei este

Olá querida..Acessei este site hoje por curiosiadade e me deparei com sua frustração...Escute bem, tenho glaucoma a mais de 10 anos, faço tratamento e nem por isso deixei de ter meus filhos. Tenho duas crianças lindas e saudaveis. Levei os dois no medico e ele me disse que os dois enxergam muito bem. É bem verdade que não posso descuidar, mais isso não é motivo para que vc deixe seus sonhos para tras. Hoje sou enfermeira, faço cones trufados nas horas vagas e tento me cuidar usando meus colirios. Tenha força e fé em DEUS, e acima de tudo, não desanime, não deixe de sonhar, mais principalmente não deixe de lutar pelos sonhos que vc tem. Quqer coisas me coloco à sua disposição... Bjos.

bom dia: tenho

bom dia:

tenho 50 anos, tenho glaucoma desde os 40 anos. porque eu quando me lavanto meu olho esta embassado, sendo que pingo colirio regularmente.
obrigado

Gostaria de saber se tem

Gostaria de saber se tem alguém que tem glaucoma como eu, pois fiz cirurgia a laser e a minha pressão que era 34 no olho direito e 33 no esquerdo diminuiu para 24 e 27 respectivamente, meus olhos são vermelhos intensamente, uso azopt de manhã e à tarde, alphagan Z pela manhã e à tarde e duo-travatan somente à noite. Essa pressão está assim há três anos e os exames de campo visual e outros não alteram-se.

Olá, tenho 13 anos de idade e

Olá, tenho 13 anos de idade e 5 por cento de visão em um olho e nada no outro, convivo com o glaucoma há uns 5 anos, seu post tirou muitas dúvidas .
Obrigado!
E a Luta Cotinua!!!! rsrsrsrsrsrs

Oi! Tenho 32 anos, e há

Oi! Tenho 32 anos, e há descobri que tenho glaucoma. Durante uma consulta de rotima a oftalmologista percebeu que a pressão estava um pouco alta nos dois olhos. Solicitou exames de parquimetria e campo visual. Verificou que não tive nenhuma perda visual na época e também nos exames realizados recentemente. Faço uso do colirio Travatan (1 gota toda noite) Graças a Deus a Pressão estase mantendo em 11 e 12. A Médica disse que se eu seguir o tratamento corretamente e com a ajudas das novas descobertas e avanços para o tratamento da doença posso levar uma vida normal, mas quando estiver velhinha posso precisar de cirurgia se os colirios eos recursos se esgotarem.
Tem alterações de muito Otimismo e Medo.
A vida me pregou uma peça, desde dos 15 anos minha miopia estabizou em 2 graus. Nunca tive problemas de saúde. Tinha uma saúde de " ferro". Nunca tive catapora, sarampo, pneumonia. Nunca fiquei internada. Nem cólica menstrual eu tenho. Fui surpreendida por está doença terrível! Aprendi que sou humana, de carne e osso!

Gostaria de saber se as pesquisas com células tronco já avançaram para descoberta de novos tratamentos para o glaucoma? O que podemos esperar ?

Ei Dedéia, há quanto tempo

Ei Dedéia, há quanto tempo descobriu que tem glaucoma? Você teve perda no campo visual. Também descobri que tenho glaucoma mas agora terei que fazer uma cirurgia.
Bjos.

Boa sorte

Ola .... Meu namorado tem

Ola .... Meu namorado tem glaucoma secundario e catarata ele só tem 19 anos, o medico falo que nemun colirio abaixa a pressaõ do olho dele e o melhor é fazer uma cirurgia ,mais ate marcar o dia da cirurgia o medico deu um colirio chamado COSOPT mais quando ele passa fica mais vermelho, o que ele faiz passa um dia sim e o outro naõ isso faiz mal.........

tem de usar todos os

tem de usar todos os dias,
caso ele faça musculação, fale pra parar.

Boa tarde uso colirios para

Boa tarde uso colirios para glaucoma, já usei todos que existem receitados pelo médico lógico, e todos me dão reações alérgicas, ficam muito vermelhos e me sinto muito mal com as reações. Com alguém acontece isso também, gostaria de saber como lidam... abraços

já usei uns que eram muito

já usei uns que eram muito terriveis, o xalatam, por exemplo, tente mudar se te causa muito mal, mas nunca fique sem, proponha uma troca ao seu oftalmo.

boa tarde, eu tbm uso

boa tarde, eu tbm uso colirios 4 por sinal, eu tenho 26 anos e sofro porque tbm sinto reacoes.. sinto fadiga e muito sono, as veses se eu nao deitar e perigoso eu desmair por causa do efito do remedio... mas sei q o remedio e pro meu proprio bem...... o importante e ter fé beijosssssssss

Os olhos vermelhos é efeito

Os olhos vermelhos é efeito colateral constante e normal... tenta usar um lubrificante a base de gel q ajuda muoto. Pede receita seu oftalmo.

Ola galera, venho por meio

Ola galera, venho por meio deste compartinlar minhas esperiencias o Glaucoma é terrivel...
Quando eu tinha 4 anos de idade comecei a usar oculos para correção de Hipermetropia, Com os meus 17 a 18 anos comprei uma lente de contato, a qual nuca me adaptei... e voltei aos oculos.
Já entre os 20 e 21 anos descobri q não enchergava normal da vista esquerda, e sempre eu setava sentindo muita dor nos olhos na cabeça tonteira e muito enjou, mesmo assim pensei que fosse enchaqueca, quando de fato voltei as minhas consulta periodica na oftalma descobri que ja tinha perdido a vista esquerda e o olho direito tambem ja estava comprometido decorrente ao silencioso glaucoma...
Hoje tenho 28 anos sou branco e convivo com graucoma, essa doença que é orrivel, e a moral da historia é que sempre que vocês forem ao oftalmologista, independente da idade e da cor, sempre exigem o exame que mede a pressão ocular, pois no meu caso quando descobriu a doença ja estava em um quadro irreverssivel... Tudo isso por conta de uma tradição que o glaucoma só é suscetível em crianças quando desde nascença ou em pessoas negras mesmo assim apos os 40, isto sim é um mito...
Desde mim a minha doutora medi a pressão de todas as crianças que se consulta com ela, e mais atraves de mim se descobriu que 3 dos meus 4 irmãos tem glaucoma, todos infanto juvenil, explique isso seu doutor?
Lembre-se medir a pressão é um direito de todos. não espere a idade, pode ser tarde de mais...

O que piora o glaucoma, na

O que piora o glaucoma, na noite seguinte, é:
Cerveja, Vinho, cafeína, e excesso de água.
Os exercícios aeróbicos melhoram o glaucoma. Os que pioram na mesma hora, são os exercícios de cabeça mais baixa que o corpo, e os exercícios em que se "prende a respiração" para um esforço intenso, chamado de "manobra de valsalva".
Evitando estes pioradores, geralmente os colírios dão conta de manter a visão por muitos anos.
Dr. Leonardo Izecksohn.
www.izecksohn.com/leonardo .

Gostei de seu comentário, Dr.

Gostei de seu comentário, Dr. Leonardo, eu estava achando que por ter sido dentista por quase 30 anos, o resultado do meu problema fosse devido à minha profissão, abraços, Lenice

Eu achava que o colírio era,

Eu achava que o colírio era, por se só,um controlador de pressão do olho.

O colírio controla a pressão,

O colírio controla a pressão, evita a destruição do nervo ótico e consequentemente garante a visão por mais tempo.

ola,hoje 20/09/10 descobri

ola,hoje 20/09/10 descobri que tenho glaucoma ,ainda não sei em quanto esta a minha PIO mas.,estou com muito medo,será que de qualquer jeito mesmo me tratando com colirios ,vou ficar cega???
por favor alguem me ajude!!!

Fique tranquila q glaucoma

Fique tranquila q glaucoma não é sinônimo de cegueira não. Siga o tratamento à risca e vá regularmente ao seu oftalmo para manter a PIO controlada.

oi eu tenho uma filha que tem

oi eu tenho uma filha que tem glaucoma, ja fez 15 cirurgia agora seu nervo optico esta compremetido, mais ela ainda enxerga um pouco, gostaria de saber tem outro tipo de cirurgia que abaixe a pressão dela,pois els tem dois tubo no olho direito, o esquerdo ela perdeu, ja não sei nem o quer fazer mais

Fabiana, não tem outra coisa

Fabiana, não tem outra coisa a fazer, só tem uma cirurgia, mas eu já fiz um agulhamento, que recupera cirurgias antigas, deu certo no meu caso,

no mais, procure seguir as sugestões dadas pelo texto,

Fabiana, como ela já

Fabiana, como ela já implantou tubos, creio que deve estar sendo acompanhada por um especialista em glaucoma. Sei q realmente as vezes ficamos de mãos atadas, mas tenha fé em Deus e sempre tire dúvidas com o oftalmo dela q deve ser uma pessoa q lhes passe toda confiança necessária. Grande abraço, Jean.

Desde outubro de 2009

Desde outubro de 2009 descobri que tenho glaucoma. A primeira vez que fui ao oftalmologista a PIO do olho direito estava em 42 e a do olho esquerdo em 41. De acordo com o exame de campo visual, o olho direito está mais comprometido. Estou em uso do travatan, azopt e maleato de timolol, mas mesmo assim a PIO do olho direito ainda está em 28. O médico então me receitou o Diamox, para tomar. Estou usando, mas os efeitos colaterais são bastante fortes.
Gostaria de saber se esse comprimido resolve mesmo e se pode ser usado por longo período de tempo. Também gostaria de saber, se mesmo a PIO estiver estabilizada, o glaucoma pode evoluir.

Antônio Carlos, o diamox é um

Antônio Carlos, o diamox é um medicamento que os médicos utilizam pra adiar a cirurgia por mais algum tempo. Realmente tem uns efeitos colaterais chatos, apesar de suportáveis por um bom tempo a depender de cada paciente. Conheço pessoas que o usam por anos, enquanto outras não conseguem ficam nem por pouco meses. Por isso, enquanto o tiver tomando, vá regularmente ao oftalmo e procure tb um urologista pra acompanhá-lo, por conta dos efeitos q ele pode causar nos rins. Ah, procure ao seu oftalmo tb sobre algumas vitaminas q possa ser importante vc repor, já q o diamox tb os tira de nosso organismo. Grande abraço, Jean

Tenha FÉ ... "Busquei ao

Tenha FÉ ...

"Busquei ao Senhor, e Ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores" (Sl. 34:4)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Escreva o resultado da operação matemática abaixo para prosseguir:
7 + 2 =
Escreva o resultado da soma... ex. 4 + 2 = 6